Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Egas Francisco

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 20.03.2017
1939 Brasil / São Paulo / São Paulo

Sem Título, 1967
Egas Francisco
Óleo sobre tela, c.s.d.

Egas Francisco Sampaio de Souza (São Paulo, São Paulo, 1939). Pintor, desenhista, cenógrafo e professor. Vive em Campinas. Na década de 60, leciona educação artística no Instituto D. Nery e, no Centro de Ciências, Letras e Artes, dirige o departamento de pintura, onde ministra cursos para crianças e funda o curso livre para engraxates e jornalei...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Egas Francisco Sampaio de Souza (São Paulo, São Paulo, 1939). Pintor, desenhista, cenógrafo e professor. Vive em Campinas. Na década de 60, leciona educação artística no Instituto D. Nery e, no Centro de Ciências, Letras e Artes, dirige o departamento de pintura, onde ministra cursos para crianças e funda o curso livre para engraxates e jornaleiros. Em 1974, faz a cenografia e o figurino para o espetáculo Pinocchio, montado pela Sia Santa de Campinas. Ministra o curso Introdução à Arte Contemporânea no Senac, em 1979, e o curso Os Pintores Malditos, no Museu de Arte Contemporânea (MACC), em 1981.

Obras 3

Abrir módulo

Exposições 11

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 6

Abrir módulo
  • ACERVO Unicamp 1984: arte contemporânea de Campinas 1958-1978. Campinas: Unicamp, 1984.
  • Egas Francisco: giro. Apresentação de Célio Roberto Turino de Miranda. Textos de Manuel Ruiz Ruiz e Egas Francisco. Campinas : Galeria de Arte do Centro de Convivência Cultural, 1991. il. color., foto p.b.
  • FRANCISCO, Egas. Egas Francisco: pintura. Apresentação Alberto Beuttenmüller. São Paulo: Paço das Artes, 1987. f. dobrada: il.color.
  • MARTINS, Narcizo. Panorama da arte contemporânea. São Paulo: Grafica e Ed. C, 1986.
  • PROPOSTAS 65: exposição e debates sobre aspectos do realismo atual do Brasil. São Paulo: Fundação Armando Alvares Penteado, 1965. [8] p.
  • SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA, 6. , Campinas, 1970. Catálogo geral. Apresentação de José Roberto Teixeira Leite. Campinas: MAC, 1970.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: