Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Thereza Miranda

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1928 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Reprodução fotografica Pedro Oswaldo Cruz

Estação de Burros, 1981
Thereza Miranda
Fotogravura

Thereza Miranda Alves (Rio de Janeiro RJ 1928). Gravadora, pintora e desenhista. Estuda filosofia na Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) em 1947. Nesse mesmo ano, inicia sua aprendizagem em artes nas aulas de pintura do ateliê de Carlos Chambelland (1884-1950), no Rio de Janeiro. Sua incursão no campo da gravura começa qu...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Thereza Miranda Alves (Rio de Janeiro RJ 1928). Gravadora, pintora e desenhista. Estuda filosofia na Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) em 1947. Nesse mesmo ano, inicia sua aprendizagem em artes nas aulas de pintura do ateliê de Carlos Chambelland (1884-1950), no Rio de Janeiro. Sua incursão no campo da gravura começa quando, a partir de 1963, freqüenta o ateliê de gravura do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), onde aprende as técnicas da gravura em metal com Walter Marques. No final da década de 1960, sua obra começa a figurar nas principais bienais e exposições internacionais, tais como: Bienal Pan-americana de Gravura, no Chile; Bienal de Gravura em Cracóvia, Polônia; Bienal de Gravura de Branford, Inglaterra. Em 1974, com Bolsa da British Council, estuda fotogravura com Denis Mazi no Croydon College of Art de Londres. Desde de 1974, leciona gravura e ilustração na PUC/RJ. No MAM/RJ, no período de 1983 a 1986, leciona gravura. De 1990 a 1992, ministra aulas de fotogravura no Ateliê Livre em Porto Alegre. Paralelamente as atividades de gravadora, pintora e professora, Thereza Miranda assume o cargo de diretora do Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Rio de Janeiro, de 1993 a 2000.O ano de 1994 marca seu retorno a pintura expondo na Galeria Candido Mendes no Rio de Janeiro. O resgate e a valorização do patrimônio histórico e das paisagens são temas recorrentes em sua obra.

Obras 22

Abrir módulo

Espetáculos 1

Abrir módulo

Exposições 48

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo
  • GRAVURA brasileira hoje: depoimentos. Organização Heloisa Pires Ferreira e Maria Luisa Luz Távora; entrevistas Adir Botelho, Anna Carolina Albernaz, Darel, Isa Aderne, José Altino; José Lima; Newton Cavalcanti; Orlando Dasilva, Thereza Miranda. Rio de Janeiro: Oficina de Gravura SESC-Tijuca, 1995. v.2.
  • MIRANDA, Thereza. Paisagens. Curadoria Irma Arestizábal. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1998.
  • MIRANDA, Thereza. Tereza Miranda: pinturas. Rio de Janeiro: Galeria Cândido Mendes, 1994.
  • MIRANDA, Thereza. Thereza Miranda: cidades de Minas: gravuras. Rio de Janeiro: Galeria Bonino, 1986.
  • MULHERES de Laura. Rio de Janeiro: Casa de Cultura Laura Alvim, [2001?].

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: