Título da obra: Série Verde


Reprodução Fotográfica Autoria Desconhecida
Série Verde
,
,
Patricia Furlong
Reprodução Fotográfica Autoria Desconhecida
Patricia Furlong Woldmar (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 1955). Artista plástica. Gradua-se em educação artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em 1980, onde é aluna de Regina Silveira (1939) e Julio Plaza (1938-2003). Em 1982, realiza o cenário e o figurino para a ópera Don Pasquale, encenada pelo Teatro Lírico de Equipe. Em 1991 ministra o curso Do Surrealismo Abstrato ao Expressionismo Abstrato, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Integra o projeto Cursos no Atelier, em 1993, acompanhando o desenvolvimento de trabalhos de artistas no Atelier Frederico Steidel, em São Paulo, e realiza o painel Carrinho, para o programa Metrópolis da TV Cultura. Em 1995 ministra o workshop Miró, São Paulo Pincel e Papel, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), e participa do workshop em intermídia com Judite dos Santos, na Universidade de São Paulo (USP). Em 1998 é aluna ouvinte do curso Polêmicas da Modernidade: a Metamodernidade, ministrado por Philadelpho Menezes (1960-2000), na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Em 2002 participa da 7ª edição da Bienal de Havana e coordena o projeto O Desenho e Seus Papéis, em parceria com Edith Derdyk (1955), no Sesc Pompéia. Funda em 2003 um grupo de estudos sobre arte contemporânea formado por Adriana Rocha (1959), Ana Michaelis (1962), Arnaldo Battaglini (1953), Carlos Camargo, Celso Orsini (1958), Cris Rocha (1967) e Edith Derdyk, com os quais integra o grupo Em Branco, direcionado à realização de exposições coletivas itinerantes de suas obras.
Patricia Furlong começa a trabalhar na década de 1980, realizando pinturas gestuais. Nos anos 1990, sua pintura é pensada como uma intervenção na superfície de cartazes, outdoors e anúncios de jornais, para discutir a paisagem urbana paulistana. A tinta é usada para vedar parcial ou totalmente palavras e frases contidas nos anúncios ou produtos mostrados nesses veículos publicitários, modificando seu significado original: por exemplo a marca da maionese Hellmann's se torna "man".
A discussão sobre a paisagem urbana em sua obra desloca-se da pintura para objetos de interação com o espectador, como na obra Mantenha Distância, 2001, da série Comandos. A frase comum em para-choques de ônibus e caminhões é escrita com letras imantadas sobre chapa galvanizada, possibilitando que o público as rearticule.
A questão da paisagem ganha outra dimensão na obra de Patrícia em 2005, na série Jardins, que enfoca a paisagem natural em vez da urbana. A artista retoma a tradição de pintura ao ar livre e leva o cavalete para os jardins de sua residência a fim de observar, desenhar e pintar a vegetação do local, e dispensa a mediação da fotografia na realização da obra, colocando em debate a pertinência do gênero pintura de paisagem no século XXI. Pinta a vegetação de maneira descritiva e laboriosa, e se detém em cada detalhe da paisagem ao alcance de sua observação, utilizando tinta acrílica em pinceladas diluídas como as de uma aquarela.
Reprodução Fotográfica Autoria Desconhecida
Reproduçao Fotográfica Autoria Desconhecida
Reprodução Fotográfica Autoria Desconhecida
Reprodução Fotográfica Autoria Desconhecida
Reprodução Fotográfica Autoria Desconhecida
Reprodução Fotográfica Autoria Desconhecida
Reprodução Fotográfica Autoria Desconhecida
Reprodução fotográfica Gui von Schmidt
Reprodução fotográfica Gui Von Schmidt
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Nino Rezende
Reprodução fotográfica Nino Rezende
Reprodução fotográfica Nino Rezende
Reprodução fotográfica Nino Rezende
Paço das Artes
Museum of Contemporary Hispanic Art (Nova York, Estados Unidos)
Sadalla Galeria de Arte (São Paulo, SP)
World Trade Center (Amsterdã, Holanda)
Lyngby Kunstforening (Copenhague, Dinamarca)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Galeria Arte & Fato (Porto Alegre, RS)
Sadalla Galeria de Arte (São Paulo, SP)
Kramer Galeria de Arte (São Paulo, SP)
Galeria Arte & Fato (Porto Alegre, RS)
Kramer Galeria de Arte (São Paulo, SP)
Fundação Bienal de São Paulo
Instituto de Arquitetos do Brasil. Departamento de São Paulo (São Paulo, SP)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)
Renato Magalhães Gouvêa - Escritório de Arte
Galeria de Arte São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: