Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Geraldo Castro

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
08.03.1914 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
31.05.1992 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Geraldo Freire de Castro (Rio de Janeiro RJ 1914 - idem 1992). Pintor, desenhista, publicitário. Filho de Francisco Freire de Castro, gravador e desenhista da Casa da Moeda. Trabalha como publicitário por volta de 1950, cria e desenha anúncios para campanhas das agências McCann-Erickson e Grant respectivamente, durante cerca de doze anos. Autodi...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Geraldo Freire de Castro (Rio de Janeiro RJ 1914 - idem 1992). Pintor, desenhista, publicitário. Filho de Francisco Freire de Castro, gravador e desenhista da Casa da Moeda. Trabalha como publicitário por volta de 1950, cria e desenha anúncios para campanhas das agências McCann-Erickson e Grant respectivamente, durante cerca de doze anos. Autodidata em estudos de desenho e pintura, participa desde 1948 de salões do Rio de Janeiro, destacando-se no Salão Nacional de Belas Artes, no qual recebe diversas medalhas e menções honrosas. Na década de 1960, é orientado por Armando Vianna e Ado Malagoli, este atuante no Núcleo Bernardelli. Com os artistas Henrique Cavalleiro, Marques Júnior e Jordão de Oliveira, freqüenta a Sociedade Brasileira de Belas Artes. Em 1962, recebe o Prêmio Viagem ao Exterior, partindo em seguida para a Europa, onde toma contato com a pintura abstracionista da época. Retorna ao Rio de Janeiro, e decide abandonar a publicidade, dedicando-se inteiramente à pintura. No final da década de 1970, participa do 1º Salão Nacional de Artes Plásticas da Aeronáutica como membro da comissão julgadora. Em meados de 1985, passa a residir em São Paulo.

Exposições 16

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 6

Abrir módulo
  • A MÚSICA na pintura. Apresentação Carlos Ranulpho. São Paulo: Ranulpho Galeria de Arte, 1991.
  • AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Organização André Seffrin. 2. ed. rev. e ampl. Curitiba: Ed. UFPR, 1997.
  • GERALDO Castro: pinturas. Apresentação de Rubem Braga. São Paulo: Ranulpho Galeria de Arte, 1985.
  • GULLAR, Ferreira (et. al). 150 anos de pintura no Brasil: 1820-1970. Rio de Janeiro: Colorama, 1989.
  • LOUZADA, Júlio. Artes plásticas Brasil 1985: seu mercado, seus leilões. São Paulo: J. Louzada, 1984. v. 1.
  • TEMPO de madureza. São Paulo: Ranulpho Galeria de Arte, 1986.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: