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Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Niculitcheff

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 01.11.2017
18.02.1960 Brasil / São Paulo / São Paulo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Sem Título, 1988
Niculitcheff
Acrílica sobre papel
100,00 cm x 70,00 cm

Sérgio Niculitcheff (São Paulo, São Paulo, 1960). Pintor, desenhista, professor. Entre 1975 e 1977, estuda no Instituto de Artes e Decoração (Iadê). Frequenta, em 1978, o Ateliê de Gravura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), onde é aluno de Evandro Carlos Jardim (1935). Em 1980, licencia-se em Educação Artís...

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Biografia

Sérgio Niculitcheff (São Paulo, São Paulo, 1960). Pintor, desenhista, professor. Entre 1975 e 1977, estuda no Instituto de Artes e Decoração (Iadê). Frequenta, em 1978, o Ateliê de Gravura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), onde é aluno de Evandro Carlos Jardim (1935). Em 1980, licencia-se em Educação Artística com especialização em Artes Plásticas, pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Entre 1981 e 1982, viaja para a Europa, principalmente França e Espanha, onde participa de exposições e mantém contato com Leonilson (1957-1993) e Luiz Zerbini (1959). Em Paris, é auxiliar do artista Piza (1928), na Galeria Bellechase. Sua primeira exposição individual ocorre em 1985, em Curitiba. Obtém em 2004 o título de mestre em artes visuais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). Desde 2007, ingressa no doutorado em Artes Visuais na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde então, Niculitcheff já expôs em São Paulo, Campinas, Belém do Pará, Freiburg (Alemanha), Rio de Janeiro e Brasília, entre outras cidades.

Análise

O significado da pintura de Sérgio Niculitcheff decorre, em grande medida, do efeito enigmático resultante de tirar objetos cotidianos de seu contexto: colchão, escada, livro etc., enfim, uma variedade de coisas presentes em nosso dia a dia figuram no centro da tela, pairando sobre um fundo neutro, homogêneo. Tal descontextualização, porém, não deve ser entendida como simples alienação, pois não se trata de apartar um objeto de seu ambiente apenas para negar-lhe a rede de significações que o sustenta. Ao invés disso, o artista pretende dirigir nosso olhar para o objeto em questão, nele concentrando nossa atenção, desmentindo sua banalidade.

O espectador, ao olhar as telas de Niculitcheff, percebe imediatamente qual é o objeto representado (é um colchão, uma árvore, etc.), mas, ao mesmo tempo, uma questão se apresenta - saber qual é o significado dessa representação. E muito do vigor dessa dúvida vem justamente do isolamento em que a figura foi posta. Niculitcheff evidencia, assim, a distância existente entre olhar e ver, entre pousar os olhos e pensar com base no que se vê. É metáfora disso a distância ambígua entre as figuras e o fundo - próximos, sem dúvida, mas não se sabe o quanto. Reconhecimento e conhecimento não são idênticos, apesar de semelhantes. O artista aponta para o cerne do enigma existente mesmo nas coisas mais cotidianas, a centelha de mistério presente até mesmo naquilo destinado ao uso e ao descarte, a evocação de questões perenes vindas até mesmo de coisas passageiras, que logo se desfazem.

Obras 2

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Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Minotauro

Acrílica sobre lona
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Sem Título

Acrílica sobre papel

Exposições 63

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Fontes de pesquisa 7

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  • 3ª Rotativarte de São Bernardo do Campo. São Bernardo do Campo: Paço Municipal, 1980. folha dobrada, il. p.b.
  • JAÚ e arte: um compromisso. Texto Lorenzo Mammì, Márcio Doctors, Paulo Herkenhoff, Rodrigo Naves, Sônia Salzstein; tradução Lilian Camargo Veirano Astiz. São Paulo: Jaú Construtora e Incorporadora, 1989. [74] p., il. color.
  • NICULITCHEFF, Sérgio. Sérgio Niculitcheff: pinturas. São Paulo: Pitanga do Amparo Arquitetura & Arte, 1988.
  • NICULITCHEFF. Niculitcheff. São Paulo: Adriana Penteado Escritório de Arte, 1994., il. p&b.
  • NICULITCHEFF. Sérgio Niculitcheff: obras recentes: 3 anos 86 a 88. São Paulo: Kramer Galeria de Arte, 1989. , il., p&b. color.
  • SÉRGIO Niculitcheff, Sarkis Kaloustian. São Paulo: Galeria SESC Paulista, 1985. il. p.b.
  • SÉRGIO Niculitcheff/ Marina Godoy. Márcio Antonon, Ricardo Barreto e Tadeu Jungle. São Paulo: Paço das Artes, 1989. , il. p.b. color.

Como citar

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