Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Beralda Altenfelder

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 12.07.2017
1961 Brasil / São Paulo / São Paulo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

A Cegonha, 1987
Beralda Altenfelder
Técnica mista sobre papel, c.i.e.
138,50 cm x 139,50 cm

Maria Beralda Altenfelder Santos (São Paulo, São Paulo, 1961). Pintora, gravadora, desenhista. Em 1976, ingressa no curso básico de desenho na Escola Panamericana de Arte, e cinco anos mais tarde inicia curso de programação gráfica no Escritório Brasileiro de Arte - Ebart, no qual, entre 1982 e 1983, estuda desenho e criatividade com Zélio e Zir...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Maria Beralda Altenfelder Santos (São Paulo, São Paulo, 1961). Pintora, gravadora, desenhista. Em 1976, ingressa no curso básico de desenho na Escola Panamericana de Arte, e cinco anos mais tarde inicia curso de programação gráfica no Escritório Brasileiro de Arte - Ebart, no qual, entre 1982 e 1983, estuda desenho e criatividade com Zélio e Ziraldo. Nesse período, estuda história da arte no curso livre do arquiteto Herbert Duschenes, tem aulas de desenho e pintura nas oficinas de técnicas mistas do Sesc Pompéia e cursa desenho de observação com Carlos Fajardo. Participa como ouvinte de diversos cursos na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, como o de teoria da cor com Carmela Gross, serigrafia com Regina Silveira, e xilogravura e gravura em metal com Evandro Carlos Jardim, além de um curso de estética com Celso Favaretto, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Continuando sua formação, Beralda Altenfelder gradua-se, em 1983, em publicidade e propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado - Faap, e no ano seguinte participa do curso para professores de educação artística, ministrado por Paulo Portella na Pinacoteca do Estado de São Paulo - Pesp. No biênio 1985-1986, estuda técnicas e materiais com Ubirajara Ribeiro, natureza e uso dos materiais com Júlio Eduardo C. Dias de Moraes e introdução à história da arte no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC/USP. Muda-se para Berlim em 1994, onde reside até 1997, quando retorna a São Paulo.

Análise

Em suas pinturas, Beralda Altenfelder cria um universo próprio formado por monstros e criaturas fantásticas. Suas telas são povoadas por seres quase humanos, máscaras, caretas e fusões de animais (cavalo com cabeça de galinha, lagarto com orelhas de gato). Dessa maneira, a artista invoca, por exemplo, os imaginários de Oswaldo Goeldi e, com mais força, os de Marcelo Grassmann. Tais criaturas, muitas vezes compostas de formas simplificadas e traços esquemáticos, com frequência remetem ao imaginário e ao desenho infantil. O universo da infância se faz notar tanto nos temas quanto nos títulos, como em A Cegonha e O Circo, pinturas de 1987. A artista se vale de pinceladas soltas e amplas, que sublinham o aspecto bizarro das figuras, e o clima feérico é reforçado pela elaboração de uma luminosidade que inspira o insólito, que cria uma atmosfera fria e noturna, própria dos temores infantis na hora de dormir, inspirados pelas histórias de fantasmas e superstições. Ao optar por uma pintura sem modelado e sem perspectiva, Beralda Altenfelder cria para suas figuras um habitat pictórico pouco profundo, uma vez que o próprio fundo da pintura se aproxima da superfície, na qual essas criaturas noturnas aparecem como que coladas ao plano e, por isso mesmo, mais próximas do espectador.

Obras 4

Abrir módulo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

A Cegonha

Técnica mista sobre papel
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Guepardo

Técnica mista
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

O Circo

Técnica mista sobre tela

Exposições 81

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 10

Abrir módulo
  • A Presença do Desenho. Curadoria Vitória Daniela Bousso; apresentação Vitória Daniela Bousso; fotografia Romulo Fialdini; projeto gráfico Iran do Espírito Santo. São Paulo: Paço das Artes, 1990. [24 p.], 11 il. p.b. SPpa 1990/p
  • ALTENFELDER, Beralda. Beralda Altenfelder. São Paulo: Galeria Millan, 1990. 1 il. color. Não catalogado
  • ALTENFELDER, Beralda. Obras recentes . São Paulo: Paço das Artes, 1987. il. color., p.b. A466 1987
  • ALTENFELDER, Beralda. Obras recentes. São Paulo: Paço das Artes, 1987. il. color., p.b.
  • INGÁ 1977-1987: Oficina de Gravura, Oficina de Escultura. Rio de Janeiro: Funarj; São Paulo: MAB/FAAP, 1987.
  • INGÁ 1977-1987: Oficina de Gravura, Oficina de Escultura. Rio de Janeiro: Funarj; São Paulo: MAB/FAAP, 1987. RJfunarj 1987
  • SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE AMERICANA, 4., 1988, Americana, SP. 4º Salão de Arte Contemporânea de Americana. Americana: MACA, 1988.
  • SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE AMERICANA, 4., 1988, Americana, SP. 4º Salão de Arte Contemporânea de Americana. Americana: MACA, 1988. SPsac-a 4/1988
  • SALÃO DE ARTE DE RIBEIRÃO PRETO, 14., 1989, Ribeirão Preto, SP. 14º Salão de Arte de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto: Senac, 1989. 8 p., il. p&b.
  • SALÃO DE ARTE DE RIBEIRÃO PRETO, 14., 1989, Ribeirão Preto, SP. 14º Salão de Arte de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto: Senac, 1989. 8 p., il. p&b. SPsarp 14/1989

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: