Título da obra: Série Transformações V


Série Transformações V
,
1976
,
Gretta
Gretta Alegre Sarfaty (Atenas, Grécia, 1947). Pintora, desenhista, gravadora, fotógrafa e artista multimídia. Muda-se com a família para São Paulo em 1954 e naturaliza-se brasileira no mesmo ano. Em 1970, participa do Grupo de Vanguarda, no Rio de Janeiro, com Cildo Meireles (1948), Artur Barrio (1945) e Rubens Gerchman (1942-2008). Em 1972, de volta a São Paulo, é aluna de Ivald Granato (1949-2016) e Walter Lewy (1905-1995). Em 1973, inicia-se em gravura em metal sob orientação de Mário Gruber (1927-2011) e Savério (1934) e edita suas próprias gravuras. Cursa a escola de arte Documenta, em 1973. Muda-se para a Europa em 1976, onde vive até 1982. Nesse período, participa de exposições envolvendo vídeo e performance em diversos países, como Itália, França, Bélgica e Alemanha. Em 1983, deixa a Europa e passa a viver em Nova York. Possui obras nos acervos do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP) e Museu Nacional de Belas Artes (MNBA).
O tema básico da obra de Gretta é a figura humana. Ela começa a pintar profissionalmente em 1973, quando ainda reside no Brasil. Seu trabalho de então se dedica a uma crítica satírica da sociedade, com alguma influência da gráfica expressionista. Entre 1976 e 1982, dedica-se à realização de autorretratos, com as séries Transformações, Diário de uma Mulher e Reminiscências Evocativas. Em Transformações, Gretta fotografa seu próprio rosto e, com a revelação dos negativos, cria imagens distorcidas ao movimentar o papel fotográfico de várias formas durante o processo. Na série Reminiscências Evocativas, a artista usa seu próprio corpo para abordar o tema da condição feminina. Ela o pinta nu, para em seguida cobrir a tela com um véu de renda, que conota, ao mesmo tempo, proteção e prisão. No início da década de 1980, no contexto de suas viagens pela Europa, realiza a série Auto-Retrato do Brasil, que procura explorar artisticamente a história e a cultura do país. Nessa série, Gretta pinta o retrato de 50 homens e mulheres considerados personagens históricos brasileiros. No início da década de 1990, já vivendo em Nova York, a multidão de anônimos e pessoas aparentemente insignificantes torna-se tema de sua produção.
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Petite Galerie
Paço Municipal
Petite Galerie
Galeria Alberto Bonfiglioli
Paço Municipal
Fundação Bienal de São Paulo
Petite Galerie
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)
Fundação Bienal de São Paulo
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Große Orangerie Schloss Charlottenburg (Berlim, Alemanha)
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Centre Culturel de Villeparisi (Paris, França)
Centre Georges Pompidou
Galleria Diagramma (Milão, Itália)
Galeria B-14 (Stuttgart, Alemanha)
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