Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Marina Caram

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 10.04.2017
1925 Brasil / São Paulo / Sorocaba
03.03.2008 Brasil / São Paulo / São Paulo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Enterro no Morro, 1963
Marina Caram
Técnica-mista, c.i.d.
51,00 cm x 68,00 cm

Marina Caram (Sorocaba, São Paulo, 1925 - São Paulo, São Paulo, 2008) Pintora, escultora, desenhista, gravadora e ilustradora. Inicia sua produção artística em Sorocaba, em 1945. Muda-se para São Paulo e é apresentada ao modernista Oswald de Andrade (1890-1954) que, impressionado com o trabalho da jovem artista, apresenta-lhe a Pietro Maria Bard...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Marina Caram (Sorocaba, São Paulo, 1925 - São Paulo, São Paulo, 2008) Pintora, escultora, desenhista, gravadora e ilustradora. Inicia sua produção artística em Sorocaba, em 1945. Muda-se para São Paulo e é apresentada ao modernista Oswald de Andrade (1890-1954) que, impressionado com o trabalho da jovem artista, apresenta-lhe a Pietro Maria Bardi (1900-1999). Em meados de 1950, conhece Di Cavalcanti (1897-1976), que lhe empresta seu ateliê. Sua primeira exposição é uma individual no Museu de Arte de São Paulo (Masp), em 1951. Recebe do governo francês uma bolsa de estudos em Paris, onde frequenta a Escola Superior de Belas Artes, entre 1951 e 1953.

Regressando ao Brasil, expõe novamente no Masp. Realiza diversas viagens de estudo, conhecendo Inglaterra, Argentina, Uruguai, Bolívia e várias partes do Brasil. Em 1983, recebe convite do Museu Saint-Vic, em Saint-Armand Montrond, França, para expor suas obras. Como ilustradora, Caram colabora com o Suplemento Literário do jornal O Estado de S. Paulo e realiza as ilustrações dos livros Ibéria Crucificada, de Miguel Melgarejo (1961); Grito de Augusto, de Aldenora de Sá Porto (1967); Joatão e a Ilha, de José Fonseca Fernandes (1986); e Vocação Hipócrita, de Paulo Fratelli (1986).

A Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) concede à artista prêmio na categoria de Retrospectiva, pelos 40 anos de sua produção em pintura, em 1985. Obras de Marina Caram fazem parte do acervo do Masp, do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC/SP) e da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Análise

Marina Caram constrói uma figuração de características expressionistas dentro de uma temática eminentemente social, apresentando em seus trabalhos personagens anônimos das grandes cidades e das manifestações folclóricas, como em Prostituta (1952), Enterro no Morro (1963) e Favelado Rei do Carnaval (1974). Essas figuras aparecem numa configuração dramática, acentuada pela atmosfera sombria e pelas pinceladas vigorosas que, em geral, predominam em sua obra.

Para o crítico e colecionador de arte Pietro Maria Bardi, Caram tem, no início de sua carreira, a afinidade com o sentimento expressionista e com os temas ligados ao drama humano. A artista também aborda o sincretismo religioso da Bahia, compondo pinturas da série Orixás, como Omulu (1954), Oxossé (1959) e Exu (1960), sempre num registro de distorção das representações e busca por dramaticidade. Nesse mesmo período, realiza a série de xilogravuras Barroca.

Durante os anos 1960, outros temas se destacam em sua obra, como a relação entre o homem e as profissões, Selos e Carimbos (1967), e entre o homem e a máquina, Artesanato Mutilado pela Máquina (1969). Entre as décadas de 1970 e 1980, Caram produz uma série de pinturas cujos temas são o Carnaval e o circo. Nessas obras, misturam-se alegria e desespero, como em Fim de Carnaval (1975) e Palhaço Enamorado(1983).

Obras 14

Abrir módulo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

A Espera

Aquarela e sépia
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

A Prostituta

Óleo sobre tela
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Bestialidade

Técnica-mista

Exposições 47

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 24

Abrir módulo
  • .
  • ARTE suporte computador. Organização Solange Lisboa e Antonio Ruete. São Paulo: Casa das Rosas, 1997. SPcr 1997/a
  • AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Organização André Seffrin. 2. ed. rev. e ampl. Curitiba: Ed. UFPR, 1997. R750.81 A973d 2.ed.
  • BIENAL BRASIL SÉCULO XX, 1994, São Paulo, SP. Bienal Brasil Século XX: catálogo. Curadoria Nelson Aguilar, José Roberto Teixeira Leite, Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli, Maria Alice Milliet, Walter Zanini, Cacilda Teixeira da Costa, Agnaldo Farias. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1994. 700 BI588sp Sec.XX
  • CARAM, Marina. Marina Caram. Apresentação Pietro Maria Bardi. São Paulo: MASP, 1985. [48] p., il. p&b. color. CAT-G C259 1985
  • CARAM, Marina. Marina Caram. São Paulo: Galeria do Memorial, 1993.
  • CARAM, Marina. Marina Caram. São Paulo: MASP, 1985.
  • CARAM, Marina. Marina Caram: o trágico e o lírico. São Paulo: Galeria do Memorial, 1993. , il. color. C259 1993
  • EXPRESSIONISMO no Brasil: heranças e afinidades. Apresentação de Roberto Muylaert e Sheila Leirner. São Paulo: Fundação Bienal, 1985. (XVIII Bienal Internacional de São Paulo, 1985).
  • Falecimentos. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 11 de mar. 2008. Cidades/Metrópole, C.4. Não catalogado
  • GALLAS, Alfredo G. (coord.). 100 obras Itaú. São Paulo: Itaugaleria, 1985. 210 p., il. color.
  • GALLAS, Alfredo G. (coord.). 100 obras Itaú. São Paulo: Itaugaleria, 1985. 210 p., il. color. 700.74 C394 1985
  • GULLAR, Ferreira (et. al). 150 anos de pintura no Brasil: 1820-1970. Rio de Janeiro: Colorama, 1989. R703.0981 P818d
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988. R759.981 L533d
  • LOUZADA, Júlio. Artes plásticas Brasil 1987: seu mercado, seus leilões. São Paulo: Inter / Arte / Brasil, 1986. v. 2. R702.9 L895a v.2, v.5
  • PERFIL da Coleção Itaú. Curadoria Stella Teixeira de Barros. São Paulo: Itaú Cultural, 1998.
  • PINACOTECA Ruben Berta e PINACOTECA Aldo Locatelli: catálogo geral. 1991. , il. p&b color. RSprb 1991
  • RESSIONISMO no Brasil: heranças e afinidades. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1985. 128 p., il. p&b., color. SPfb 1985
  • SALÃO PAULISTA DE ARTE MODERNA, 10. , 1961, São Paulo. 10º Salão Paulista de Arte Moderna. São Paulo: Galeria Prestes Maia, 1961.
  • SALÃO PAULISTA DE ARTE MODERNA, 10. , 1961, São Paulo. 10º Salão Paulista de Arte Moderna. São Paulo: Galeria Prestes Maia, 1961. SPspam 10/1961
  • SCHMIDT, Carlos von. Marina Caram: visão crítica. Artes:, Sao Paulo, v.22, n.63, p.48, abr./jun. 1987. P10/63/87
  • SCHMIDT, Carlos von. Marina Caram: visão crítica. Artes:, São Paulo, v. 22, n. 63, p. 48, abr. /jun. 1987.
  • XILOGRAVURA: do cordel à galeria. São Paulo: Metrô, 1994. Spmetrô 1994

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: