Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Guto Lacaz

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 20.03.2017
20.09.1948 Brasil / São Paulo / São Paulo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Submarino Nuclear em Noite de Luar
Guto Lacaz
Acrílica sobre tela
260,00 cm x 150,00 cm

Carlos Augusto Martins Lacaz (São Paulo, São Paulo, 1948). Artista multimídia, ilustrador, designer, desenhista e cenógrafo. Forma-se em eletrônica industrial pelo Liceu Eduardo Prado, em 1970, e em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São José dos Campos, São Paulo, em 1974. É editor de arte das revistas Around/AZ e Via Cint...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Carlos Augusto Martins Lacaz (São Paulo, São Paulo, 1948). Artista multimídia, ilustrador, designer, desenhista e cenógrafo. Forma-se em eletrônica industrial pelo Liceu Eduardo Prado, em 1970, e em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São José dos Campos, São Paulo, em 1974. É editor de arte das revistas Around/AZ e Via Cinturato. Entre 1978 e 1984, leciona comunicação visual e desenho de arquitetura na Faculdade de Artes Plásticas da Pontifícia Universidade Católica - PUC, de Campinas. Em São Paulo, leciona no Colégio Iadê, no curso de arquitetura na Faculdade de Belas Artes e no curso livre Artur Cole, entre 1981 e 1984. Realiza performances como Eletro-Performance (1984); Estranha Descoberta Acidental (1984); O Executivo Heavy Metal (1987); Espetáculo Máquinas II (1999), entre outras. Na década de 1990, ilustra os livros Crescente: 1977-1990, de Duda Machado; Num Zoológico de Letras, de Régis Bonvicino (1955); e o Balé dos Skazka's, de Kátia Canton (1962). Em 2005, publica o livro Desculpe a Letra, que reúne desenhos realizados para a coluna da jornalista Joyce Paschowith, no jornal Folha de S. Paulo.

Análise

A produção de Guto Lacaz transita entre o design gráfico, a criação com objetos do cotidiano e a exploração das possibilidades tecnológicas na arte, sempre tratados com humor e ironia, como é possível notar em Crushfixo (1974), um de seus primeiros trabalhos, ou em Fuscão Preto no Acapulco Drive-In (1981), no qual, por meio de uma maquete, associa uma canção popular à música de vanguarda do compositor Arrigo Barnabé (1951).

Vários de seus trabalhos relacionam-se ao universo da mídia e do consumo, como Óleo Maria à Procura da Salada (1982), em que uma lata de óleo se desloca em uma bandeja equipada com radares, ou Ono (1991), obra em homenagem ao arquiteto Walter Ono, criada a partir de um embalagem de sabão em pó. Lacaz realiza também grandes instalações, como Auditório para Questões Delicadas (1989), na qual faz uma intervenção no parque Ibirapuera, em São Paulo. Instala, no meio do lago do parque, seqüências de cadeiras, que, por meio de estruturas ocultas, parecem flutuar na água. Em Cosmos (1991), definida pelo artista como uma livre interpretação da mecânica celeste, dispõe, em uma sala escura, pedestais de diferentes alturas, cujos motores elétricos fazem com que pequenas esferas brancas descrevam orbitais que variam em direção, diâmetro e velocidade. Ao percorrer a instalação, o espectador tem a sensação de estar caminhando por entre os corpos celestes.

Guto Lacaz realiza ainda diversas performances, como Espetáculo Máquinas II (1999) ou Eletro Performance (1984), que tem como participantes a atriz Cristina Mutarelli (1957), o arquiteto Javier Borracha e o irmão do artista Nenê Lacaz, entre outros.

Obras 11

Abrir módulo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

3 Lâmpadas

Acrílica sobre tela
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Carmem

Colagem
Reprodução fotográfica Rômulo Fialdini

Hashi

Esmalte sobre disco
Reprodução fotográfica Rômulo Fialdini

Homem na Escada

Esmalte sobre madeira

Exposições 109

Abrir módulo

Feiras de arte 1

Abrir módulo

Instalações 1

Abrir módulo

Oficinas 1

Abrir módulo

Performances 2

Abrir módulo

Shows musicais 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 29

Abrir módulo
  • 5 anos de design gráfico no Brasil: coletânea de portfólios. Edição Eduardo Viotti; texto Maria Edicy Moreira. São Paulo, 127 p. , 2000.
  • A IMAGEM do som de Caetano Veloso: 80 composições de Caetano Veloso interpretadas por 80 artistas contemporâneos. Curadoria Felipe Taborda. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1998.
  • A NOVA dimensão do objeto. São Paulo: MAC/USP, 1986.
  • AMARAL, Aracy et al. Modernidade: arte brasileira do século XX. São Paulo: MAM; Paris: Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris, 1988.
  • AR: exposição de artes plásticas, brinquedos, objetos e maquetes. Curadoria Lauro Cavalcanti, Luiz Áquila; apresentação Lauro Cavalcanti, Luiz Áquila. Rio de Janeiro: Paço Imperial, 1997. [24p. ] il. color.
  • ARTE e artistas plásticos no Brasil 2000. São Paulo: Meta, 2000.
  • ARTE suporte computador. Organização Solange Lisboa e Antonio Ruete. São Paulo: Casa das Rosas, 1997.
  • ARTE/CIDADE 2: a cidade e seus fluxos. Apresentação Ricardo Ohtake; texto Nelson Brissac Peixoto, Amir Labaki, Arlindo Machado, Laymert Garcia dos Santos, Olgária Matos. São Paulo: Marca D'Água, 1994. 92 p. il.
  • BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, 18. , 1985, São Paulo, SP. Catálogo geral. Curadoria Sheila Lerner. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1985.
  • BONVICINO, Régis. Num zoológico de letras. Ilustração Guto Lacaz. São Paulo: Maltese, 1994. 24p. il. p. b.
  • BRASIL: la nueva generación. Tradução Maria Elvira Iriarte. Caracas: Fundación Museo de Bellas Artes, 1991. il. color.
  • BRAZIL projects. Texto Paulo Vanzolini, Jayme de Almeida, Frederico Morais, Ricardo Ohtake, Marcelo Kahns, Fabiano Canosa, Okky de Souza, Leonardo Neto, Rosely Nakagawa. New York: P.S. 1, 1988. 104 p., il. color., p&b.
  • CADERNO didático-informativo. Brasília: Fundação Athos Bulcão, 1993. 30 p. s. il.
  • COTIDIANO/ARTE: A Técnica. São Paulo: Itaú Cultural, 1999. (Eixo Curatorial 1999).
  • ESPAÇO Cultural do Aeroporto de Congonhas (São Paulo). Aviação e arte. Comentário Casimiro Xavier de Mendonça, George Nelson Preston, Walter Zanini, Sheila Leirner, Pietro Maria Bardi; curadoria Zilda Matheus; apresentação Zilda Matheus; comentário Paulo Bomfim, Nelson Leirner, Olney Krüse. São Paulo, s.d. [24p. ] il. color.
  • GALERIA Montesanti Roesler (São Paulo, SP). A Ferro e fogo. Curadoria Marili Brandão. São Paulo, folha dobrada, il. , s.d..
  • LACAZ, Guto. Cosmos - um passeio no infinito instalação de Guto Lacaz. Apresentação Maria Carla G. de Araujo Moreira. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 1994. [8 p. ] il. color.
  • LACAZ, Guto. Guto Lacaz. São Paulo: Subdistrito, 1987. il. p. b. color. , fot.
  • LACAZ, Guto. Guto Lacaz: desenhos, objetos, pinturas, vídeo-instalações, performances, projetos e instrumentos científicos. São Paulo: Arte Moderna Phoenix Estudio, 1985. [60 p. ] il. pb. color.
  • LACAZ, Guto. Guto Lacaz: idéias modernas. Poços de Caldas: Casa da Cultura, 1993. il. p. b. color.
  • LACAZ, Guto. Páginas preciosas: templo - mídia. Apresentação Carlos Uchôa. São Paulo: Galeria Luisa Strina, 1993. folha dobrada il. color.
  • LACAZ, Guto. Works. Apresentação Regina Silveira. s.l., [16 p. ], s.d..
  • MACHADO, Duda. Crescente 1977-1990. Ilustração Guto Lacaz. São Paulo: Duas Cidades, Secretaria de Estado. (Claro enigma).
  • MARINHAS. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 1994.
  • MARTINELLI, Mirella. O inventor. Direção Francisco César Filho, Mirella Martinelli; fotografia Francisco Botelho; produção Maria Ionescu; trilha sonora Mário Manga; música André Abujamra; som Tide Borges, Lia Camargo. São Paulo: Orion cinema e vídeo, 1991. (12 min): NTSC, Sonoro, Col.
  • MASAGÃO, Marcelo (coord. ). Arte & lixo. CD-Rom. São Paulo: Agência Observatório, 1997.
  • MOSTRA DO MÓVEL E DO OBJETO INUSITADO, 1. , São Paulo, 1978. Catálogo. São Paulo: Paço das Artes, 1978.
  • MUBE, SCHMIDT, Carlos von. Off Bienal. São Paulo, 1996. 3 p. Il. p. b.
  • PEDROSA, João. Arguto e sagaz. Guia das Artes, São Paulo: Casa Editorial Paulista, v. 2, n. 7, p. 38-41, 1987.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: