Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Andréa Lanna

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
17.05.1957 Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte
Reprodução fotográfica Juninho Motta/Itaú Cultural

Sem Título, 1989
Andréa Lanna
Acrílica sobre tela

Andréa Maria da Costa Lanna (Belo Horizonte MG 1957). Desenhista, pintora, gravadora e professora. Estuda cerâmica na Escola Guignard, com Lizette Meimberg, em 1975. No ano seguinte,  freqüenta a oficina de desenho, pintura e cerâmica de Maria Lívia Andrade. Em 1977, inicia a carreira como professora de arte das escolas Picapau Amarelo e Escola ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Andréa Maria da Costa Lanna (Belo Horizonte MG 1957). Desenhista, pintora, gravadora e professora. Estuda cerâmica na Escola Guignard, com Lizette Meimberg, em 1975. No ano seguinte,  freqüenta a oficina de desenho, pintura e cerâmica de Maria Lívia Andrade. Em 1977, inicia a carreira como professora de arte das escolas Picapau Amarelo e Escola de Arte Passaredo, em Belo Horizonte.  Dá aulas para professores e psicólogos na Pontiíficia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG, além de coordenar outros cursos de arte. Viaja ao Rio de Janeiro e recebe orientação de Anna Letycia (1929), Carlos Martins (1924 - 1998), José Lima (1934 - 1992), entre outros, na Oficina de Gravura do Ingá, em Niterói. Em 1980 retorna a Belo Horizonte e começa a dar aulas de desenho artístico no colégio Pitágoras. Cursa a Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, onde tem aulas com Amilcar de Castro (1920-2002), José Alberto Nemer, entre outros. Gradua-se em gravura em metal em 1982. Nos anos 1980, ministra diversos cursos relacionados a arte-educação, como o Corpo em Movimento, realizado com Rubens Gerchman (1942 - 2008). Em sua primeira mostra individual, apresenta uma série de desenhos em pastel oleoso, baseada no universo feminino. Produz várias séries de pintura com temática diversificada, como a série Vestidos Pretos, mostrada na Itaugaleria de São Paulo, e a série Pequenos Animais, na qual utiliza têmpera, grafite e pastel oleoso. Entre 1986 e 1988 ilustra o audiovisual Região de Moeda e integra o vídeo Ana Horta, realizado pelo grupo Estação Vídeo. Na década de 1990, leciona na Escola da Serra, Escola Guignard e na Escola de Belas Artes da UFMG. Apresenta o programa de rádio Artes Gerais, na Rádio Gerais. Faz o curso Cerâmica Raku, nas oficinas de Erli Santini e Adeo Souki. Realiza o mural referente à Nova Mitologia para o Projeto Mural, promovido pelo Cine Belas-Artes. Em 1998, é publicado um livro-depoimento, da coleção Circuito Atelier, sobre a artista, organizado por Fernando Pedro e Marília Andrés Ribeiro. No mesmo ano, apresenta um trabalho de pesquisa sobre a pintura encáustica e a pintura látex, na Galeria da Escola de Belas Artes da UFMG, onde atualmente é professora auxiliar de pintura.

Obras 1

Abrir módulo
Reprodução fotográfica Juninho Motta/Itaú Cultural

Sem Título

Acrílica sobre tela

Exposições 44

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 8

Abrir módulo
  • LANNA, Andréa. Andréa Lanna. São Paulo/SP: Itaugaleria / Av. Higienópolis, 1989. 1 folha dobrada, p&b.
  • LANNA, Andréa. Andréa Lanna: depoimento. Belo Horizonte: C/Arte, 1998. 62 p., il., color. (Circuito atelier).
  • PROSPECÇÕES: arte nos anos 80 e 90. Curadoria Walter Sebastião. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura, 1997.
  • RIBEIRO, Marília Andrés (org.); SILVA, Fernando Pedro da (org.). Um século de história das artes plásticas em Belo Horizonte. Belo Horizonte: C/Arte, 1997. (Centenário).
  • SALÃO PARANAENSE, 43., 1985, Curitiba, PR. 43º Salão Paranaense. Curitiba: Museu de Arte Contemporânea, 1986.
  • SUBINDO a serra/descendo a serra: dez artistas do Rio de Janeiro em Minas Gerais. Rio de Janeiro: Centro Cultural Cândido Mendes, 1988.
  • UTOPIAS contemporâneas. Curadoria José Alberto Nemer. Belo Horizonte: Fundação Palácio das Artes, 1992.
  • VELHA mania: desenho brasileiro. Apresentação Marcus de Lontra Costa; texto Roberto Pontual. Rio de Janeiro, RJ: Escola de Artes Visuais do Parque Lage, 1985.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: