Título da obra: O Sonho da Grade Oculta


Reprodução fotográfica autoria desconhecida
O Sonho da Grade Oculta
,
1985
,
Otávio Roth
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Otávio Roth (São Paulo, 1952 - São Paulo, 1993). Gravador, designer gráfico, ilustrador e professor. Em 1971, com bolsa de estudos, viaja para Israel, onde começa a fotografar. No ano seguinte, em São Paulo, ingressa no curso de publicidade da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Vai para Londres em 1974 e, por influência de Paul Piestch (1911-2012), aprende técnicas de gravura e de fabricação de papel artesanal. Com bolsa do Conselho Britânico, gradua-se em arte e design na Hornsey College of Art, em 1977. Nesse ano, muda-se para Oslo e atua como designer, ilustrador e gravador.
Em 1979, quando retorna a São Paulo, funda a fábrica de papéis artesanais Handmade Oficina de Papel. No mesmo ano, um álbum com 30 linoleogravuras suas é publicado pela editora CJS Graphics, em Nova York. É eleito o melhor gravador do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e cria xilogravura para a primeira edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Na década de 1980, dá continuidade a sua pesquisa sobre fabricação de papel e ministra workshops e cursos em várias instituições, entre elas a ESPM, a Universidade de São Paulo (USP) e o Center for the Book Arts, em Nova York. Nessa cidade, em 1981, Roth trabalha como assistente do pintor e fotógrafo americano Chuck Close (1940), além de ter suas gravuras sobre direitos humanos expostas na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre suas publicações, destaca-se a adaptação que faz, em parceria com a escritora Ruth Rocha (1931), da Declaração Universal dos Direitos Humanos, destinada ao público infantil.
No início dos anos 1990, trabalha em parceria com a escritora Ruth Rocha e a ilustradora Raquel Coelho numa série de livros infantis publicada pela Editora Melhoramentos. Nessa série, fica evidente a utilização do papel para além de sua mera função de suporte. As figuras e cenas são todas construídas com o procedimento básico do recortar e colar - bastante comum na prática infantil e escolar. São usadas inúmeras variações de papéis - dos artesanais feitos à mão àqueles industrializados encontrados no mercado. Tirando proveito das estampas e texturas criadas ou encontradas, chega-se a uma unidade entre o material e a representação. Dessa maneira, um pedaço de papel branco e fibroso pode ser nuvem numa página, espuma do mar em outra e ainda a plumagem de um pássaro na seguinte.
Paralelamente ao seu trabalho na área editorial, Roth desenvolve um método de pintura que denomina pulp painting, que consiste em pintar não sobre o papel, mas com o próprio papel, utilizando uma pasta de celulose tingida, colocada em bisnagas.
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)
Paço Municipal
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Fundação Nacional de Artes. Centro de Artes
Fundação Nacional de Artes. Centro de Artes
Galeria de Arte UFF
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Galeria de Arte UFF
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
SESC Pompéia
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Fundação Nacional de Artes. Centro de Artes
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