Título da obra: Sapeco de Erva-Mate


Reprodução Fotográfica Autoria desconhecida
Retrato de Senhora
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s.d.
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Alfredo Andersen
Reprodução Fotográfica Romulo Fialdini
Alfredo Emílio Andersen (Christiansand, Noruega 1860 - Curitiba, Paraná, 1935). Pintor, escultor, decorador, cenógrafo, desenhista, professor. Inicia sua formação artística em Oslo, onde estuda com Wilhelm Krogh, conhecido cenógrafo, pintor e decorador, entre 1874 e 1878. No começo da década de 1880, freqüenta a Academia Real de Belas Artes de Copenhague, onde recebe orientação do retratista Carl A. Andersen. Leciona desenho, entre 1881 e 1883, na Escola para Rapazes em Vesterbron Asyl. Em 1891, o artista empreende viagem pela América do Sul, e passa pela costa brasileira. Retorna à Noruega, e, em 1893, realiza uma segunda viagem ao Brasil. Reside por cerca de dez anos em Paranaguá, Paraná. Transfere-se em 1902 para Curitiba, onde cria uma escola particular de desenho e pintura. Leciona também desenho na Escola Alemã e no Colégio Paranaense. Em 1909, assume a direção das aulas noturnas da Escola de Belas Artes e Industriais, em Curitiba. Após seu falecimento, a escola de arte, que funcionara em sua casa, é transformada em museu, abrigando grande parte da sua produção. Andersen destaca-se no cenário artístico paranaense por sua obra, que inclui retratos, paisagens e cenas de gênero, e, sobretudo, por sua relevante atividade didática, que lhe valeu a designação de "pai da pintura paranaense".
Ao chegar ao Brasil em 1893, Alfredo Andersen fixa-se inicialmente em Paranaguá, Paraná, onde permanece por cerca de dez anos. Realiza telas e desenhos que têm como tema as paisagens do porto e da estrada de ferro, além da representação de tipos populares.
Passa a residir em Curitiba, por volta de 1902, onde ministra aulas de desenho e pintura em seu ateliê e leciona em algumas instituições locais. Como aponta a estudiosa Adalice Araújo, sua obra é caracterizada por três temáticas principais: o retrato, a paisagem e as cenas de gênero. No retrato, explora em geral os efeitos de claro-escuro. Já nas paisagens, sua paleta torna-se gradualmente mais leve e próxima do impressionismo, apresentando uma maior liberdade formal.
Nas paisagens que faz nas décadas de 1920 e 1930, representa os campos e, principalmente, as araucárias, características da vegetação local, integrando o espaço por meio de uma luminosidade dourada. Em Sete Quedas (1904) apresenta, em um quadro de grandes dimensões, uma visão lírica da natureza, em que se destacam o movimento luminoso da água e a amplidão do espaço, povoado por grandes rochas.
Alfred Andersen é responsável pela formação de novas gerações de artistas no Paraná, a exemplo de Lange, de Morretes (1892 - 1954), Gustavo Kopp (1891 - 1933) e Theodoro de Bona (1904 - 1990).
Reprodução Fotográfica Autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução Fotográfica Autoria desconhecida
Reprodução Fotográfica Luiz Hossaka
Reprodução Fotográfica Romulo Fialdini
Reprodução Fotográfica Autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução Fotográfica Autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução Fotográfica Romulo Fialdini
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini
Associação Curitibana dos Empregados no Comércio (Curitiba, PR)
Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (Laosp)
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Associação Comercial do Paraná (Curitiba, PR)
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Associação Comercial do Paraná (Curitiba, PR)
Fundação Bienal de São Paulo
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