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Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Feres Lourenço Khoury

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 20.04.2022
28.05.1951 Brasil / São Paulo / Urupês
Registro fotográfico autoria desconhecida

Kinematógrafos, 1999
Feres Lourenço Khoury
Rolo de papel com registros em técnica mista: desenho, pintura, folha de ouro, prata e colagem

Feres Lourenço Khoury (Urupês, São Paulo, 1951). Gravador, professor, arquiteto. Com traçado simples e expressivo, explora a luminosidade, as sombras e os contrastes do preto e do branco em suas gravuras.   

Texto

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Feres Lourenço Khoury (Urupês, São Paulo, 1951). Gravador, professor, arquiteto. Com traçado simples e expressivo, explora a luminosidade, as sombras e os contrastes do preto e do branco em suas gravuras.   

Começa a participar de mostras coletivas em 1973, na exposição dos alunos da  Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), instituição onde se forma em 1979. 
Em seu período de formação artística, frequenta os ateliês de Luís Dotto, Renina Katz (1925), Sérgio Fingermann (1953) e Rubens Matuck (1952). Em 1974, expõe na Trienal Latino-Americana de Grabado, realizada em Buenos Aires, e intensifica a exibição de seus trabalhos a partir de fins dos anos 1970, os quais, nesse momento inicial da carreira, têm pequenas dimensões. 

No terreno da gravura, no qual lança as bases de sua produção, elege a xilogravura e, em seguida, a ponta-seca. A escolha desses meios técnicos é reveladora: são expressões econômicas e diretas, que descartam qualquer elemento intermediário (ácido, por exemplo) entre o gesto do gravador e seu suporte. Nos dois casos, nota-se a primazia concedida ao desenho, realizado na matriz de madeira ou na chapa de metal.

O artista procura retirar o máximo desses recursos, explorando gamas de luz e sombra, superfícies claras e escuras. As cores estão ausentes, com uso apenas de linhas, formas e espaços, elementos mais ou menos adensados. 

Em 1979, funda com Matuck, Luise Weiss (1953) e Rosely Nakagawa (1954) a Editora João Pereira, com o objetivo de lançar gravuras originais de tiragem limitada. Pela editora, publica os álbuns 11 Gravuras (1979), 5 Litografias (1981), Círculo das Coisas (1982), 5 Xilogravuras (1988) e Álbum Comemorativo (1989). Em 1988, o trabalho do gravador recebe o 1º prêmio da 8ª Mostra de Gravura da Cidade de Curitiba. 

Na década de 1990, Khoury a priorizar a ponta-seca e trabalha com formas geométricas mais elementares. A técnica auxilia a definir traços e linhas com mais nitidez, desenhando portas, ogivas, círculos ou áreas quadriculadas. As linhas vazadas encontram seu contraponto nas superfícies densas e aveludadas, preponderantemente negras, que podem assumir feitios geométricos ou curvilíneos.  

Em 1997, defende doutorado em poéticas visuais na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Leciona na Faculdade Santa Marcelina e em 2009 torna-se professor com livre-docência da FAU/USP. Na década de 2000, participa de exposições no Museu de Arte Contemporânea (MAC), no Sesc Pompeia, na Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_), entre outros museus e centros culturais,

Feres Lourenço Khoury explora as potencialidades expressivas das gradações de luz e sombra e das formas geométricas. Além do ofício de gravador, atua como pesquisador e professor.

Obras 41

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Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Albedo

Mista sobre papel de algodão
Reprodução fotográrfica Sergio Guerini/Itaú Cultural

Albedo

Mista sobre papel de algodão
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Duplo

Ponta-seca
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Homenagem a Brancusi

Acrílica e folha de ouro sobre tela

Exposições 128

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Fontes de pesquisa 25

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  • 1º Salão SESC de gravura. Curadoria Geraldo Edson de Andrade. Rio de Janeiro: Sesc Copacabana, 1996. [16 ] p. Exposição realizada na Galeria Sesc Copacabana, no período de 25 jun. a 31 jul. 1996.
  • 1º Salão SESC de gravura. Curadoria Geraldo Edson de Andrade. Rio de Janeiro: Sesc Copacabana, 1996. [16 ] p. Exposição realizada na Galeria Sesc Copacabana, no período de 25 jun. a 31 jul. 1996. RJsesc 1996/p
  • A RESSACRALIZAÇÃO da arte. Apresentação Abram Szajman, Danilo Santos de Miranda; texto Jacob Klintowitz. São Paulo: SESC SP, 1999. 136 p., il. color. 709.981 R435
  • A RESSACRALIZAÇÃO da arte. Apresentação Abram Szajman, Danilo Santos de Miranda; texto Jacob Klintowitz. São Paulo: Sesc, 1999. 136 p., il. color.
  • ATELIÊ calcográfico Iole: 15 anos. Apresentação Danilo Santos de Miranda. São Paulo: SESC SP, 1995. , il. SPsesc 1995/a
  • ATELIÊ calcográfico Iole: 15 anos. Apresentação Danilo Santos de Miranda. São Paulo: Sesc, 1995. , il.
  • BONATO, Mirella (coord.). São Paulo Gravura Hoje. Curadoria Alex Gama, Renina Katz, Maria Bonomi. Rio de Janeiro: Funarte, 1999.
  • BONATO, Mirella (coord.). São Paulo Gravura Hoje. Curadoria Alex Gama, Renina Katz, Maria Bonomi. Rio de Janeiro: Funarte, 1999. RJfunarte 1999/s
  • COLETIVA de desenhos: Feres Khoury, Flávia Ribeiro, Jacqueline Aronis, Paulo Monteiro, Sara Müller e Teresa Viana. Ribeirão Preto: MARP, 2000. 12 p., il. color.
  • COLETIVA de desenhos: Feres Khoury, Flávia Ribeiro, Jacqueline Aronis, Paulo Monteiro, Sara Müller e Teresa Viana. Ribeirão Preto: MARP, 2000. SPmarp 2000/c
  • ENSINO da arte: a gravura como meio. Apresentação Frederico Lencioni Neto; texto Ronaldo Oliveira, Sueli Dutra, Christina Rizzi et al. Jacareí: Casa da Gravura, 1998. 79 p.
  • ENSINO da arte: a gravura como meio. Apresentação Frederico Lencioni Neto; texto Ronaldo Oliveira, Sueli Dutra, Christina Rizzi et al. Jacareí: Casa da Gravura, 1998. 79 p. SPcg 1998/e
  • GOELDI, Oswaldo. Goeldi: nosso tempo. Curadoria Célia Procópio de Araujo Carvalho. São Paulo: MAB, 1995.
  • GOELDI, Oswaldo. Goeldi: nosso tempo. Curadoria Célia Procópio de Araujo Carvalho. São Paulo: MAB, 1995. G595go 1995
  • GRAVURA paulista. Curadoria Evandro Carlos Jardim. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1995.
  • GRAVURA paulista. Curadoria Evandro Carlos Jardim. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1995. SPgsp 1995/g
  • GRAVURA: arte brasileira do século XX. São Paulo: Itaú Cultural: Cosac & Naify, 2000.
  • GRAVURA: arte brasileira do século XX. São Paulo: Itaú Cultural: Cosac & Naify, 2000. IC 769 G777
  • KHOURY, Feres Lourenço. Feres Lourenço Khoury. Apresentação Sérgio Miceli. São Paulo: Edusp, 1995. 81 p., il. color., (Artistas da USP, 3).
  • KHOURY, Feres Lourenço. Feres Lourenço Khoury. Fotografia Romulo Fialdini; arte-finalização Julia Yagi; apresentação Sérgio Miceli; projeto gráfico Marina Mayumi Watanabe. São Paulo: Edusp, 1995. 81 p., il. color., 18 x 19 cm. (Artistas da USP, 3). 759.81 K45f
  • MARCONDES, Luiz Fernando. Dicionário de termos artísticos. Rio de Janeiro, Editora Pinakotheke, 1998, 381 pp. il. p&b.
  • MARCONDES, Luiz Fernando. Dicionário de termos artísticos. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1998. 381 p., il. p&b. ISBN 85-7191-006-5. R703 M321d
  • MONFORTE, Luiz Guimarães (Coord.). 4º Stúdio UNESP, SESC e SENAI de tecnologias de imagens. São Paulo, 1996. , il. color. CAT-G SPunesp 1996
  • OS COLECIONADORES - Guita e José Mindlin: matrizes e gravuras. Curadoria Jacob Klintowitz. São Paulo: Centro Cultural FIESP, 1998.
  • OS COLECIONADORES - Guita e José Mindlin: matrizes e gravuras. Curadoria Jacob Klintowitz. São Paulo: Centro Cultural FIESP, 1998. CAT-G SPfiesp 1998/c

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