Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Maria Adair

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 24.02.2017
1938 Brasil / Bahia / Itiruçu
Maria Adair (Itiruçu BA 1938). Pintora, gravadora, desenhista, muralista, artista intermídia e professora. Forma-se em desenho e plástica pela Escola de Belas Artes da UFBA em 1976. Em 1980 recebe bolsa de estudo da Fulbright/Laspau e estuda na Universidade de Pittsburgh e na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, onde permanece até 1982 e pa...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Maria Adair (Itiruçu BA 1938). Pintora, gravadora, desenhista, muralista, artista intermídia e professora. Forma-se em desenho e plástica pela Escola de Belas Artes da UFBA em 1976. Em 1980 recebe bolsa de estudo da Fulbright/Laspau e estuda na Universidade de Pittsburgh e na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, onde permanece até 1982 e participa de diversas exposições. Em 1983 leciona no departamento de história da arte e pintura, na Escola de Belas Artes da UFBA.  Em 1986 inaugura e coordena a Galeria do Aluno na Escola de Belas Artes da UFBA. No mesmo ano retorna aos Estados Unidos para dedicar-se à pesquisa Arte no Espaço Urbano por intermédio do Comitê Bahia. Por volta de 1993 abre o Atelier Maria Adair em Salvador.

Exposições 85

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • ADAIR, Maria. Maria Adair : a grande trama. Tradução Richard O'Connell. Salvador : Época Galeria de Arte, 1986.
  • ARAÚJO, Emanoel (org.). A Mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. São Paulo, SP: Tenenge, 1988.
  • POTTECHER, Judith (coord. ), CORDULA, Cristina (coord. ). Bahia à Paris : arts plastiques d'aujourd'hui. Apresentação Marcos Castrioto de Azambuja, Heitor Reis, Risoleta Cordula; tradução Marie-Pierre Mazéas. Salvador : Museu de Arte da Bahia, 1998.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: