Título da obra: Sem Título


Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Sem Título
,
ca. 1988
,
Flávia Ribeiro
Reprodução fotográfica Rômulo Fialdini
Flávia Monteiro Ribeiro (São Paulo, São Paulo, 1954). Pintora, gravadora e escultora. Entre 1970 e 1974, estuda na Escola Brasil:, em São Paulo. Faz curso de fotografia com Claudia Andujar (1931) e George Leary Love (1937 - 1995) e de gravura em metal com Babinski (1931). Estuda na Enfoco Escola de Fotografia, onde é aluna de Cristiano Mascaro (1944) e Maureen Bisilliat (1931), entre 1972 e 1974. Nos anos seguintes, é assistente de Dudi Maia Rosa (1946) e sua aluna de gravura e desenho. Recebe, em 1976, o prêmio aquisição no 6º Salão Paulista de Arte Contemporânea. Aperfeiçoa-se em gravura na Slade School of Fine Arts, em Londres, entre 1978 e 1980. Na década de 1980, começa a realizar trabalhos com encáustica (pigmentos misturados com cera) e asfalto sobre tela. Nesse período, atua com Daniela Thomas (1959) na confecção de cenários e figurinos das peças teatrais Carmem com Filtro, Eletra com Creta e O Navio Fantasma, de Gerald Thomas (1954). Em 1989, realiza mostra individual no Projeto Macunaíma, Funarte, no Rio de Janeiro. É artista residente da Slade School of Fine Arts, em Londres, entre 1991 e 1992. Dedica-se também à realização de esculturas de metal, trabalhando inicialmente com estanho e latão. Em 2002, apresenta pela primeira vez uma série de esculturas de bronze, na Galeria André Millan, em São Paulo.
Flávia Ribeiro, em suas primeiras produções, realiza trabalhos com encáustica (pigmentos misturados com cera) e asfalto sobre tela, em que apresenta uma geometria simples, com elementos como a cruz, o quadrado ou o losango. Para o historiador da arte Agnaldo Farias, essas peças, por sua forma, pelo material utilizado e por seu acabamento rudimentar, sugerem um caráter ancestral, marcado pela passagem do tempo.
Como nota o historiador da arte Tadeu Chiarelli, Flávia Ribeiro subverte os meios tradicionais de produção artística, utilizando com irreverência certos procedimentos do campo da gravura para a realização de trabalhos cuja forma final oscila entre os conceitos estabelecidos da própria gravura, da pintura e do campo tridimensional. Com ferramentas típicas do gravador, a artista trabalha com um bloco de cera no qual derrama látex líquido, que em seguida é retirado. Segundo Chiarelli, as peças resultantes solicitam do espectador, para a sua compreensão, um repertório de códigos da pintura, mas, por estarem estendidas próximas à parede, sugerem outras possibilidades de apreensão, remetendo ainda a velhas colchas e lençóis secando em varais domésticos. A dificuldade em definir os trabalhos dentro de um campo restrito coloca Flávia Ribeiro, para o autor, como uma das mais instigantes artistas contemporâneas.
Mais recentemente, a artista inicia a realização de esculturas em metal. Para Agnaldo Farias, apesar da brusca mudança de material, sua poética se mantém nas formas orgânicas, geradas pela irregularidade das superfícies, em que permanecem os vestígios da manipulação dos moldes pela artista.
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Rômulo Fialdini
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Rômulo Fialdini
Reprodução fotográfica Rômulo Fialdini
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Rômulo Fialdini
Paço das Artes
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Fundação Bienal de São Paulo
Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_)
Fundação Bienal de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo
Municipal Art Gallery (Los Angeles, Estados Unidos)
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Itaugaleria (Avenida Brasil, São Paulo, SP)
Galeria Millan (Jardim América : Rua Estados Unidos: São Paulo, SP)
Galeria de Arte UFF
Biblioteca Nazionale Braidense (Milão, Itália)
Biblioteca Nationale Centrale di Firenze
Fondazione Scientífica Querini Stampalia (Veneza, Itália)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)
Universidade Federal de Juiz de Fora. Reitoria (MG)
Fundação Bienal de São Paulo
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