Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Naturalismo

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 13.04.2020
Reprodução fotográfica Rômulo Fialdini

Rua de Túnis, 1874
Georg Grimm
Óleo sobre madeira
25,00 cm x 35,00 cm

A expressão d`après nature designa toda obra de arte calcada ou mesmo copiada diretamente da natureza. Por extensão, o naturalismo pode ser definido como "a doutrina estética que busca inspiração direta na natureza e a reproduz com fidelidade. Não implica, porém, em cópia fiel da natureza, mas a sua interpretação através da sensibilidade do arti...

Texto

Abrir módulo

Definição

A expressão d`après nature designa toda obra de arte calcada ou mesmo copiada diretamente da natureza. Por extensão, o naturalismo pode ser definido como "a doutrina estética que busca inspiração direta na natureza e a reproduz com fidelidade. Não implica, porém, em cópia fiel da natureza, mas a sua interpretação através da sensibilidade do artista". Não se deve, também, confundi-lo com realismo. Este se opõe tanto ao naturalismo quanto ao neoclassicismo, sendo a representação artística das coisas da natureza tais como se apresentam na realidade, em oposição ao idealismo que se esforça por apresentá-las como as concebe o espírito ou a imaginação. Com alguma freqüência, sobretudo na Itália, o termo naturalismo tem um significado próximo ao de verismo. No Brasil, os principais naturalistas reuniram-se em torno de Grimm, o qual era, no entanto, mais um realista. Artistas mais destacados: Zeferino da Costa, Castagneto, Baptista da Costa, Telles Jr. , Pedro Weingartner, Pinto Bandeira, Delfim da Câmara, Garcia y Vasques, Hipólito Caron, Alfredo Andersen.

Frederico Morais

MORAIS, Frederico. Panorama das artes plásticas séculos XIX e XX. Apresentação Ernest Mange. 2. ed. rev. São Paulo: Itaú Cultural, 1991.

Obras 14

Abrir módulo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Paisagem

Óleo sobre tela

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: