Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Nina Rosa

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 27.04.2017
27.04.1946 Brasil / Pará / Belém
Nina Rosa (Belém, Pará, 1946). Pintora e gravadora. Inicia seus estudos de pintura com Aluísio Carvão, em 1967, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Entre os anos de 1979 e 1983, estuda na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage) na mesma cidade. Na década de 80, estuda modelo-vivo com Astréa El-Jaick, litografia ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Nina Rosa (Belém, Pará, 1946). Pintora e gravadora. Inicia seus estudos de pintura com Aluísio Carvão, em 1967, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Entre os anos de 1979 e 1983, estuda na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage) na mesma cidade. Na década de 80, estuda modelo-vivo com Astréa El-Jaick, litografia com Edgar Fonseca e sociologia da arte com Avatar Moraes. Neste mesmo período ainda no Rio de Janeiro, realiza diversas exposições individuais e coletivas, além de participar do Grupo Delhito. Nos anos seguintes, estuda história da arte, com Cristina Pape e filosofia da arte, com Cláudio Ulpiano. Em 1996 participa de workshop de pintura/instalação, com Leigh Hyams, no Rio de Janeiro.

Exposições 4

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 1

Abrir módulo
  • NINA Rosa: pinturas. Brasília: Espaço Capital Arte Contemporânea, 1989.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: