Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural

Espaço do professor

Neste espaço você encontra conteúdos exclusivos para educadores, como os Cadernos do Professor: sequências didáticas que propõem conexões entre verbetes e oferecem, de modo orientado e dinâmico, possíveis abordagens para os mais variados temas sobre arte e cultura brasileira.

Cada Caderno é recomendado para uma ou mais etapas de escolarização e contemplam desde a Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Colabore conosco e compartilhe sua experiência em sala de aula pelo e-mail enciclopedia@itaucultural.org.br.

Artes visuais

Geraldo de Barros: experimentos e abstrações

Nesta sequência de aulas, centraremos os estudos em Geraldo de Barros, artista diverso e original, que explorou trabalhos na pintura, fotografia, gravura e design. Também experimentaremos alguns processos de produção com recursos não convencionais, inspirados nas técnicas utilizadas pelo artista.
Dança

Angel Vianna: corpo, dança e movimento

Artista, pesquisadora e propositora da dança como linguagem expressiva, Angel Vianna é tema desta sequência didática, que relaciona pesquisa e processos criativos.
Artes visuais, física e química

Planos e Ângulos na Fotografia

Na fotografia, o posicionamento da câmera por meio da escolha dos planos e ângulos é determinante para o resultado da imagem. Neste caderno, vamos estudar esses enquadramentos a partir das fotografias de Maureen Bisilliat, Madalena Schwartz, Geraldo de Barros e Thomaz Farkas.
Artes visuais, História, Sociologia e Língua Portuguesa

Thomaz Farkas e o Enquadramento moderno na Fotografia

A obra de Thomaz Farkas é referência para a mudança na forma de olhar e enquadrar a arquitetura e de registrar a relação das pessoas com a paisagem urbana. Com base em sua produção, que expressa e interpreta a realidade sob o ponto de vista documental e artístico, este caderno propõe um estudo sobre a fotografia modernista brasileira.
Artes Visuais e Matemática

As cores e formas de Beatriz Milhazes

A artista Beatriz Milhazes criou um universo composto de cores contrastantes, formas livres e diversas, texturas e linhas. Sua produção transita pela pintura, gravura, colagem e escultura. Este caderno é um convite para conhecer e refletir sobre o trabalho de Beatriz Milhazes.
Artes visuais, História, Sociologia e Língua Portuguesa

Fotojornalismo: Expressão, Resistência e Construção Histórica

Neste caderno, estudaremos os gêneros do Fotojornalismo, promovendo discussões sobre os problemas sociais da atualidade e ampliando a prática de observação e análise de registros fotográficos. Apresentaremos também alguns profissionais que marcaram a história da fotografia jornalística, para debater o gênero como forma de expressão, resistência e registro histórico.
Artes Visuais e Ciências

Abraham Palatnik: Uma Poética Visual Cinética

Nesta sequência, apresentaremos o artista visual brasileiro Abraham Palatnik, considerado um dos precursores da arte cinética. Suas obras relacionam arte, ciência e tecnologia, e ampliam, para além do desenho, os meios possíveis de produção artística.
Artes Visuais, Geografia, História, Língua Portuguesa, Biologia, Química e Física

Uma Arte Além da Arte: Frans Krajcberg e as Ciências

Partindo da trajetória de Frans Krajcberg, apresentaremos nesta sequência de atividades como a relação entre os conhecimentos e experiências pessoais podem estimular a pesquisa, a reflexão e a criação artística. Ao estudar a poética de Frans Krajcberg, a escolha dos materiais e as simbologias de sua produção, a turma terá a oportunidade de expandir conhecimentos para além da arte contemporânea.
Artes visuais e artes integradas

Aparências Distorcidas em Regina Silveira

Nesta sequência de aulas, dividida em três momentos, estudaremos a série Anamorfas, da artista, professora e pesquisadora Regina Silveira. Por meio de representações de objetos cotidianos, a artista distorce a perspectiva do desenho, gerando formas que se esticam, comprimem e dobram.
Artes visuais, Sociologia, História e Geografia

Cinema de rua: um olhar sobre a cidade, a tecnologia e o acesso à cultura

Nesta sequência didática, vamos estudar sobre os cinemas de rua, muito presentes na paisagem urbana até a década de 1970, e refletir sobre as transformações das cidades, o acesso à cultura e as novas tecnologias cinematográficas. Além disso, por meio da criação de um cineclube, incentivaremos o ato de ir ao cinema, experiência fundamental para a formação da cultura visual.
Artes Visuais e Matemática

O Universo Poético da obra de Sandra Cinto e a Biblioteca do Amor

A obra da artista Sandra Cinto é marcada pelo caráter público e pela valorização da educação e do trabalho coletivo. De maneira teórica e prática, os alunos são convidados a entrar em contato com esse universo por meio da releitura da obra Biblioteca do Amor.
Artes Visuais e História

Arte Naïf: Heitor dos Prazeres

Por meio da apresentação da vida e da obra de Heitor dos Prazeres, este Caderno do Professor propõe que os alunos conversem, discutam e conheçam mais sobre a arte naïf, além de instigar a construção de um olhar crítico sobre o tema.
Língua portuguesa e Ciências

Sidónio Muralha: Brincando com as Palavras

Com humor, o poeta Sidónio Muralha apresenta versos em que a brincadeira com as palavras está presente. O trabalho do autor, que se volta aos pequenos leitores, é a matéria deste Caderno do Professor, que conta com propostas para a apresentação dos poemas de Sidónio Muralha para estudantes do Ensino Fundamental.
Artes Visuais, História e Língua Portuguesa

Arte e Cotidiano

A arte está no cotidiano dos alunos: a partir desse mote, a proposta é levá-los a se envolver com o patrimônio e as histórias daqueles que produzem arte no dia a dia.
Música e Literatura

Elias José, Poesia e Musicalidade

O Caderno do Professor sobre Elias José propõe brincadeiras e atividades por meio das quais as crianças podem identificar as estruturas da linguagem do autor. A poética e a musicalidade são dois dos pontos ressaltados.
Música e Artes Visuais

Plásticas Sonoras: A Obra De Walter Smetak

A música possibilita experimentações: sonoras, visuais, físicas e filosóficas. Analisando a obra de Walter Smetak e objetos cotidianos, este plano de aula convida os estudantes a experimentar a música e criar uma instalação sonora.
Música, Dança, Língua portuguesa e História

Mergulhando no Mar De Caymmi

Nesta sequência, o objetivo é aprender sobre a vida e a obra de Dorival Caymmi, importante nome da música brasileira, a partir das chamadas "canções praieiras", além da aplicação de uma atividade com a brincadeira de ciranda.
Música

Pesquisando Sonoridades: Descobrindo Hermeto Pascoal

Este Caderno do Professor é inspirado na produção de Hermeto Pascoal. Baseado na pesquisa do artista sobre novas sonoridades, são sugeridas diferentes formas de produzir sons com materiais encontrados no cotidiano escolar. As atividades buscam aproximar os alunos da obra enfocada, bem como estimular a criatividade dos pequenos.
Música e Língua portuguesa

Jornal, um Instrumento Musical?

A improvisação de instrumentos musicais com base em objetos do cotidiano é o mote deste Caderno do Professor, que o orienta a sistematizar e construir uma composição coletiva com a classe. De forma lúdica e interdisciplinar, mostra como simples objetos podem ser ressignificados e servir de inspiração para criações artísticas.
Artes Visuais, História, Filosofia e Ciências

Retrato

O ato de fotografar, aliado às novas mídias e às redes sociais, está presente em nosso cotidiano. A ideia deste Caderno do Professor é discutir o papel da fotografia na representação do sujeito e na construção de sua imagem. Os trabalhos dos primeiros fotógrafos do Brasil e a transformação do gênero retrato na fotografia também são apresentados neste plano de aula.
Literatura, História, Geografia e Artes Visuais

Relato Memorialista: Zélia Gattai

A recordação da infância e dos lugares visitados auxilia o reconhecimento da história de vida de uma pessoa. Nesse sentido, o relato memorialista de Zélia Gattai vem ao encontro da construção de sua personalidade e da história da cidade de São Paulo, seu processo de desenvolvimento e suas transformações. As atividades deste Caderno do Professor procuram aproximar os alunos da produção da autora, além exercitar a construção de narrativas a partir de lembranças.
Artes Visuais, História e Sociologia

Pintura Histórica e o Feminino no Brasil

O Caderno do Professor aborda reflexões a partir da produção da pintora Georgina de Albuquerque, principalmente o quadro Sessão do Conselho de Estado que Decidiu a Independência (1922). Sendo a primeira mulher a ingressar no grupo de pintores históricos, os alunos são convidados a estudar esse gênero de pintura e a discutir a relação entre a estética da obra de arte e os valores sociais e políticos da época.
Artes Visuais, História e Língua portuguesa

Arte e Representações da Guerra nas Obras de Lasar Segall

A temática da guerra está presente nas produções de muitos pintores. Este Caderno do Professor é dedicado à análise da obra de Lasar Segall, pintor lituano, radicado no Brasil, contemporâneo da Primeira Guerra Mundial, propondo uma leitura de suas obras aliada à reflexão sobre o período histórico.
Música e História

Ernesto Nazareth: A formação da Música Popular Brasileira

Um dos artistas pioneiros em combinar gêneros populares com a música erudita foi Ernesto Nazareth. Este Caderno do Professor propõe uma pesquisa sobre a vida e obra do artista e sugere experimentar o mesmo percurso criativo, combinando vertentes da música popular brasileira com a erudita em composições criadas pelos alunos.
Literatura e Artes Visuais

Palavras que Ensinam em Roseana Murray

Este Caderno do Professor utiliza a poesia de Roseana Murray e as telas de Almeida Junior para descobrir e pensar as sensações e os sentidos que as palavras transmitem e como podemos traduzi-las em imagens.
Música, Teatro e Literatura

Hélio Ziskind: Linguagem Musical

Utilizando como referência a obra musical de Hélio Ziskind, este Caderno do Professor sugere atividades interdisciplinares, abarcando o teatro e a literatura, trabalhando a expressão corporal dos alunos.
Língua Portuguesa, História e Artes Visuais

Charge, Cartum e Caricatura

Neste Caderno do Professor, os alunos conhecerão cartunistas e chargistas, a forma como representam o tempo histórico e o espaço do cotidiano em suas ilustrações, além de utilizá-las como um instrumento para a crítica política e social.
Artes Visuais

Colagem

Partindo do princípio de unir, sobre uma mesma superfície, imagens e texturas diferentes, a colagem foi usada por artistas como Carlos Scliar e Nelson Leirner, e é apresentada para os alunos como uma possibilidade de criação artística por meio de atividades e oficinas.
História, Língua Portuguesa, Geografia e Música

O Canto de Migração de Patativa do Assaré

Os fenômenos imigratórios e migratórios foram determinantes na formação da sociedade brasileira. Este Caderno do Professor discute o assunto com a ajuda de dois grandes artistas brasileiros: Luiz Gonzaga e Patativa do Assaré, criando roteiros de análise de suas obras e desenvolvendo a interpretação dos alunos.
História, Música e Língua Portuguesa

Adoniran Barbosa e o Problema da Habitação nas Grandes Metrópoles

Este Caderno do Professor discute a questão da moradia, as transformações urbanas e o cotidiano das classes populares com a ajuda e a inspiração dos versos de um dos maiores nomes do samba paulista: Adoniran Barbosa. Através de roteiros de audição, os alunos são encorajados a analisar e discutir as canções do compositor.
Música

O que Faz o Maestro?

Neste Caderno do Professor as atividades convidam os alunos a compreender os gestos de um maestro e praticá-los como uma ferramenta lúdica de desenvolvimento dos elementos musicais.
Artes Visuais

Oficina Tropicália: Vídeo e Fotografia

A tropicália é um marco na história da arte e da cultura brasileiras. Seu conceito estético reverberou nas diferentes áreas de expressão, como a música e as artes visuais. Com este plano de aula, os estudantes experimentam uma das técnicas utilizadas pelos tropicalistas – a colagem –, ressignificando um objeto presente no cotidiano.
Música, História e Língua Portuguesa

Conhecendo mais Lenine e Vivenciando a Prática do Maracatu

A obra do artista Lenine, marcada por um olhar criativo e contemporâneo, serve como base para o estudo de um importante elemento da cultura popular pernambucana: o maracatu. Analisando a batida e a célula rítmica, os alunos participam de divertidas atividades sensoriais e coletivas.