Título da obra: Sem Título


Reprodução fotográfica Guilherme Fracornel
[Sem Tìtulo]
,
1999
,
Fernando Bento
Registro fotográfico autoria desconhecida
Fernando Bento (Cabo Frio, Rio de Janeiro, 1954). Pintor, escultor e artesão. Filho de marceneiro naval português, Fernando Bento aprende o ofício com o pai. Sua formação como artista é autodidata. Inicia-se na pintura e depois parte para a exploração de outros suportes e materiais, como madeira, pregos e caneta esferográfica. Trabalha como assistente da artista Mira Schendel (1919 - 1988). Como artesão e técnico habilidoso, presta serviços para grandes nomes da arte contemporânea brasileira, resolvendo problemas na execução de seus trabalhos. Realiza poucas mostras, pois precisa de muito tempo para produção de uma única peça e não produz duas obras simultaneamente. Uma das exposições que marcam sua carreira é a individual na Galeria São Paulo, em 1997, pela qual recebe o prêmio de melhor exposição individual do ano da Academia Paulista de Críticos de Arte (APCA). Sua pesquisa com a esferográfica culmina com a instalação Atlântico (2001), também exposta da Galeria São Paulo.
Mar e navegação são duas paixões de Fernando Bento que se manifestam em toda sua obra. Seja por meio da pintura, tendo como base a chapa de compensado naval, da exploração da cor e do movimento, das formas escultóricas ou ainda das questões que sua obra evoca a respeito da nacionalidade e da herança portuguesa.
Quando Bento apresenta individual na Galeria São Paulo (1997), sua obra se aproxima de produções do artista norte-americano Ad Reinhardt (1913 - 1967), conhecido por suas telas negras; do alemão Josef Albers (1988 - 1976), pelo uso de quadrados; e do polonês Roman Opalka (1931 - 2011), pelo uso dos números. "A diferença é que Opalka pinta números e Bento arranha a superfície da madeira com pequenas incisões verticais [como um presidiário na parede de uma cela]"1, ressalva o crítico Antônio Gonçalves Filho. Esse crítico, posteriormente, ao analisar as esculturas em madeira apresentadas em exposição na mesma galeria no ano seguinte (1998)2, menciona a influência que o artista recebe de Hélio Oiticica (1937 - 1980).
Em 2001, Fernando Bento realiza a mostra Atlântico, na Galeria São Paulo. Na instalação, o artista cobre toda a sala expositiva com uma grande extensão de tela recoberta com tinta de caneta esferográfica azul, convidando os visitantes a entrar num grande oceano pictórico.
1 Gonçalves Filho, Antônio. Fernando Bento muda o rumo da pintura. O Estado de S.Paulo, São Paulo, 16 set. 1997. Cad. 2, p. D-7.
2 BENTO, Fernando. Fernando Bento. Texto Antonio Gonçalves Filho; fotografia Rômulo Fialdini; design Maria Helena Pereira da Silva; versão em inglês Margaret Clark Mack. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1998. [16p.] il. color.
Reprodução fotográfica Guilherme Fracornel
Registro fotográfico autoria desconhecida
Registro fotográfico autoria desconhecida
Registro fotográfico autoria desconhecida
Registro fotográfico autoria desconhecida
Registro fotográfico autoria desconhecida
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Paulo Prado Galeria de Arte (São Paulo, SP)
Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)
Paulo Figueiredo Galeria de Arte
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu de Arte da Pampulha (MAP)
Paço das Artes
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: