Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Megumi Yuasa

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1938 Brasil / São Paulo / São Paulo
Registro fotográfico Romulo Fialdini

Coqueiro, 1988
Megumi Yuasa
Cerâmica e latão

Megumi Yuasa (São Paulo SP 1938). Escultor e ceramista. É autodidata, iniciando-se nas artes plásticas em 1960. Em 1971, freqüenta por seis meses a Escola Brasil:, a convite de Luiz Paulo Baravelli. Pesquisa materiais e técnicas expondo esculturas e objetos em cerâmica no Brasil e exterior. Desde o início da carreira expõe seu trabalho assiduame...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Megumi Yuasa (São Paulo SP 1938). Escultor e ceramista. É autodidata, iniciando-se nas artes plásticas em 1960. Em 1971, freqüenta por seis meses a Escola Brasil:, a convite de Luiz Paulo Baravelli. Pesquisa materiais e técnicas expondo esculturas e objetos em cerâmica no Brasil e exterior. Desde o início da carreira expõe seu trabalho assiduamente, dando preferência à mostras coletivas. Yuasa está sempre presente nas mostras de artistas nipo-brasileiros, assim como nas exposições comemorativas da imigração japonesa no Brasil. Em 1979 inicia atividades como professor de cerâmica, às quais se dedica até hoje, organizando cursos e oficinas de cerâmica. Entre 1981 a 1982 presta assessoria à Escola Senai Armando Arruda Sampaio. Em 1982 é convidado a ministrar um curso de cerâmica na Universidade Caxias do Sul. Em 1984 é convidado pelo Museu de Artes do Rio Grande do Sul - Margs, a ministrar o curso Observação da Realidade. Em 1988 recebe o Prêmio Escultura Associação Paulista dos Críticos de Arte - APCA.  Em 1989, viaja a Lisboa (Portugal) para  ministrar curso no Seminário de Cerâmica Brasileira em Lisboa (Portugal). Atualmente, além da cerâmica, utiliza em suas obras materiais como pedra e madeira.

Obras 3

Abrir módulo
Registro fotográfico Romulo Fialdini

Coqueiro

Cerâmica e latão
Registro fotográfico Romulo Fialdini

Espadas

Ferro fundido e cerâmica
Registro fotográfico Romulo Fialdini

Semente

Pedra e cerâmica

Exposições 98

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • KLINTOWITZ, Jacob. O Ofício da arte: a escultura. Apresentação Abram Szajman. São Paulo: Sesc, 1988. 271 p., il. color. p.141.
  • YUASA, Megumi. Megumi Yuasa. Texto de Antonio Fernando De Franceschi. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1991. , il. color.
  • YUASA, Megumi. Megumi Yuasa. Texto de Megumi Yuasa. São Paulo: Ocra, s.d.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: