Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Sobre a enciclopédia

Política Editorial

Última atualização: 14.07.2021

Sobre a Enciclopédia

Abrir módulo

Publicada na internet em abril de 2001, a primeira versão da Enciclopédia Itaú Cultural era dedicada exclusivamente às artes visuais e continha, à época, mais de 3 mil verbetes, criados com base nas informações reunidas nos bancos de dados do Instituto Itaú Cultural, que foi a primeira instituição da cidade de São Paulo a digitalizar uma imagem: Apóstolo São Paulo (1869), de autoria de Almeida Júnior.

Inaugurado em 1989, o Banco de Dados colocou à disposição do público informações obtidas a partir de ações de pesquisa, coleta e tratamento e informatização de dados sobre a pintura no Brasil. O acesso era realizado na sede do Instituto e em outras instituições da cidade de São Paulo e do interior do estado. Essas bases eletrônicas representavam um avanço tecnológico, pois – numa época anterior à popularização da internet – permitiam a consulta a um grande repertório de informações.

Herdeira desse trabalho, a Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais teve como objetivo articular esse acervo de dados, de modo a ampliar o acesso e atender uma diversidade maior de público. A escolha do modelo enciclopédico, disponível de forma gratuita na internet, foi determinante para que o projeto se concretizasse em toda a sua potencialidade, pois favorecia o tratamento das informações de maneira relacionada, integrando conhecimentos e estabelecendo possibilidades de leitura de diferentes perfis de público.

A partir de 2004, norteados pelo desejo do Itaú Cultural de ampliar sua atuação no campo das artes e da cultura no Brasil, iniciou-se a formulação de novas enciclopédias nas seguintes áreas de expressão: teatro, publicada em 2004; arte e tecnologia e literatura, ambas lançadas em 2007; e cinema, dança e música, em 2014.

Em 2009, teve início o processo de criação da atual Enciclopédia, que integra, neste site, o conteúdo das Enciclopédias anteriormente publicadas em sites próprios.

Para garantir a uniformidade na coleta desses dados e a coerência do material produzido em cada área de expressão, foram estabelecidos critérios comuns para a inclusão e seleção dos verbetes e foi criado um vocabulário controlado que orienta a indexação e a ordem de apresentação dos verbetes.

A Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira está em constante expansão e atualização e permite a busca, a navegação e o relacionamento de um grande número de informações sobre artes visuais, arte e tecnologia, teatro, literatura, música, dança e cinema.

Política Editorial da Enciclopédia

Abrir módulo

A Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira é uma obra de referência virtual que reúne e divulga informações sobre os contextos e agentes de criação, circulação, conservação, promoção e análise da arte no Brasil, destacando os indivíduos, grupos e instituições envolvidos nesses processos, os acontecimentos e obras que deles resultam e os conceitos que transmitem. O registro e a divulgação dessas informações consideram sua relação com a construção de conhecimentos, tradições e identidades brasileiras, a fim de contemplar a diversidade e a pluralidade das manifestações artísticas do país e das experiências culturais a elas vinculadas.

A Enciclopédia busca constituir-se como uma fonte acessível e confiável de conhecimento sobre arte e cultura brasileira. Para isso, sua produção se fundamenta primordialmente em fontes de pesquisa que possam ser consultadas pelo público, para confronto e verificação de informações, priorizando os autores e as instituições que tenham o maior vínculo, interesse, conhecimento e experiência em relação ao assunto que se pretende discutir. A Enciclopédia também investe na constante revisão e atualização de seu conteúdo – e do modo de apresentá-lo – e na avaliação crítica, múltipla e colaborativa do que será publicado, com o objetivo de ampliar qualitativamente a capacidade de atendimento aos diversos perfis de público.

Os artigos enciclopédicos neste site são produtos de uma construção coletiva, atribuída aos “Editores da Enciclopédia”. Eles foram escritos, editados, revisados e atualizados, total ou parcialmente, por consultores e especialistas internos e externos durante os mais de 20 anos da Enciclopédia.

Constituem conteúdos da Enciclopédia personalidades e manifestações artísticas que tenham reconhecimento público, mapeado por especialistas e analisado pela equipe da Enciclopédia Itaú Cultural, responsável por definir os critérios de inclusão.

Esses conteúdos são veiculados pelos seguintes tipos de publicação: Verbetes e Planos de Aulas do Espaço do Professor.

Estrutura dos Verbetes

Abrir módulo

O verbete, unidade básica da obra de referência, é composto de:

Artigo enciclopédico

O artigo enciclopédico é um texto que contém descrições, análises e narrativas sobre o verbete consultado. Tem um caráter objetivo e informativo. As informações nele contidas são apresentadas de modo analítico e objetivo. Sua função primordial é apresentar-se como ponto inicial ou referencial de pesquisa, ou seja, uma porta de entrada para o conteúdo investigado.

Imagens

As imagens disponíveis na Enciclopédia são consideradas de referência visual sobre determinado artista, obra ou espetáculo. São, também, um recurso para que o leitor possa expandir o entendimento das informações contidas no artigo enciclopédico. Dentro de um verbete biográfico, por exemplo, as imagens pretendem dar um panorama da produção do artista sem o propósito de ser um catálogo visual completo. O mapeamento realizado pela equipe de pesquisa da Enciclopédia procura, sempre que possível, identificar os autores das imagens e os acervos aos quais elas pertencem.

