Título da obra: Procissão do Bom Jesus dos Navegantes


Reprodução fotográfica autoria desconhecida
As Vaidosas
,
1984
,
Sante Scaldaferri
Reprodução Fotográfica Autoria desconhecida
Sante Scaldaferri (Salvador, Bahia, 1928 - idem, 2016). Pintor, gravador, tapeceiro, ator, cenógrafo, professor. Em 1957 forma-se em pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Na mesma instituição estuda a técnica de encáustica com Rescála (1910-1986) e faz curso livre de gravura com Mario Cravo Júnior (1923). Scaldaferri é responsável pela implantação, em Salvador, dos centros de formação artesanal do Serviço Social do Comércio - Sesc, do Serviço Social da Indústria - Sesi e da Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia. Em meados da década de 1950 atua como cenógrafo em produções relacionadas ao cinema novo e como ator em filmes de Glauber Rocha (1939 - 1981). No início de sua trajetória artística realiza retratos e pinturas de temática social. Entre 1960 e 1964, é assistente artístico da arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992) e professor da Escola da Criança do Museu de Arte da Moderna da Bahia (MAM/BA). O artista cria também vários painéis para espaços públicos localizados principalmente em Salvador. Publica, em 1997, o livro Os Primórdios da Arte Moderna na Bahia, pela Fundação Casa de Jorge Amado. Em 2000 é realizado o vídeo Sante Scaldaferri - A Dramaturgia dos Sertões, com fotografia de Mario Cravo Neto (1947) e direção de Walter Lima, e, em 2001, o vídeo Sante Scaldaferri: Erudito e Popular, com direção de Maria Ester Rabello. Em 2003 é lançado o livro Sante Scaldaferri: Desenhos, pela Fundação Casa de Jorge Amado.
No início de sua trajetória Sante Scaldaferri pinta retratos e cenas de cunho social. Desde 1956, o artista incorpora à sua produção imagens de ex-votos, para expressar a fragilidade da condição humana. Em trabalhos mais recentes, acrescenta objetos às pinturas.
Nas telas Homem Porco ou O Homem-Porco Beija a Mulher Porca (ambas de 1982) trabalha com a figura humana no limite entre o divino e o animal. Seus personagens caricaturais e, até mesmo grotescos, podem ser aproximados tanto de certos vetores do surrealismo quanto da tradição expressionista européia. Nos corpos dos seus personagens, a decadência física parece aliar-se à moral. Seus trabalhos se esforçam para estimular a crítica e a reflexão.
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução Fotográfica Michel Lee Wanner
Reprodução Fotográfica Michel Lee Wanner
Reprodução Fotográfica Michel Lee Wanner
Reprodução Fotográfica Michel Lee Wanner
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica João L. Musa/Itaú Cultural
Reprodução fotográfica João L. Musa/Itaú Cultural
Reprodução Fotográfica Michel Lee Wanner
Reprodução Fotográfica Michel Lee Wanner
Reprodução Fotográfica Michel Lee Wanner
Reprodução Fotográfica Michel Lee Wanner
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução Fotográfica Michel Lee Wanner
Reprodução Fotográfica Autoria desconhecida
Reprodução Fotográfica Michel Lee Wanner
Reprodução Fotográfica Autoria desconhecida
Reprodução Fotográfica Michel Lee Wanner
Reprodução Fotográfica Michel Lee Wanner
Galeria Prestes Maia
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)
Convento de Nossa Senhora do Carmo. Igreja (Salvador, BA)
A Galeria
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Fundação Bienal de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo
Museu Nacional de Belas Artes
Galeria Grossmann (São Paulo, SP)
Fundação Nacional de Artes (Av. Rio Branco, Rio de Janeiro, RJ)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu do Estado de Pernambuco (MEPE)
Teatro Guaíra
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
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