Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Silvio Dworecki

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
18.08.1949 Brasil / São Paulo / São Paulo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Bailarina, 1980
Silvio Dworecki
Óleo sobre tela, c.i.d.

Silvio Melcer Dworecki (São Paulo SP 1949). Pintor, cenógrafo, professor. Ingressa no curso de artes plásticas e história da arte da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) em 1964. Em 1967, expõe na 9a Bienal Internacional de São Paulo. Em 1969, prepara-se para o ingresso na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FA...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Silvio Melcer Dworecki (São Paulo SP 1949). Pintor, cenógrafo, professor. Ingressa no curso de artes plásticas e história da arte da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) em 1964. Em 1967, expõe na 9a Bienal Internacional de São Paulo. Em 1969, prepara-se para o ingresso na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) com aulas de Antonio Benettazzo, Luiz Paulo Baravelli (1942) e Carlos Fajardo (1941). Cursa a FAU/USP entre 1970 e 1974. Apresenta na conclusão do curso trabalho sobre Ensino e Desenho, sob orientação de Flávio Motta (1916). Paralelamente à sua atividade artística, dedica-se ao ensino de arte, fundando em 1973 a escola de arte Jogo Estúdio com Eugênia Theresa de Andrade e lecionando o Primeiro Curso Livre de Artes Plásticas no Museu Lasar Segall, no qual inicia seu método de ensino, Desinibição do traço. Leciona, a partir de 1977, na Escola de Artes Plásticas da Faap e na área de Programação Visual da FAU/USP. No ano seguinte freqüenta aulas de Suanê e Nelson Nóbrega (1900-1997) (desenho e pintura) e Evandro Carlos Jardim (1935) (gravura). Apresenta a dissertação de mestrado Ensino e Desenho, na FAU/USP, sob a orientação de Élide Monzéglio, em 1984. Realiza a cenografia do espetáculo A Casa de Bernarda Alba, dirigido por Eugênia Thereza de Andrade em 1985, pela qual recebe o Prêmio Cenógrafo Revelação da APCA. Em 1992, expõe Ventos de Luz, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). Dois anos depois, apresenta a tese de doutorado Do olho à mão: um método para o ensino das artes plásticas na FAU/USP, sob a orientação de Lucrécia D'Aléssio Ferrara. No mesmo ano é nomeado presidente da Associação de Educadores do Estado de São Paulo. Passa a integrar o Conselho Consultivo da Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pesp) em 1995.

Obras 1

Abrir módulo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Bailarina

Óleo sobre tela

Exposições 21

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 7

Abrir módulo
  • AVENIDA Paulista. Apresentação de José Papa Júnior. São Paulo: Galeria SESC Paulista, 1983.
  • CLÁUDIO Fonseca, José Tarantino, Silvio Dworeck, Rui Siqueira. Apresentação de Rozélia Medeiros, Idéo Bava e Nelson Nóbrega. São Paulo: Galeria SESC Paulista, 1979.
  • Dworecki, S. Em busca do traço perdido. São Paulo: Scipione : Edusp, 1998. não catalogado
  • PROJETO contato. São Paulo : Sesc Galeria Paulista, 1995. 1 folha solta dobrad.
  • SENSES: um olhar sensível sobre a arte atual. Apresentação de Renato Magalhães Gouvêa. Texto de Paulo Klein. São Paulo: Renato Magalhães Gouvêa Escritório de Arte, 1994. (Projeto atual Brasil,1).
  • SILVIO Dworecki. Apresentação de Paulo Mendes da Rocha. São Paulo: Galeria Paulo Prado, 1986.
  • TRÊS anos de galeria de arte. Texto Meiri Levin; comentário Marcos Arbaitman, Hélio Bobrow. São Paulo: A Hebraica, 1997. 64 p., il. p&b.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: