Sobre a Enciclopédia Itaú Cultural

A Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira é uma obra de referência virtual que reúne informações sobre artes visuais, literatura, teatro, cinema, dança e música produzidos no Brasil. Um trabalho que está em contínua ampliação e atualização.

Aqui, o leitor tem acesso a um conteúdo multimídia sobre a Arte e a Cultura no país. Biografias, análises de obras, informações sobre termos e conceitos empregados no universo da arte, histórico de grupos e movimentos artísticos são, entre outros, temas dos verbetes presentes na Enciclopédia. Por meio de recursos que facilitam a busca, a navegação e o cruzamento das informações, disponibiliza gratuitamente ao público, de forma abrangente e dinâmica, o conteúdo das bases de dados do Itaú Cultural.

Histórico

Publicada na internet em abril de 2001, a primeira versão da Enciclopédia Itaú Cultural era dedicada exclusivamente às artes visuais e continha à época, mais de 3 mil verbetes, criados com base nas informações reunidas nos bancos de dados do Instituto.

Inaugurado em 1989, o Banco de Dados colocou à disposição do público informações obtidas a partir de ações de pesquisa, coleta e tratamento e informatização de dados sobre a pintura no Brasil. O acesso era realizado na sede do instituto e em outras instituições da cidade de São Paulo e do interior do Estado. Essas bases eletrônicas representavam um avanço tecnológico, pois – numa época anterior à popularização da internet – permitiam a consulta a um grande repertório de informações.

Herdeira desse trabalho, a Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais teve como objetivo articular esse acervo de dados, de modo a ampliar o acesso e atender uma diversidade maior de público. A escolha do modelo enciclopédico, disponível de forma gratuita na internet, foi determinante para que o projeto se concretizasse em toda a sua potencialidade, pois favorecia o tratamento das informações de maneira relacionada, integrando conhecimentos e estabelecendo possibilidades de leitura de diferentes perfis de público.

A partir de 2004, norteados pelo desejo do Itaú Cultural de ampliar sua atuação do campo das artes e da cultura no Brasil, iniciou-se a formulação de novas enciclopédias nas seguintes áreas de expressão: teatro, publicada em 2004; arte e tecnologia e literatura, ambas lançadas em 2007; e cinema, dança e música, em 2014.

Em 2009, teve início o processo de criação da atual Enciclopédia que integra, neste site, o conteúdo das Enciclopédias anteriormente publicadas em sites próprios.

Para garantir a uniformidade na coleta desses dados e a coerência do material produzido em cada área de expressão, foram estabelecidos critérios comuns para a inclusão e seleção dos verbetes e foi criado um vocabulário controlado que orienta a indexação e a ordem de apresentação dos verbetes.

A Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira está em constante expansão e atualização e permite a busca, navegação e relacionamento de um grande número de informações sobre artes visuais, arte e tecnologia, teatro, literatura, música, dança e cinema.

Orientação geral da obra

A Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira está organizada em verbetes classificados nas seguintes categorias: pessoas, grupos, obras, eventos, instituições, termos e conceitos. Essa classificação facilita a navegação do leitor, mas não restringe a pesquisa que pode ser feita abertamente no campo de busca.

A criação dos verbetes orienta-se pelos seguintes critérios:

Pessoas

Verbetes biográficos são incluídos, entre outros, artistas, atores, cineastas, colecionadores, críticos, dançarinos, editores, encenadores, escritores, músicos e teóricos de origem brasileira e estrangeiros que atuaram e atuam no Brasil, ou tenham produção sobre o país (brasiliana) de relevância histórica e artística.

Grupos

Agremiações, grupos, que marcam a história da arte brasileira e que contextualizam e facilitam a compreensão de uma visão mais ampla do panorama das artes e da cultura no Brasil.

Obras

Pinturas, esculturas, revistas, manifestos, projetos arquitetônicos e/ou urbanísticos, livros, músicas, discos, filmes etc. que exemplificam a trajetória dos artistas, grupos e instituições.

Instituições

Instituições de destaque no processo de criação, ensino e divulgação da arte e da cultura e na preservação da memória artística nacional.

Eventos

Espetáculos, exposições, salões etc. ocorridos no Brasil ou no exterior, com participação de artistas brasileiros, do século XIX até a atualidade.

Termos e Conceitos

Definições sobre escolas/movimentos, gêneros/tendências, equipamentos/técnicas e conceitos artísticos que, elaboradas de forma concisa, em linguagem simples, possibilitam melhor entendimento dos termos e conceitos comumente utilizados nos textos sobre arte.

Condições e Termos de Uso

Todo o conteúdo da Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras é protegido pelas Leis do Direito Autoral, não sendo permitida sua reprodução, republicação, divulgação, transmissão, retransmissão ou distribuição e exploração comercial, no todo ou em parte, sem o consentimento expresso por escrito do titular dos direitos autorais.

O Itaú Cultural não poderá fornecer autorização para uso das fotografias e demais imagens, dos vídeos e arquivos de áudio que integram esta Enciclopédia.

Os verbetes da Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras são de titularidade do Itaú Cultural, e questionamentos sobre a possibilidade de utilização deverão ser dirigidos a enciclopedia@itaucultural.org.br.

Destaques

João das Neves

Comprometido com uma dramaturgia engajada na transformação da sociedade, João das Neves foi homenageado na 26ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural, em 2015. Conheça mais sobre o artista e sua obra!

Cada Voz

Conheça a série que apresenta, através de um olhar próximo e sensível, artistas que integram a Enciclopédia Itaú Cultural. Nesta semana, o ator e diretor Lee Taylor é entrevistado pelo fotógrafo Marcus Leoni.

Espaço do Professor

"Plásticas Sonoras: A Obra de Walter Smetak" convida os estudantes a conhecer a obra deste músico e, a partir de objetos cotidianos, criar uma instalação sonora. Veja como utilizar a Enciclopédia em sala de aula e acesse este e outros roteiros na seção Espaço do Professor.