Artigo da seção pessoas Pedro Tort

Pedro Tort

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento dePedro Tort: 28-08-1916 Local de nascimento: (Espanha / Catalunha / Barcelona) | Data de morte 15-01-2006 Local de morte: (Brasil / São Paulo / São Paulo)

Pere Tort (Barcelona, Espanha 1916 - São Paulo SP 2006). Pintor. Estuda na Escola de Belas Artes de Terrassa, Espanha. De volta a Barcelona cria e promove o grupo de artistas de vanguarda Els Blaus de Sarriá, com a colaboração e o mecenatodo poeta J.V. Foix. É considerado como um dos principais renovadores da arte espanhola na década de 1940. Em 1942 realiza, com a colaboração do pintor Camps, a decoração da cúpula e do presbitério da Basílica do Espírito Santo em Terrassa. Em 1946 participa da mostra Três pintores e Um Escultor, com Puig, Pons, e o escultor Boadella. Desse núcleo se origina, em 1948, o movimento Dau al Set. Em 1952 muda-se para o Brasil, instalando-se em São Paulo. Nesse mesmo ano cria a empresa Prisma, de decoração, desenho e pintura. Em 1955 inicia suas atividades como professor de arte e pintura, trabalho que realizará durante vinte anos, em diversos espaços: no Centro Cultural A Hebraica, no Esporte Clube Pinheiros e em seu próprio atelier. Em 1964, sob o nome Plasticart, introduz no país a tinta plástica para artistas pintores, na época ainda desconhecida no Brasil. Ilustra diversos livros como Contos, de Pirandello, Rua Augusta, de Maria de Lourdes Teixeira, A Ladeira da Memória, de José Geraldo Vieira e Três Fases, de Nilza Mattei. Expõe constantemente em várias cidades brasileiras e também na Espanha. Participa da 7ª e da 9ª edições da Bienal Internacional de São Paulo. Em 1996 José Roberto Teixeira Leite o inclui no livro Pintores Espanhóis no Brasil, que origina uma exposição homônima na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no mesmo ano.

Outras informações de Pedro Tort:

  • Outros nomes
    • Pere Tort
  • Habilidades
    • Pintor

Exposições (21)

Todas as exposições

Fontes de pesquisa (5)

  • LEITE, José Roberto Teixeira. Pintores Espanhóis no Brasil. São Paulo: Espaço Cultural Sérgio Barcellos, 1996. 173 p.
  • ANTÔNIO Henrique Amaral, Odetto Guersoni, Tomie Ohtake, Pedro Tort e Gerda Brentani. São Paulo: Galeria de Arte Com. Alberto Bonfiglioli, 1970.
  • PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
  • TORT, Pedro. Pedro Tort. São Paulo: Galeria Alberto Bonfiglioli, 1982. , il. p&b color.
  • TORT, Pedro. [Currículo]. Enviado pelo artista.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • PEDRO Tort. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8790/pedro-tort>. Acesso em: 17 de Set. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7