Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Cartão-Postal

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 10.01.2018
As origens do cartão-postal remontam ao século X, com os cartões de felicitações enviados pelos chineses. No ocidente, esse costume difundiu-se a partir da década de 1450, na região do Alto Reno. O cartão-postal, tal como o conhecemos hoje, foi inventado pelo prof. Emmanuel Hermann e lançado em 1º de outubro de 1869 na Áustria, sendo reservado a...

Texto

Abrir módulo

Definição

As origens do cartão-postal remontam ao século X, com os cartões de felicitações enviados pelos chineses. No ocidente, esse costume difundiu-se a partir da década de 1450, na região do Alto Reno. O cartão-postal, tal como o conhecemos hoje, foi inventado pelo prof. Emmanuel Hermann e lançado em 1º de outubro de 1869 na Áustria, sendo reservado apenas às mensagens escritas. O sucesso foi tal que, antes do final do ano, haviam sido vendidos mais de 1. 400. 000 correspondez karten!

Foi no ano seguinte, contudo, que surgiu a primeira série de postais ilustrados, com temas militares, concebida pelo francês Léon Besnardeau para atender aos numerosos soldados acantonados na região da Bretanha. Existe contudo uma certa controvérsia a respeito do pioneirismo de Besnardeau, mas é certo que o postal ilustrado transformou-se num modismo mundial na virada do século, sendo apropriado para fins criativos pelos fotógrafos a partir da década de 1960, em virtude de sua versatilidade, autonomia econômica e política e grande poder de penetração.

 

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: