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Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Luiz Hermano

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
07.08.1954 Brasil / Ceará / Fortaleza
Registro fotográfico Romulo Fialdini/Itaú Cultural

Fita de Moébius, 1996
Luiz Hermano
Bronze e alumínio
30,00 cm x 160,00 cm

Luiz Hermano Façanha Farias (Preaoca CE 1954). Escultor,  gravador, desenhista, pintor. No início dos anos 1970, estuda filosofia em Fortaleza e, de maneira autodidata, trabalha com gravura em metal e desenho. Em 1979, freqüenta aulas de gravura com Carlos Martins (1946) na Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque Lage, no Rio de Jane...

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Biografia
Luiz Hermano Façanha Farias (Preaoca CE 1954). Escultor,  gravador, desenhista, pintor. No início dos anos 1970, estuda filosofia em Fortaleza e, de maneira autodidata, trabalha com gravura em metal e desenho. Em 1979, freqüenta aulas de gravura com Carlos Martins (1946) na Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque Lage, no Rio de Janeiro. No mesmo ano, transfere-se para São Paulo e realiza a mostra Desenhos, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp. Em 1984, recebe o Prêmio Chandon de Arte e Vinho, com o qual viaja para Paris, e faz exposição individual na Galeria Debret. Em 1983, participa da 5ª Bienal Internacional de Seul, e da 2ª Bienal Pan-Americana de Havana, em 1986. Na década de 1980, dedica-se, sobretudo, à pintura. Nos anos 1990, desenvolve obras tridimensionais utilizando materiais diversos, entre eles madeira, bambu e arames de cobre, alumínio e ferro. Expõe pinturas na 19ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1987, e esculturas na 21ª edição do evento, em 1991. Apresenta a mostra Esculturas para Vestir, no Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, em 1994. Depois passa a trabalhar com artigos de consumo de massa, como brinquedos de plástico e utensílios de limpeza, com os quais cria instalações, painéis e objetos.

Comentário crítico
No inicio da carreira, Luiz Hermano produz desenhos e gravuras, nos quais a linearidade é fundamental, e apresenta cenas de inspiração surreal, que derivam do imaginário das gravuras populares e da literatura de cordel. Tanto em sua obra gráfica quanto nas pinturas estão presentes também memórias de infância e um certo aspecto lúdico. Posteriormente, passa a produzir objetos e esculturas em materiais filiformes, nos quais explora possibilidades formais relacionadas à produção artesanal de utensílios de seu estado natal, o Ceará, como os trançados, em que utiliza alumínio, cobre, aço inoxidável ou bronze. Como nota o historiador da arte Tadeu Chiarelli, o artista utiliza um modo de produção precário, artesanal, originário de um mundo pré-industrializado, para a criação de formas autônomas, empregando para isso materiais industrializados. É justamente nessa tensão que reside o interesse de sua obra. Essas questões podem ser percebidas, por exemplo, na série de trabalhos que empregam a figura do cubo. Nela, a lógica associada a essa figura geométrica é subvertida pela fragilidade construtiva.

Em produção mais recente, Hermano apropria-se de materiais diversos daqueles empregados anteriormente, como metais coloridos, cabaças naturais e vários tipos de brinquedos de plástico. Cria estruturas vazadas, enredadas no espaço, como as Torres (2003), construídas com réguas plásticas, em que explora questões ligadas ao equilíbrio e desequilíbrio. Como lembra ainda a crítica de arte Maria Alice Milliet, suas peças têm uma fragilidade que deriva dos materiais e também do processo de construção que utiliza.

Obras 9

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Registro fotográfico Romulo Fialdini/Itaú Cultural

Fita de Moébius

Bronze e alumínio

Exposições 115

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Eventos relacionados 3

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Fontes de pesquisa 31

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  • A CIDADE dos Artistas. Curadoria Cristina Freire. São Paulo: MAC/USP, 1997.
  • ARTE Gravura Hoje. São Paulo: Paço das Artes, 1990. Não paginado, il. p & b, color.
  • ARTE MODERNA BRASILEIRA. Poços de Caldas: Instituto Moreira Salles, Casa de Cultura de Poços de Caldas, 1992. 50 p., il. color.
  • ARTE suporte computador. Organização Solange Lisboa e Antonio Ruete. São Paulo: Casa das Rosas, 1997.
  • BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, 19., 1987, SÃO PAULO, SP. Catálogo geral. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1987.
  • BRASIL Japão arte. Curadoria Erisson Thompson de Lima Junior, Joh Mabe; fotografia Jorge Tsuchimoto, Sérgio Guerini, Romulo Fialdini; tradução Jussara Barreto Bezerra. São Paulo: Fundação Mokiti Okada M.O.A., 1995.
  • CANTON, Katia. Debaixo de uma cerejeira: histórias contadas no Japão. Ilustração Luiz Hermano. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 1993.
  • CEARÁ e Pernambuco: dragões e leões. Projeto gráfico André Stolarski; fotografia Arnaldo Fontenelle; apresentação Tasso Ribeiro Jereissati; texto Nilton Melo Almeida, Fernando de Mello Freyre, Silvana Meireles, Agnaldo Farias; fotografia Eupídio Suassuna. Fortaleza: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, 1998.
  • CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos, 1999.
  • DIMENSÕES DA ARTE CONTEMPORÂNEA. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 1998. Não paginado, il. color.
  • FESTIVAL DE INVERNO DA UFMG, 29., 1997, Ouro Preto, MG. 29º Festival de Inverno da UFMG: experiências e perspectivas: 12 visões contemporâneas. Curadoria Cláudia Renault. Ouro Preto: UFMG, 1997.
  • GALVÃO, Roberto. Uma visão da arte no Ceará. Fortaleza: Galeria Ignez Fiuza: GRAFISA, 1987.
  • GENTE de fibra. Texto Alberto Beuttenmüller. São Paulo: Sesc, 1990.
  • HERMANO, Luiz. Brinquedos. Texto Maria Alice Milliet. São Paulo: Paço das Artes, 2001. Não paginado, il. color.
  • HERMANO, Luiz. Bélico. Texto Olívio Tavares de Araújo. São Paulo: Unidade Dois, 1986. Folheto dobrado, il. color.
  • HERMANO, Luiz. Esculturas para vestir. Texto Maria Alice Milliet. São Paulo: Museu de Arte Moderna, 1994. Não paginado, il. p & b, color.
  • HERMANO, Luiz. Gravuras, pinturas, objetos. Apresentação Carlos Scarinci; curadoria Carlos Scarinci. São José dos Campos: Fundação Cultural Cassiano Ricardo, 1995.
  • HERMANO, Luiz. Ludens. Texto Agnaldo Farias. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 2003. Não paginado, il. color.
  • HERMANO, Luiz. Luiz Hermano. Concepção Beatriz Brandão, Yana Carneiro; texto Katia Canton; fotografia Vicente Sampaio; projeto gráfico Marconi Drummond. Belo Horizonte: Kolams Galeria de Arte, 1999.
  • HERMANO, Luiz. Luiz Hermano. Texto Stella Teixeira de Barros. São Paulo: Valu Oria Galeria de Arte, 1997. Não paginado, il. color.
  • HERMANO, Luiz. Luiz Hermano. Texto Tadeu Chiarelli. Rio de Janeiro: Joel Edelstein Arte Contemporânea, 1995. Não paginado, il. p & b, color.
  • HERMANO, Luiz. Luiz Hermano. Texto Tadeu Chiarelli. São Paulo: Referência Galeria de Arte, 2000. Não paginado, il. color.
  • HERMANO, Luiz. Luiz Hermano. Texto Tadeu Chiarelli. São Paulo: Valu Oria Galeria de Arte, 2000. Não paginado, il. color.
  • HERMANO, Luiz. Luiz Hermano. Texto Tadeu Chiarelli; fotografia Romulo Fialdini. Rio de Janeiro: Joel Edelstein Arte Contemporânea, 1995.
  • HERMANO, Luiz. Luiz Hermano: objetos. Texto Carlos Scarinci. Goiânia: Marina Potrich Galeria de Arte, 1995.
  • HERMANO, Luiz. Texto de Olívio Tavares de Araújo. São Paulo: Galeria Montesanti - Roesler, 1992.
  • HERMANO, Luiz. Transe. Comentário Carlos Scarinci; projeto gráfico Felipe Gonzalez; texto Luiz Hermano; fotografia Fabio Knoll. Germany: Gallery Adriana Schmidt, 2002.
  • LOUZADA, Maria Alice do Amaral. Artes Plásticas Brasil 2002. São Paulo: Júlio Louzada, 2002. v. 13. R702.9 L895a v.13
  • PANORAMA DE ARTE ATUAL BRASIELIRA: Arte sobre papel. Apresentação de Aparício Basílio da Silva e Alberto Beutenmuller. São Paulo: MAM, 1984.
  • SACRAMENTO, Enock. Luiz Hermano. Galeria: revista de arte, São Paulo: Area Editorial, n. 6, p. 118-119, 1987.
  • SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE PIRACICABA, 14., 1981, Piracicaba, SP. 14º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. Piracicaba: Prefeitura Municipal, 1981.

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