Mídias - Conteúdo Audiovisual

A Enciclopédia disponibiliza conteúdos audiovisuais próprios – como a série Cada Voz, que apresenta depoimentos de artistas em primeira pessoa –, e produzidos para outros projetos que dialogam diretamente com o conteúdo da Enciclopédia – como o programa Encontros de Interrogação, que discute a produção literária brasileira.

Eventos e Espetáculos

Nas áreas de Artes Visuais e Artes Cênicas, a Enciclopédia disponibiliza uma base de dados sobre exposições e espetáculos ocorridos no Brasil ou no exterior, com participação de artistas brasileiros, do século XIX até a atualidade.

Outras Informações

Esta seção indica outros nomes pelos quais a entidade é conhecida, suas habilidades (associadas ou não às áreas de expressão indicadas no verbete), relações relevantes com outras entidades, entre outras informações.

Integram os verbetes, também, as Fontes de Pesquisa consultadas para criação do verbete, os links externos e, quando for o caso, a Ficha Técnica.

Classificação de Verbetes

Abrir módulo

Os verbetes são classificados nas seguintes categorias:

Pessoas

Verbetes biográficos contemplam profissionais de origem brasileira e estrangeira que atuaram e atuam no Brasil, ou tenham produção de relevância histórica e artística sobre o país. São mapeados desde os profissionais já consagrados por sua grande relevância e reconhecimento de âmbito nacional e internacional até os destaques jovens e promissores, com importância regional ou em processo de amadurecimento, que se impõem em contextos específicos e localizados. Colecionadores, críticos e curadores são referenciados pela importância de suas atividades para o meio cultural brasileiro e pelo debate que suscitam, pela influência de sua produção, de suas coleções e de seus papéis como incentivadores das artes no país.

Obras

Verbetes sobre obras de autores brasileiros e estrangeiros que atuaram e atuam no Brasil, ou tenham produção de relevância histórica e artística sobre o país. Contemplam obras de maior importância, do ponto de vista histórico, em termos de originalidade, produção, recepção, representatividade relativa a gênero, movimento, temática, conexões com outras áreas de expressão e autor, que sejam capazes de exemplificar a trajetória do artista e que tenham uma contribuição estética de destaque, atestada pela fortuna crítica, pela historiografia, pelo reconhecimento público e por premiações. São contempladas, ainda, obras que são significativas pela presença de uma performance extraordinária do autor ou outra personalidade envolvida em sua produção.

Grupos

Verbetes sobre grupos, coletividades, agremiações de origem brasileira e estrangeira que atuaram ou atuam no Brasil, ou tenham produção de relevância histórica e artística sobre o país, para a compreensão de uma visão mais ampla do panorama das artes e da cultura no Brasil. São contemplados atualmente grupos que atuam com artes visuais, arte e tecnologia, dança, música e teatro.

Instituições

Verbetes sobre instituições de origem brasileira e estrangeira que atuaram ou atuam no Brasil e se destacam no processo de criação, ensino e divulgação da arte e da cultura e na preservação da memória e do patrimônio artístico nacional.

Eventos

Verbetes sobre espetáculos (estreias), exposições, salões etc. ocorridos no Brasil ou no exterior, com participação de artistas brasileiros, do século XIX até a atualidade. Não são cadastrados eventos multiculturais, programação de cinema, shows, oficinas, cursos e workshops.

Termos e Conceitos

Esse tipo de verbete descreve e analisa um conceito referente à arte e à cultura brasileira (atividades, estilos, movimentos, procedimentos etc.), com inclusão de contextualização histórica e análise de sua importância.

Atualizações, Correções e Inclusões

Abrir módulo

Um artigo enciclopédico é sempre processado quando um evento (como a morte de uma pessoa, ou uma informação equivocada etc.) ocorre e é publicado. As revisões são feitas o mais rápido possível após a equipe editorial ter verificado as informações. Não publicamos novas informações até que tenhamos consultado diversas fontes.

O conselho editorial analisa a pertinência de cada pedido de atualização, complementação de informações ou inclusão de novos verbetes. Uma vez que o pedido esteja de acordo com a política editorial, e que tenha sido feita a consulta a diversas fontes, a solicitação entra no fluxo de produção de conteúdo e vai ser realizada respeitando os prazos de processamento interno e a fila de solicitações.

O compromisso da Enciclopédia, como qualquer obra de referência, é apresentar-se como ponto inicial ou referencial de pesquisa, ou seja, uma porta de entrada para o conteúdo investigado, fornecendo as informações primordiais que caracterizam a trajetória do artista. Por esse motivo, não nos comprometemos em ter o currículo completo de cada artista, mas informações sobre os aspectos determinantes em sua trajetória.

Espaço do Professor

Abrir módulo

O Espaço do Professor é um canal de divulgação de conteúdos exclusivos para educadores. Com base em verbetes da Enciclopédia, desenvolvemos e disponibilizamos planos de aula sobre arte e cultura brasileira.

Os Cadernos do Professor são planos de aula que propõem diálogos e conexões entre expressões artísticas, mapeadas em nossa base de dados, e oferecem, de modo orientado e dinâmico, possíveis abordagens de temas específicos e a utilização do conteúdo disponível no site (textos, vídeos, áudios, imagens etc.).

Recomendados para diferentes etapas de aprendizado, os planos de aula contemplam desde o ensino infantil até a educação de jovens e adultos (EJA).