Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Carlo Barbosa

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 04.04.2017
1945 Brasil / Bahia / Feira de Santana
1988 Brasil / Bahia / Feira de Santana
Antônio Carlos de Oliveira Barbosa (Feira de Santana BA 1945 - idem 1988). Pintor e ilustrador. Autodidata, começa a pintar aos 15 anos, por volta de 1960, em Feira de Santana. Nesta mesma cidade, expõe individualmente pela primeira vez em 1965 e no ano seguinte participa de sua primeira exposição coletiva. Em 1981 ilustra o livro Mulheres Sozin...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Antônio Carlos de Oliveira Barbosa (Feira de Santana BA 1945 - idem 1988). Pintor e ilustrador. Autodidata, começa a pintar aos 15 anos, por volta de 1960, em Feira de Santana. Nesta mesma cidade, expõe individualmente pela primeira vez em 1965 e no ano seguinte participa de sua primeira exposição coletiva. Em 1981 ilustra o livro Mulheres Sozinhas, de Maria Olímpia Fortes, no Rio de Janeiro RJ. No ano seguinte, em Feira de Santana, é convidado a expor individualmente no Museu Regional de Feira de Santana, por ocasião da comemoração do 15º aniversário da instituição. Em 1986, o Museu de Arte da Bahia (Salvador BA) realiza uma importante exposição individual sua, retrospectiva de vinte anos de pintura. No Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana, é criada a Galeria de Arte Carlo Barbosa, nomeada em sua homenagem.

Exposições 40

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo
  • AYALA, Walmir. O Brasil por seus artistas. Tradução John Stephen Morris, Ida Cecília Raiche de Araújo, Zuleika Santos Andrade. Rio de Janeiro, Círculo do Livro, s.d.
  • CARLO Barbosa: pinturas e desenhos. Salvador: Museu de Arte Moderna da Bahia, 1982.
  • CARLO Barbosa: síntese 20 anos de arte. Wilson Rocha et al. Feira de Santana: Museu Regional, 1987.
  • CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CULTURA E ARTE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - GALERIA DE ARTE CARLO BARBOSA. Disponível [http://www. uefs. br/cuca/galerias. html] Acesso em: 27 out 2001.
  • SALÃO ARTE E PENSAMENTO ECOLÓGICO, 18. , Rio de Janeiro, 1978. Por uma consciência ecológica. Rio de Janeiro: Palácio da Cultura, 1978.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: