Título da obra: Sem Título


Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Sem Título
,
1997
,
Ester Grinspum
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Ester Grinspum (Recife, Pernambuco, 1955). Desenhista, escultora, gravadora, pintora e ilustradora. Estuda com Luiz Paulo Baravelli (1942) e Marcello Nitsche (1942) no Instituto de Arte e Decoração - Iade. Estuda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), entre 1973 e 1977. Nesse período, mantém contato com os artistas Renina Katz (1926), Flávio Império (1935-1985), Claudio Tozzi (1944), Flávio Motta (1916), e com os críticos Aracy Amaral (1930) e Luiz Carlos Daher. Em 1981, realiza sua primeira individual, com desenhos e aquarelas, na Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_). A artista revela, em sua produção dos anos 1980, o diálogo com a história da arte local e internacional. Em 1988, realiza sua primeira escultura, que integra a instalação O Duplo e o Tempo, apresentada na 20ª Bienal Internacional de São Paulo, no ano seguinte. Na década de 1990, recebe, entre outras, bolsa de pesquisa para artistas da Fundacion Helena Segy, Paris; bolsa de trabalho do European Ceramic Work Center, em s'Hertogenbosch, Holanda; e bolsa de residência na Cité des Arts, Paris. Em 2004, é apresentada a mostra Ester Grinspum - Uma Antologia, na Pina_, com curadoria do historiador da arte Tadeu Chiarelli (1956).
A carreira de Ester Grinspum, como nota o historiador da arte Tadeu Chiarelli, vem se construindo na busca de uma interioridade que se opõe à clareza e à lógica construtiva que pautaram certos postulados da modernidade. Assim, a artista emprega um vocabulário premeditadamente subjetivo, constituído tanto por ícones de sua própria criação quanto por aqueles da história da arte. Esses propósitos já estão presentes em sua produção inicial de desenhos, na década de 1980. A artista volta-se posteriormente ao campo tridimensional. Realiza esculturas de madeira, envoltas por papel (1994); em chapas de metal, formando cilindros fechados (1997) ou labirintos; ou ainda esculturas com fitas de metal dispostas em curvas concêntricas (1999), nas quais está presente a procura de um espaço voltado para si mesmo, misterioso.
Na instalação O Chão e as Mesas, apresentada no Paço das Artes, em São Paulo, em 2002, Ester Grinspum parte de objetos de uso cotidiano, retirando-lhes, porém, seu aspecto familiar. O chão recoberto de chapas de cobre revela como que uma luta entre a materialidade do metal e sua imaterialização pela ação luz. Em instalações criadas posteriormente, a artista dá continuidade à sua busca de subjetividade, de interioridade e do convite à reflexão, freqüente em sua trajetória artística.
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Registro fotográfico Romulo Fialdini
Registro fotográfico Juan Esteves
Casa da Cultura de Ribeirão Preto
Museu do Estado de Pernambuco (MEPE)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Casa da Cultura de Ribeirão Preto
Fundação Bienal de São Paulo
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
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Paço Municipal
Teatro Guaíra
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)
Itaugaleria (São Carlos, SP)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu da Imagem e do Som (São Paulo, SP)
Galeria de Arte UFF
Galeria de Arte UFF
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Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Parque Ferial Juan Carlos I
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