Artigo da seção pessoas José Spaniol

José Spaniol

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deJosé Spaniol: 1960 Local de nascimento: (Brasil / Rio Grande do Sul / São Luiz Gonzaga)
Imagem representativa do artigo

Sem Título , 1999 , José Spaniol
Reprodução fotográfica Sérgio Guerini

Biografia

José Paiani Spaniol (São Luiz Gonzaga RS 1960). Pintor, desenhista, gravador, escultor e professor. Entre 1978 e 1983, cursa artes plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo, e tem aulas de gravura com Evandro Carlos Jardim (1935). Paralelamente, freqüenta cursos de modelo-vivo e pintura de paisagem na Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pesp). Nesta instituição, em 1985 e 1986, orienta oficinas de pintura e gravura. Em 1988 e 1989, é professor de artes plásticas na Faap. Realiza a mostra individual Pinturas e Objetos, em 1989, na Pesp. Vive em Colônia, Alemanha, entre 1990 e 1993, como bolsista do Deutscher Akademischer Austauch Dienst - DAAD [Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico]. Em 2003, com Marco Giannotti (1966), Mário Ramiro (1957) e Osmar Pinheiro (1950-2006), cria o espaço de ensino e pesquisa em arte Oficina Virgílio, em São Paulo. No mesmo ano, faz exposição individual no Museu Alfredo Andersen, em Curitiba.

Análise

No final da década de 1980, José Spaniol realiza uma série de pinturas abstratas em que utiliza tintas bastante diluídas sobre um suporte constituído por ripas de madeira (sarrafos), justapostas vertical ou horizontalmente. Dessa forma, permite que a madeira, com seu padrão de texturas e cor, também passe a ser parte integrante da obra, discutindo questões relacionadas ao suporte e à superfície da pintura.

Como nota o crítico Alberto Tassinari, Spaniol, ainda em sua produção inicial, parte de referências a objetos cotidianos, como portões, balões ou cartazes de rua, e estabelece uma troca entre a função utilitária e a poética, como nos cartazes de rua (Sem Título, 1994), em que, em oposição ao aspecto comercial e público, os textos trazem narrativas líricas ou relatos de caráter pessoal.

Destaca-se também a relação que Spaniol estabelece com a arquitetura e os locais expositivos, como em Mirante (1997), exposto no evento Arte/Cidade 3. O artista apresenta uma construção com quatro paredes de taipa, dispostas em uma planta quadrada, que permite o acesso ao interior através de frestas em cada um de seus cantos. Essa edificação não possui teto e as paredes têm apenas a função de dividir o espaço, o interior do exterior. Segundo Tassinari, vista de fora, a construção apresenta o aspecto de um volume cúbico; já o espaço interior, delimitado pelas paredes, enfatiza a visão do céu aberto e da própria paisagem vista através das frestas. O Mirante de José Spaniol não se situa em um local elevado, mas em uma paisagem plana. O artista cria um espaço geométrico que tem um caráter lírico, mas também irônico.

Em trabalho exposto em 2001, Spaniol produz objetos de cerâmica que remetem a formas conhecidas, mas que não podem ser identificadas. Os volumes, pintados com cores puras, fazem alusão à diversidade de cores da arquitetura brasileira, em especial aquelas dos casarios de cidades interioranas.

Outras informações de José Spaniol:

  • Outros nomes
    • José Paiani Spaniol
    • Zé Spaniol
  • Habilidades
    • Pintor
    • desenhista
    • gravador
    • professor de artes plásticas
    • escultor

Obras de José Spaniol: (2) obras disponíveis:

Midias (1)

José Spaniol - Enciclopédia Itaú Cultural
José Spaniol começa sua carreira nos anos 1980 realizando pintura e gravura. Aos poucos, ele troca a tela por estruturas de madeira que recebem camadas de tinta. “Queria um suporte no qual já pudesse tratar de questões compositivas”, diz ele, que, posteriormente, investe em afrescos, paredes soltas que se movem pelo espaço expositivo. “O suporte foi ganhando importância e volume. Então, quando fui a Alemanha, comecei a trabalhar com escultura porque o plano ganhou cada vez mais volume”, conta. Ao mesmo tempo, suas obras e instalações passam a ser feitas em grandes formatos. “Quando você coloca a peça no lugar é que sente o fôlego que ela tem e o que significa”, completa. Para Spaniol, a relação do público com a peça é também física e sensorial, mas não necessariamente “interativa”. “É necessário um observador em movimento para se realizar uma experiência estética, mas isso não é necessariamente ‘interagir’”.

Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Carolina Fomin (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Exposições (102)

Artigo sobre Arte na Rua 2

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioArte na Rua 2: 09-1984
Resumo do artigo Arte na Rua 2:

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)

Artigo sobre Seis Agosto

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioSeis Agosto : 1987
Resumo do artigo Seis Agosto :

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)

Artigo sobre José Spaniol (1987 : São Paulo, SP)

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioJosé Spaniol (1987 : São Paulo, SP): 25-09-1987  |  Data de término | 04-10-1987
Resumo do artigo José Spaniol (1987 : São Paulo, SP):

Ateliê Ana Tatit, Laura Vinci, José Spaniol e Theo Werneck (São Paulo, SP)

Todas as exposições

Eventos relacionados (2)

Artigo sobre sp-arte 2011

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2011: 12-05-2011  |  Data de término | 15-05-2011
Resumo do artigo sp-arte 2011:

Fundação Bienal de São Paulo

Fontes de pesquisa (17)

  • GRAVURA paulista. Curadoria Evandro Carlos Jardim; projeto gráfico José Roberto Freire; fotografia Romulo Fialdini; texto Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1995. [13] p., il. p&b.
  • ARTE/CIDADE 3 : a cidade e suas histórias. Textos Lorenzo Mammì, Nelson Brissac Peixoto. São Paulo: Marca D'Água, 1997. 124 p., il. p&b, color.
  • BERNARDES, Maria Helena (coord.). Remetente. Textos Elaine Tedesco; Ana Flávia Baldisserotto, Jailton Moreira. Porto Alegre: s.n., 1998.
  • COSTA, Rogério da (org.). Ana Miguel, Herman Tacasey, José Spaniol, Leila Reinert, Muti Randolph e Sônia Guggisberg. Fotografia Romulo Fialdini. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1997.
  • IMPRESSÕES paulistas. São Paulo: Galeria SESC Paulista, 1987.
  • JOSÉ Spaniol: pinturas e objetos. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1989.
  • LAGNADO, Lisette; DI GIORGI, Beati. Exposição no MAC: na ribeira do pós-moderno. Arte em São Paulo, n. 37, p. 21-23, jul. /ago. 1986.
  • MACUNAÍMA 89. Rio de Janeiro: Funart / Instituto Nacional de Artes Plásticas, 1989. 104 p., il. p&b.
  • O LÁPIS E O PAPEL.  Texto Kátia Canton. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 2000. 24 p., il. color.
  • PAISAGENS. Tradução Izabel Murat Burbridge. São Paulo: Galeria São Paulo, 1994.
  • PECCININI, Daisy. Pintura no Brasil: um olhar no século XX. São Paulo : Nobel, 2002. 153 p., il. color.
  • REDE de tensão. Curadoria Vitória Daniela Bousso. São Paulo: Paço das Artes, 2001. 159 p., il. p&b, color.
  • SALÃO PAULISTA DE ARTE CONTEMPORÂNEA, 5., 1987, São Paulo, SP. 5º Salão Paulista de Arte Contemporânea. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 1987.
  • SEIS agosto. Sao Paulo: MAC/USP, 1987.
  • SEIS agosto. Sao Paulo: MAC/USP, 1987.
  • SPANIOL, José Paiani. Notas de um Processo de Trabalho. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003.
  • SPANIOL, José. José Spaniol. Texto Alberto Tassinari. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 2002. 16 p., il. color.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • JOSÉ Spaniol. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9571/jose-spaniol>. Acesso em: 12 de Dez. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7