Anatol Wladyslaw
![O Passado Vive no Presente, 1984 [Obra]](http://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2000/01/000152003013.jpg)
O Passado Vive no Presente, 1984
Anatol Wladyslaw
Óleo sobre tela, c.s.e.
120,00 cm x 94,00 cm
Texto
Biografia
Anatol Wladyslaw Naftali (Varsóvia Polônia 1913 - São Paulo SP 2004). Pintor, desenhista, gravador. Formado em engenharia, inicia estudos de pintura com Lucy Citti Ferreira (1911), Yolanda Mohalyi (1909 - 1978). Posteriormente, freqüenta também o ateliê de Flexor (1907 - 1971). A partir da metade da década de 1940 realiza suas primeiras pinturas de caráter figurativo. Por volta de 1950, produz obras inteiramente abstrato-geométrico. Integra o Grupo Ruptura, juntamente com os artistas Waldemar Cordeiro (1925 - 1973), Geraldo de Barros (1923 - 1998), Lothar Charoux (1912 - 1987), Féjer (1923 - 1989), Leopoldo Haar (1910 - 1954) e Luiz Sacilotto (1924 - 2003), em 1952. Em suas telas predominam composições ortogonais e a sugestão do desdobramento sucessivo de planos de cor. A partir do início dos anos 1960, volta ao figurativismo e apresenta formas reconhecíveis, realizadas com grande simplificação formal. Sua produção do período revela um caráter mítico que evoca, por vezes, a obra de Marc Chagall (1887 - 1985).
Comentário Crítico
Anatol Wladyslaw começa tarde na arte. Estuda desenho e pintura a partir de 1944, depois de se formar como engenheiro eletrônico, em 1939. Tem aulas com Lucy Citti Ferreira (1911), Yolanda Mohalyi (1909 - 1978) e Flexor (1907 - 1971). Expõe pela primeira vez no Salão do Sindicato dos Artistas Plásticos, em 1948. Faz paisagens com fortes contrastes de cor. Dois anos depois conhece Waldemar Cordeiro (1925 - 1973) e, com ele entra em contato com artistas interessados em formar um grupo construtivo em São Paulo. Em 1952, participa da fundação do Grupo Ruptura. Assina o manifesto do grupo e integra a sua primeira exposição, no Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP. Também participam da fundação do coletivo: Leopoldo Haar (1910 - 1954), Lothar Charoux (1912 - 1987), Féjer (1923 - 1989), Geraldo de Barros (1923 - 1998) e Luiz Sacilotto (1924 - 2003).
Nesse período, faz arte construtiva, mas sem os rigores e a impessoalidade do concretismo mais ortodoxo. Sua pintura é feita a óleo, de modo tradicional, com um colorido suave e variado. Essa fase geométrica dura até 1957. A partir daí, suas telas tornam-se mais gestuais, flertando com o tachismo, e seu trabalho sofre várias mudanças. Progressivamente passa do construtivismo para a abstração informal, e se reaproxima da figuração. Na 6ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1961, Wladyslaw recebe o prêmio de desenho nacional. Seu trabalho como desenhista torna-se mais conhecido que o de pintor. Segundo o historiador Wolfgang Pfeiffer, os desenhos dessa época são feitos "de maneira bastante lírica (...) enfatizando suas zonas de concentração tachista".
As pinturas mostradas a partir de 1963 são figurativas. O artista traça imagens sobre um fundo de gestos e manchas, sobrepondo formas reconhecíveis a sua pintura informal. O crítico e colecionador Theon Spanudis compara essas pinturas "de colorido sombrio e brilhos" às "catedrais medievais". Os temas tornam-se cada vez mais presentes na pintura de Wladyslaw. Nos anos 1960 seus quadros combinam desenho figurativo com pintura gestual. Na década seguinte, o artista diminui a expressividade da pincelada, dá mais destaque às áreas de cor e centraliza a composição nos temas.
Sua pintura ocupa-se de temas imaginativos, construídos com figuras míticas. Cada vez mais próximo da sensibilidade surrealista, aborda narrativas judaicas tradicionais. Os temas e a composição o aproximam do trabalho do pintor russo Marc Chagall (1887 - 1985). Em 1984, expõe no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp. Esta é uma de suas últimas exposições na década. Depois de 1986, seu trabalho entra em recesso, fica seis anos sem ser mostrado. Em 1992, Wladyslaw retorna às galerias e monta uma exposição de pinturas em Wroclaw e Varsóvia, na Polônia. No ano seguinte, a mesma individual é trazida para a Pinacoteca do Estado de São Paulo - Pesp.
Obras 11
Alegoria
Astronautas
Cabeça 3
Composição
Extremos Que Se Compensam
Exposições 114
-
9/1947 - 10/1947
-
5/11/1947 - 22/11/1947
-
16/7/1948 - 31/7/1948
-
20/3/1951 - 30/3/1951
-
20/10/1951 - 23/12/1951
Feiras de arte 1
-
29/4/2010 - 2/5/2010
Fontes de pesquisa 16
- 150 anos de pintura no Brasil: 1820-1970. Rio de Janeiro: Colorama, 1989.
- AMARAL, Aracy (org.). Arte construtiva no Brasil - Constructive art in Brazil. Tradução Izabel Murat Burbridge. São Paulo: Companhia Gráfica Melhoramentos: DBA Artes Gráficas, 1998. (Coleção Adolpho Leirner).
- AMARAL, Aracy (org.). Projeto Construtivo Brasileiro na arte (1950-1962). Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna; São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1977.
- BANDEIRA, João (org.). Arte concreta paulista: documentos. São Paulo: Cosac & Naify: Centro Universitário Maria Antônia, 2002. 96 p., il. p&b. (Arte concreta paulista).
- Concretista Anatol Wladyslaw morre de parada cardíaca em SP. Folha de S. Paulo, São Paulo, 1 de out. 2004. Ilustrada, p. 6. Folha de S. Paulo
- DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5).
- JUSTINO, Maria José. 50 anos de salão paranaense de Belas Artes. Curitiba: MAC, 1995. CAT-G PRsp 1995/c ex.02
- LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
- PONTUAL, Roberto. Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1987.
- SCHENBERG, Mario. Pensando a arte. São Paulo: Nova Stella, 1988.
- WLADYSLAW, Anatol. Anatol Wladyslaw. São Paulo: A Ponte Galeria de Arte, s.dfolha dobrada, il. color.
- WLADYSLAW, Anatol. Anatol Wladyslaw: desenhos. São Paulo: MAC/USP, 1980. folha dobrada, il. p.b.
- WLADYSLAW, Anatol. Anatol Wladyslaw: pintura e desenhos. Santos: Centro Cultural Brasil-Estados Unidos, 1979. 1f.dobrada, 1f.solta, 1 il. color.
- WLADYSLAW, Anatol. As pinturas de Wladyslaw. São Paulo: Galeria de Arte São Luiz, 1964.
- WLADYSLAW, Anatol. Peneirando e burlando: pinturas. São Paulo: Espaço Cultural Ena Beçak, 1997. folha dobrada, il. color.
- WLADYSLAW, Anatol. Wladyslaw: pinturas. São Paulo: MASP, 1984.
Como citar
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
-
ANATOL Wladyslaw.
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023.
Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8661/anatol-wladyslaw. Acesso em: 29 de janeiro de 2023.
Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7