Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Manipulação Fotográfica

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 01.03.2017
Num sentido amplo e criativo, essa expressão designa toda e qualquer interferência técnica ou criptográfica efetuada pelo fotógrafo com finalidades expressivas. Essa expressão aplica-se, portanto, a uma vasta gama de procedimentos, que podem ser adotados de modo independente ou conjugado. Por exemplo: tanto o uso de filtros de efeito no momento ...

Texto

Abrir módulo

Definição

Num sentido amplo e criativo, essa expressão designa toda e qualquer interferência técnica ou criptográfica efetuada pelo fotógrafo com finalidades expressivas. Essa expressão aplica-se, portanto, a uma vasta gama de procedimentos, que podem ser adotados de modo independente ou conjugado. Por exemplo: tanto o uso de filtros de efeito no momento de tomada da fotografia, quanto o posterior sanduíche ou fusão de duas ou mais imagens para produzir uma terceira, ou os procedimentos laboratoriais, como a solarização, o alto ou baixo contraste e as veladuras intencionais podem ser igualmente considerados como manipulação fotográfica. O ato de colorir, cortar, praticar incisões ou colagens numa ampliação fotográfica bem como modificar manualmente as formas de uma fotografia Polaroid também se enquadram na mesma categoria.

Com o surgimento das novas tecnologias, o espectro dos procedimentos que podem ser enquadrados nesta definição aumentou - e não cessa de aumentar - de forma considerável.
Num sentido mais restrito, circunscrito à esfera jornalística, a noção de manipulação adquiriu uma conotação negativa, aplicada a um tratamento tendencioso da notícia com o propósito de apresentar uma versão falsa, distorcida ou parcial do fato focalizado. Valendo precisar que o termo manipulação aplica-se, neste sentido, tanto às fotografias quanto aos textos.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: