Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

José Silveira D'Avila

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
05.09.1924 Brasil / Santa Catarina / Florianópolis
30.12.1985 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
José Silveira D'Ávila (Florianópolis SC 1924 - Rio de Janeiro RJ 1985). Pintor, desenhista, serígrafo, gravador, escultor, designer têxtil, vidreiro artístico e professor. Cursa a Escola Nacional de Belas Artes e o Liceu de Artes e Ofícios, no Rio de Janeiro. Em 1950, cria o Atelier de Arte, ao lado de Carlos Oswald, com o objetivo de desenvolve...

Texto

Abrir módulo

Biografia

José Silveira D'Ávila (Florianópolis SC 1924 - Rio de Janeiro RJ 1985). Pintor, desenhista, serígrafo, gravador, escultor, designer têxtil, vidreiro artístico e professor. Cursa a Escola Nacional de Belas Artes e o Liceu de Artes e Ofícios, no Rio de Janeiro. Em 1950, cria o Atelier de Arte, ao lado de Carlos Oswald, com o objetivo de desenvolver a técnica da gravura no país. Em 1955, interessado em novos materiais e na integração da arte e indústria, colabora na Formiplac para o desenvolvimento de laminados decorativos. Em 1965, recebe o prêmio de viagem ao exterior, concedido pelo Salão Nacional de Arte Moderna, o que lhe permite permanecer estudando na Europa de 1966 a 1968. Em paralelo à produção artística, participa da fundação e da direção de várias entidades, como a Escolinha de Arte do Brasil e a Associação dos Artistas Plásticos Contemporâneos, além de dirigir o Masc, onde cria as Oficinas de Arte, e o Departamento de Pesquisas do Núcleo de Tecnologia Simples da UFSC. É considerado um dos pioneiros da serigrafia no Brasil.

Exposições 4

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo
  • 150 anos de pintura no Brasil: 1820-1970. Rio de Janeiro: Colorama, 1989.
  • DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5).
  • Folder da Exposição Individual: D'Ávila no Museu de Joinville em 1982.
  • HOMENAGEM a José Silveira D´Ávila. Apresentação de Alcidio Mafra de Souza, Georges Racz, Alberto Zaluar. Florianópolis: Museu de Arte de Santa Catarina, 1989.
  • INDICADOR catarinense de artes plásticas. Pietro Maria Bardi. Zuleika Mussi Lenzi. Harry Laus. Florianópolis, Fundação Catarinense de Cultura, Museu de Arte de Santa Catarina, 1988. Bibliografia: p. 187-188.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: