Título da obra: Paisagem Urbana


Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Paisagem de Atibaia
,
1937
,
Manoel Martins
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Biografia
Manoel Martins (São Paulo SP 1911 - idem 1979). Ilustrador, pintor, desenhista, gravador, escultor e ourives. Inicia-se na carreira artística em 1924 exercendo o ofício de ourives. Em 1927, se dedica à relojoaria, e posteriormente passa a trabalhar no comércio. Em paralelo a essa atividade, volta a se dedicar às artes e, a partir de 1931, freqüenta as aulas ministradas pelo escultor Vicente Larocca (1892 - 1964). Como forma de continuar os seus estudos, freqüenta alguns cursos oferecidos pela Sociedade Pró-Arte Moderna - Spam, situada em uma rua próxima ao Edifício Santa Helena. Em 1936, passa a dividir o ateliê com Mario Zanini (1907 - 1971) e conhece os demais integrantes do Grupo Santa Helena. No ano seguinte, integra a Família Artística Paulista - FAP. Em 1939, freqüenta, com outros artistas, as reuniões do Grupo Cultural Musical, promovidas pelo médico Afonso Jagle, e instala seu ateliê na rua Bittencourt Rodrigues. Em 1942, freqüenta as reuniões culturais promovidas por Osório César e participa, com alguns trabalhos, da publicação do álbum 35 Litografias de Sete Artistas. Em 1944, viaja à Salvador e ilustra o livro Bahia de Todos os Santos, escrito por Jorge Amado (1912 - 2001), e responsabiliza-se, com o jornalista Odorico Tavares (1912 - 1980), pela realização da primeira exposição de arte moderna nessa cidade.
Comentário Crítico
Manoel Martins, filho de imigrantes portugueses, cresce no Brás, bairro industrial da cidade de São Paulo. Dedica-se, a partir de 1924, ao ofício da ourivesaria. Inicia, em 1931, seus estudos artísticos com o escultor Vicente Larocca (1892 - 1964). Freqüenta, em seguida, a Escola de Belas Artes. Começa a fazer parte do Grupo Santa Helena em 1935, com Alfredo Volpi (1896 - 1988), Francisco Rebolo (1902 - 1980), Fulvio Pennacchi (1905 - 1992), entre outros. Divide ateliê com Mario Zanini (1907 - 1971). Participa, em 1937, de exposições da Família Artística Paulista - FAP.
Escolhe a pintura como forma expressiva e, no fim da década de 1930, começa a fazer gravuras em linóleo e madeira. Sua obra apresenta grande preocupação social. Dedica-se, entre outras, a temáticas ligadas ao cotidiano das classes mais pobres e à vida do trabalhador. Pinta paisagens do centro e arredores de São Paulo e é visto pela crítica como repórter da vida paulistana. Apresenta diversos perfis da cidade, em cenas imaginárias recriadas em seu ateliê. Registra as modificações da metrópole, em crescimento veloz durante as décadas de 1930 e 1940, com o surgimento de arranha-céus, como em Praça da Sé, ca.1940. O artista, por vezes, mescla imagens da cidade atual com outras, de uma São Paulo antiga e pacata vivenciada em sua infância. Em telas e gravuras, representa o homem anônimo, cuja figura é muito reduzida em relação aos prédios.
Durante os anos da Segunda Guerra Mundial, realiza obras que enfocam cidades bombardeadas. Da guerra decorrem ainda outros temas, como o torpedeamento de navios, representados na litografia Náufragos (1942). Nessas obras são observadas incidências surreais e, principalmente, o diálogo com o expressionismo e com a obra de Lasar Segall (1891 - 1957).
Nos anos 1960, começa a trabalhar com gravura em metal. Manoel Martins, entre os integrantes do Grupo Santa Helena, é o mais voltado à atividade gráfica. Paralelamente ao ofício de pintor, realiza a ilustração de livros, como O Cortiço, de Aluísio de Azevedo (1857 - 1913), e Bahia de Todos os Santos, de Jorge Amado (1912 - 2001), e revistas. O crítico Mário Schenberg destaca que, em sua trajetória, o artista foi capaz de manter a pureza de visão primitivista, da qual resulta o grande encanto de suas paisagens.
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Gerson Zanini
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini/Itaú Cultural
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Esplanada Hotel
Esplanada Hotel
Automóvel Clube (São Paulo, SP)
Galeria Prestes Maia
Museu Nacional de Belas Artes
Palace Hotel
Museu Nacional de Belas Artes
Galeria Prestes Maia
Edifício Mariana (Belo Horizonte, MG)
Galeria Prestes Maia
Royal Academy of Arts (RA)
Norwich Castle and Museum
Scottish National Gallery
Kelvingrove Art Gallery and Museum
Victoria Art Gallery
Bristol City Museum & Art Gallery
Manchester Art Gallery
Galeria Itapetininga (São Paulo, SP)
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