Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Espacialismo

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 06.02.2015
Movimento artístico criado em Milão, Itália, pelo artista argentino Lucio Fontana (1899-1968). O processo inicial do movimento se dá com a publicação do Manifesto Branco, em Buenos Aires, no ano de 1946. Nele, Lucio Fontana e outros artistas, redatores do manifesto, defendiam a união de arte e ciência em torno de um mesmo objetivo, o de projetar...

Texto

Abrir módulo

Definição
Movimento artístico criado em Milão, Itália, pelo artista argentino Lucio Fontana (1899-1968). O processo inicial do movimento se dá com a publicação do Manifesto Branco, em Buenos Aires, no ano de 1946. Nele, Lucio Fontana e outros artistas, redatores do manifesto, defendiam a união de arte e ciência em torno de um mesmo objetivo, o de projetar cores e formas num espaço real, utilizando técnicas atuais como luz néon e a televisão, ao mesmo tempo em que negava o espaço ilusório criado na pintura tradicional. Em 1947, o artista apresenta a obra inaugural do movimento - uma sala pintada de preto - chamando-a Ambiente Espacial Negro, e reafirma as idéias do manifesto publicado no ano anterior com a publicação do Manifesto Técnico do Espacialismo, que exalta a importância do espaço real, existente além da tela e da escultura, e o uso da ciência e da tecnologia na transformação plástica desse ambiente.

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo
  • CHILVERS, Ian (org.). Dicionário Oxford de arte. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
  • FONTANA, Lucio. Lucio Fontana: a ótica do invisível. Texto Paulo Herkenhoff, Murilo Mendes, Hélio Oiticica, Pier Luigi Tazzi. Milano: Charta, 2001.
  • MARCONDES, Luiz Fernando. Dicionário de Termos Artísticos. Rio de Janeiro: Rio, 1998.
  • OSBORNE, Harold. Guía del arte del siglo XX. Tradução Jesús Fernández Zulaica, Mario Hernández, Consuelo Luca de Tena, Aurelio Martínez Benito, Fabiola Salcedo, Angeles Toajas, Pablo Valero. Madri: Alianza, 1990.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: