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Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Flávia Ribeiro

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 04.12.2018
1954 Brasil / São Paulo / São Paulo
Reprodução fotográfica Rômulo Fialdini

Sem Título, 1988
Flávia Ribeiro
Encáustica, asfalto e cobre sobre tela
80,00 cm x 205,00 cm

Flávia Monteiro Ribeiro (São Paulo, São Paulo, 1954). Pintora, gravadora e escultora. Entre 1970 e 1974, estuda na Escola Brasil:, em São Paulo. Faz curso de fotografia com Claudia Andujar (1931) e George Leary Love (1937 - 1995) e de gravura em metal com Babinski (1931). Estuda na Enfoco Escola de Fotografia, onde é aluna de Cristiano Mascaro (...

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Biografia

Flávia Monteiro Ribeiro (São Paulo, São Paulo, 1954). Pintora, gravadora e escultora. Entre 1970 e 1974, estuda na Escola Brasil:, em São Paulo. Faz curso de fotografia com Claudia Andujar (1931) e George Leary Love (1937 - 1995) e de gravura em metal com Babinski (1931). Estuda na Enfoco Escola de Fotografia, onde é aluna de Cristiano Mascaro (1944) e Maureen Bisilliat (1931), entre 1972 e 1974. Nos anos seguintes, é assistente de Dudi Maia Rosa (1946) e sua aluna de gravura e desenho. Recebe, em 1976, o prêmio aquisição no 6º Salão Paulista de Arte Contemporânea. Aperfeiçoa-se em gravura na Slade School of Fine Arts, em Londres, entre 1978 e 1980. Na década de 1980, começa a realizar trabalhos com encáustica (pigmentos misturados com cera) e asfalto sobre tela. Nesse período, atua com Daniela Thomas (1959) na confecção de cenários e figurinos das peças teatrais Carmem com Filtro, Eletra com Creta e O Navio Fantasma, de Gerald Thomas (1954). Em 1989, realiza mostra individual no Projeto Macunaíma, Funarte, no Rio de Janeiro. É artista residente da Slade School of Fine Arts, em Londres, entre 1991 e 1992. Dedica-se também à realização de esculturas de metal, trabalhando inicialmente com estanho e latão. Em 2002, apresenta pela primeira vez uma série de esculturas de bronze, na Galeria André Millan, em São Paulo.

Análise

Flávia Ribeiro, em suas primeiras produções, realiza trabalhos com encáustica (pigmentos misturados com cera) e asfalto sobre tela, em que apresenta uma geometria simples, com elementos como a cruz, o quadrado ou o losango. Para o historiador da arte Agnaldo Farias, essas peças, por sua forma, pelo material utilizado e por seu acabamento rudimentar, sugerem um caráter ancestral, marcado pela passagem do tempo.

Como nota o historiador da arte Tadeu Chiarelli, Flávia Ribeiro subverte os meios tradicionais de produção artística, utilizando com irreverência certos procedimentos do campo da gravura para a realização de trabalhos cuja forma final oscila entre os conceitos estabelecidos da própria gravura, da pintura e do campo tridimensional. Com ferramentas típicas do gravador, a artista trabalha com um bloco de cera no qual derrama látex líquido, que em seguida é retirado. Segundo Chiarelli, as peças resultantes solicitam do espectador, para a sua compreensão, um repertório de códigos da pintura, mas, por estarem estendidas próximas à parede, sugerem outras possibilidades de apreensão, remetendo ainda a velhas colchas e lençóis secando em varais domésticos. A dificuldade em definir os trabalhos dentro de um campo restrito coloca Flávia Ribeiro, para o autor, como uma das mais instigantes artistas contemporâneas.

Mais recentemente, a artista inicia a realização de esculturas em metal. Para Agnaldo Farias, apesar da brusca mudança de material, sua poética se mantém nas formas orgânicas, geradas pela irregularidade das superfícies, em que permanecem os vestígios da manipulação dos moldes pela artista.

Obras 11

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Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Sem Título

Encáustica, asfalto e folha de latão sobre tela
Reprodução fotográfica Rômulo Fialdini

Sem Título

Encáustica, asfalto e cobre sobre tela
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Sem Título

Asfalto, encáustica, folha de ouro e prata sobre tela
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Sem Título

Asfalto e encáustica sobre tela
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Sem Título

Encáustica e asfalto sobre tela

Exposições 67

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Eventos relacionados 1

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Fontes de pesquisa 13

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  • ARTISTAS brasileiros na 20ª Bienal Internacional de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1989.
  • BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, 20., 1989, São Paulo, SP. Catálogo geral. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1989. v. 1.
  • BRASIL projects´90. Prefácio de Henry T. Hopkins. Apresentação de Sheila Leirner e Carmen Elisa Madlener dos Santos. Introdução de Adolfo V. Nodal. Los Angeles: Municipal Art Gallery; São Paulo: MASP, 1990.
  • CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos, 1999.
  • FARIAS, Agnaldo. Flávia Ribeiro. Galeria Revista de Arte, São Paulo: Area Editorial, n. 17, p. 88-92, 1989.
  • LAGNADO, Lisette. 6º Salão Paulista de Arte Contemporânea. Galeria Revista de Arte, São Paulo: Area Editorial, n. 10, p. 54-55, 1988.
  • RIBEIRO, Flávia. "Corpus Consociatus". Texto Rafael Vogt. São Paulo: Galeria Millan, 1999. [23] p., il. p&b color.
  • RIBEIRO, Flávia. Flávia Ribeiro. São Paulo: Galeria Millan, 1988. [12 p.], il. p.b.
  • RIBEIRO, Flávia. Flávia Ribeiro. Texto Paulo Sérgio Duarte. São Paulo: Galeria André Millan; Rio de Janeiro: Galeria Oscar Cruz, 2002. [28] p., il. color.
  • SALÃO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS, 10. , 1988, Rio de Janeiro, RJ. 10º Salão Nacional de Artes Plásticas. Rio de Janeiro: Funarte, 1988.
  • SALÃO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS, 8. , 1985, Rio de Janeiro, RJ. 8º Salão Nacional de Artes Plásticas. Rio de Janeiro: MAM, 1985.
  • SALÃO PAULISTA DE ARTE CONTEMPORÂNEA, 5., 1987, São Paulo, SP. 5º Salão Paulista de Arte Contemporânea. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 1987.
  • SALÃO PAULISTA DE ARTE CONTEMPORÂNEA, 6. , 1988, São Paulo. 6º Salão Paulista de Arte Contemporânea. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1988.

Como citar

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