Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Krivoutz

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
30.04.1904
1972 Brasil / São Paulo / São Paulo
Wladimir Krivoutz (Petrogrado, Rússia 1904 - São Paulo SP 1972). Pintor, decorador. Estuda na Escola de Belas Artes de Petrogrado. Viaja a Paris, e em 1922 forma-se na École Nationale Superieure des Beaux-Arts. De volta à sua cidade natal, estuda com Soudeikine e Bakst. Em paralelo, atua como representante especial do governo francês na Indochin...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Wladimir Krivoutz (Petrogrado, Rússia 1904 - São Paulo SP 1972). Pintor, decorador. Estuda na Escola de Belas Artes de Petrogrado. Viaja a Paris, e em 1922 forma-se na École Nationale Superieure des Beaux-Arts. De volta à sua cidade natal, estuda com Soudeikine e Bakst. Em paralelo, atua como representante especial do governo francês na Indochina, em 1925. Entre 1927 e 1930, trabalha como cenógrafo dos teatros L'Opera e Champs Elysées; do Ballet de Boris Kniaseff, todos em Paris, e realiza uma série de desenhos para o balé de Anna Pavlova. Também trabalha como cenógrafo para produções cinematográficas, entre 1936 e 1943. É especialista em arte bizantina. Em 1946, vem para o Brasil; reside no Rio de Janeiro e posteriormente em Porto Alegre, em 1950. No ano seguinte, fixa residência em São Paulo, onde faz a decoração da Catedral Ortodoxa.

Exposições 20

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo
  • BENEZIT, Emmanuel-Charles. Dictionnaire critique et documentaire des peintres, sculpteurs, dessinateurs et graveurs: AA-BEDUSCHI. Paris: Grund, 1999. t. 1. R709.2 B465d 1999
  • BÉNÉZIT, Emmanuel-Charles. Dictionnaire critique et documentaire des peintres, sculpteurs dessinateurs et qraveurs: de tous les temps et de tous les pays par un groupe d´écrivains spécialistes français et étrangers. Nova edição revista e corrigida. Paris: Grund, 1976. 10 v.
  • KRIVOUTZ. Wladimir Krivoutz. Sao Paulo: MAM, 1976. , il. color. K92 1976
  • WLADIMIR Krivoutz. São Paulo: MAM, 1976.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: