Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Leonino Leão

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1948 Brasil / Minas Gerais / Cachoeira de Minas
1988 Brasil / Minas Gerais / Juiz de Fora
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Janela do Caos/Murilo Mendes, 1986
Leonino Leão
Técnica mista sobre papel
150,00 cm x 210,00 cm
Coleção Gilberto Chateaubriand - MAM/RJ

Leonino Felício Raymundo Leão (Cachoeira de Minas MG 1948 - Juiz de Fora MG 1989). Gravador, desenhista, pintor, fotógrafo e professor. É licenciado em educação artística e artes plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e cursa extensão universitária em artes plásticas na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, entre 1971 e 1973...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Leonino Felício Raymundo Leão (Cachoeira de Minas MG 1948 - Juiz de Fora MG 1989). Gravador, desenhista, pintor, fotógrafo e professor. É licenciado em educação artística e artes plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e cursa extensão universitária em artes plásticas na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, entre 1971 e 1973. No mesmo período, estuda gravura e desenho com Álvaro Apocalipse, Yara Tupynambá, Marília Rodrigues e João Quaglia. De 1984 a 1987, é professor de pintura do departamento de artes da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Atua como fotógrafo responsável pelo preparo dos materiais iconográficos das exposições Murilo Mendes: O Olho Armado, de 1985; Olhar de Poeta, de 1986; e Tempo Espanhol, de 1987.

Obras 2

Abrir módulo

Exposições 15

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • LEONINO Leão: pinturas, litografias, monotipias. São Paulo: Traço Galeria de Arte, s.d.
  • LEONINO Leão: triângulos, veículos de significados. Apresentação de Ismael Assumpção. São Paulo: Galeria SESC Carmo, 1979.
  • PONTUAL, Roberto. Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1987.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: