Título da obra: Plano sobre Balcão


Plano sobre Balcão
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1987
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Genilson Soares
Genilson Soares (João Pessoa, Paraíba, 1940). Artista multimídia, artista gráfico, desenhista e fotógrafo. Entre 1953 e 1954, estuda no Ateliê Coletivo, no Recife, onde é aluno de Abelardo da Hora (1924-2014). Em 1962, integra o Salão de Pintura no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), na mesma cidade. Trabalha como projetista de arquitetura, entre 1963 e 1965, e programador visual, entre 1966 e 1989. No Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), participa da exposição Jovem Arte Contemporânea em 1971, 1972 e 1974. Expõe no Panorama de Arte Atual Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), em 1980, 1985, 1988 e 1991, sendo premiado no segundo. Apresenta trabalhos na Bienal Internacional de São Paulo, entre 1973 e 1989, e na Bienal Nacional de São Paulo, em 1974 e 1976. Em 1972, é premiado no 8º Salão de Arte Contemporânea, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MAC/Campinas). Em São Paulo, realiza as individuais Passagem pelo Solstício (1985) no MAM/SP; e Luzes e Reflexos na Ciografia da Tarde (1989), no Paço das Artes. Integra as mostras Arte Xerox Brasil (1984) na Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_) e A Mão Afro-Brasileira (1988), no MAM/SP.
Nos anos 1970, Genilson Soares participa de várias edições da Jovem Arte Contemporânea (JAC), no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), idealizada pelo seu diretor, Walter Zanini (1925-2013), em que são privilegiadas as experimentações. Durante a 4a JAC, os espaços do museu são sorteados entre os artistas participantes. Soares elabora, junto com o artista plástico José Francisco Arina Inarra (1947-2009), um projeto de inserção dos artistas excluídos durante o sorteio, numa crítica aos critérios de escolha da instituição.
Os trabalhos seguintes, de natureza conceitual, são desenvolvidos em conjunto com Inarra e Lydia Okumura (1948), em sintonia com a crítica institucional. Em Encontro com a Pedra Event, realizado em meados da década de 1970, Soares e Inarra apropriam-se de uma das pedras da instalação Event, de Chihiro Shimotani (1934), pertencente ao acervo do MAC/USP. Fotografam o objeto em situações diversas dentro do parque Ibirapuera e apresentam a documentação ao diretor do museu, acentuando a relatividade do valor atribuído às obras de arte.
Uma tela de Giorgio de Chirico (1888-1978), do mesmo acervo, é escolhida para outra ação semelhante, dando origem a Encontro com Cavalos à Beira Mar. Desse trabalho, surge o grupo Arte/Ação, cujas propostas seguem caminho similar.
Outras obras de Soares envolvem intervenções em espaços expositivos, fazendo uso de projeções de formas geométricas em perspectiva, criando, assim, efeitos de ilusão, como em Balanço (s.d.).
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Museu do Estado de Pernambuco (MEPE)
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)
Paço Municipal
Fundação Bienal de São Paulo
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)
Fundação Bienal de São Paulo
Paço Municipal
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)
Fundação Bienal de São Paulo
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ)
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)
Fundação Bienal de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo
Núcleo de Arte Contemporânea
Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_)
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