Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Angelo Cannone

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
30.12.1899
30.09.1992 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Foto Romulo Fialdini/ Itaú Cultural

Pescadores
Angelo Cannone
Óleo sobre duratex, c.i.e.
15,00 cm x 38,00 cm

Angelo Cannone (Abruzzo, Itália 1899 - Rio de Janeiro RJ 1992) Pintor e desenhista. Estuda no Instituto de Belas Artes de Nápoles com Paolo Vetri. Vive em Roma durante quatro anos com uma pensão conquistada em um concurso. Ganha uma série de prêmios em decorrência de suas exposições. Leciona desenho no Instituto Técnico. Em fins de 1947, vem ao ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Angelo Cannone (Abruzzo, Itália 1899 - Rio de Janeiro RJ 1992) Pintor e desenhista. Estuda no Instituto de Belas Artes de Nápoles com Paolo Vetri. Vive em Roma durante quatro anos com uma pensão conquistada em um concurso. Ganha uma série de prêmios em decorrência de suas exposições. Leciona desenho no Instituto Técnico. Em fins de 1947, vem ao Brasil, reside algum tempo em São Paulo e depois muda-se para o Rio de Janeiro, onde se radica. Pinta o retrato do Papa Pio X, em tamanho natural, que está na Igreja dos Italianos, na mesma cidade.

Obras 3

Abrir módulo
Reprodução Fotográfica Autoria Desconhecida

Paisagem Urbana

Óleo sobre madeira
Foto Romulo Fialdini/ Itaú Cultural

Pescadores

Óleo sobre duratex

Exposições 4

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo
  • ANGELO Cannone: 70 anos de pintura. Apresentação de Nelson Weiss, Edgar Walter e Sylvio Pinto. São Paulo: Centro Cultural Palace, 1988.
  • AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Organização André Seffrin. 2. ed. rev. e ampl. Curitiba: Ed. UFPR, 1997.
  • CABICIERI, Jorge (org.). Dez caminhos na pintura. Edição Jorge Cabicieri, Lindinaura Cabicieri; projeto gráfico Valéria Cristina Lourival. Rio de Janeiro: Arte Hoje, 1987. 127.
  • GATOS pintados. São Paulo: Ranulpho Galeria de Arte, 1990. , il. color.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: