Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Pedro Tort

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
28.08.1916 Espanha / Catalunha / Barcelona
15.01.2006 Brasil / São Paulo / São Paulo
Pere Tort (Barcelona, Espanha 1916 - São Paulo SP 2006). Pintor. Estuda na Escola de Belas Artes de Terrassa, Espanha. De volta a Barcelona cria e promove o grupo de artistas de vanguarda Els Blaus de Sarriá, com a colaboração e o mecenatodo poeta J.V. Foix. É considerado como um dos principais renovadores da arte espanhola na década de 1940. Em...

Texto

Abrir módulo

Pere Tort (Barcelona, Espanha 1916 - São Paulo SP 2006). Pintor. Estuda na Escola de Belas Artes de Terrassa, Espanha. De volta a Barcelona cria e promove o grupo de artistas de vanguarda Els Blaus de Sarriá, com a colaboração e o mecenatodo poeta J.V. Foix. É considerado como um dos principais renovadores da arte espanhola na década de 1940. Em 1942 realiza, com a colaboração do pintor Camps, a decoração da cúpula e do presbitério da Basílica do Espírito Santo em Terrassa. Em 1946 participa da mostra Três pintores e Um Escultor, com Puig, Pons, e o escultor Boadella. Desse núcleo se origina, em 1948, o movimento Dau al Set. Em 1952 muda-se para o Brasil, instalando-se em São Paulo. Nesse mesmo ano cria a empresa Prisma, de decoração, desenho e pintura. Em 1955 inicia suas atividades como professor de arte e pintura, trabalho que realizará durante vinte anos, em diversos espaços: no Centro Cultural A Hebraica, no Esporte Clube Pinheiros e em seu próprio atelier. Em 1964, sob o nome Plasticart, introduz no país a tinta plástica para artistas pintores, na época ainda desconhecida no Brasil. Ilustra diversos livros como Contos, de Pirandello, Rua Augusta, de Maria de Lourdes Teixeira, A Ladeira da Memória, de José Geraldo Vieira e Três Fases, de Nilza Mattei. Expõe constantemente em várias cidades brasileiras e também na Espanha. Participa da 7ª e da 9ª edições da Bienal Internacional de São Paulo. Em 1996 José Roberto Teixeira Leite o inclui no livro Pintores Espanhóis no Brasil, que origina uma exposição homônima na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no mesmo ano.

Exposições 20

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo
  • ANTÔNIO Henrique Amaral, Odetto Guersoni, Tomie Ohtake, Pedro Tort e Gerda Brentani. São Paulo: Galeria de Arte Com. Alberto Bonfiglioli, 1970.
  • GULLAR, Ferreira (et. al). 150 anos de pintura no Brasil: 1820-1970. Rio de Janeiro: Colorama, 1989.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Pintores Espanhóis no Brasil. São Paulo: Espaço Cultural Sérgio Barcellos, 1996.
  • TORT, Pedro. Pedro Tort. São Paulo: Galeria Alberto Bonfiglioli, 1982. , il. p&b color.
  • TORT, Pedro. [Currículo]. Enviado pelo artista.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: