Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Sávio Reale

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 06.04.2017
03.03.1963 Brasil / Minas Gerais / Rio Doce
Domingos Sávio Reale Pereira (Rio Doce, Minas Gerais, 1963). Pintor, cenógrafo, historiador, professor. Aos quinze anos muda-se para Belo Horizonte, onde entre 1983 e 1987, cursa artes plásticas na Escola Guignard; história na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e cenografia na Fundação Clóvis Salgado. Na década de 1990, faz pós-graduaçã...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Domingos Sávio Reale Pereira (Rio Doce, Minas Gerais, 1963). Pintor, cenógrafo, historiador, professor. Aos quinze anos muda-se para Belo Horizonte, onde entre 1983 e 1987, cursa artes plásticas na Escola Guignard; história na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e cenografia na Fundação Clóvis Salgado. Na década de 1990, faz pós-graduação em cultura e arte mineira, na Escola Guignard, além de atuar como professor dos cursos de desenho de observação do Inap e de história da arte e desenho de paisagem na Escola Guignard. Viaja à Florença, Itália, onde freqüenta aulas de desenho e pintura na Accademia de Belle Arti e para Paris, como bolsista do governo francês na École Nationale du Patrimoine, onde realiza estágio de formação em Museologia, por meio da Maison des Cultures du Monde e do Ministério das Relações Exteriores da França. À partir de 1999, é co-responsável pelo Departamento de Artes Plásticas do Museu de Arte da Pampulha - MAP.

Exposições 12

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 6

Abrir módulo
  • GUIGNARD: 50 anos de uma escola de arte. Apresentação Piti. Belo Horizonte: Vidya Galeria de Arte, 1994. [60 p.], il. color. p.b.
  • REALE, Sávio. Sávio Reale: ar, terra, água. Belo Horizonte: CEMIG Galeria de Arte, 1994. , il. color. p.b.
  • REALE, Sávio. Sávio Reale: pinturas. Belo Horizonte : Sala Corpo, 1993.
  • REALE, Sávio. [Currículo]. Enviado pelo artista em maio de 2000.
  • RIBEIRO, Marília Andrés (org.); SILVA, Fernando Pedro da (org.). Um século de história das artes plásticas em Belo Horizonte. Belo Horizonte: C/Arte, 1997. (Centenário).
  • UTOPIAS contemporâneas. Curadoria José Alberto Nemer. Belo Horizonte: Fundação Palácio das Artes, 1992.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: