Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Caetano de Almeida

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 26.09.2018
28.05.1964 Brasil / São Paulo / Campinas
Reprodução fotográfica Eduardo Brandão

Lusco Fusco, SP agosto de 1992, 1992
Caetano de Almeida
Óleo sobre tela

José Caetano de Almeida Filho (Campinas SP 1964). Pintor, gravador. Estuda artes plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), de 1983 a 1988, onde é aluno de Evandro Carlos Jardim (1935) e Nelson Leirner (1932), entre outros. Por volta de 1984, freqüenta os ateliês de gravura da Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pesp). Entre 1986 e 19...

Texto

Abrir módulo

Biografia

José Caetano de Almeida Filho (Campinas SP 1964). Pintor, gravador. Estuda artes plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), de 1983 a 1988, onde é aluno de Evandro Carlos Jardim (1935) e Nelson Leirner (1932), entre outros. Por volta de 1984, freqüenta os ateliês de gravura da Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pesp). Entre 1986 e 1991, realiza a série Bestiário, recriando ilustrações de livros e enciclopédias. Na década de 1990, passa a apresentar telas saturadas de representações de animais e plantas de grande opulência cromática. Reelabora freqüentemente pinturas consagradas da história da arte, como em Madames, 1999, inspiradas nos quadros de Jean-Marc Nattier (1685-1766) do acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). Na série Mundo Plano, 2000/2003, realiza composições inspiradas em padrões de tecidos, recolhidos em viagens à França e Índia, e nas obras de Thomas Pollock (1815-1912), Alfredo Volpi (1896-1988) e outros artistas. Em 2005, cria a série Grotesco, em que evoca pinturas da antiguidade romana descobertas no Renascimento.

Análise

Em seus primeiros trabalhos, Caetano de Almeida recria pinturas consagradas da história da arte. Na opinião do crítico de arte Felipe Chaimovich, essas telas retomam a nossa relação desatenta com a pintura reproduzida em publicações, simulando o reticulado gráfico de imagens fotográficas de baixa definição. Em outros trabalhos, o artista apropria-se de um imaginário visual presente em livros para crianças e em manuais de primeiros socorros e de práticas esportivas, cujas imagens são reconstituídas como se fossem reproduções mecanizadas ampliadas, aproximando-se assim do universo da arte conceitual e da arte pop.

Passa em seguida a explorar a figuração de animais em suas pinturas. Como aponta o historiador da arte Agnaldo Farias, ao iniciar o uso de diferentes técnicas e materiais como a marchetaria, o latão, a tela aramada, o acrílico e o cobre, o artista abandona a referência explícita aos bichos que fazia anteriormente, para trabalhar a partir de alguns elementos que os caracterizam.

Na década de 1990, passa a apresentar telas saturadas de representações de animais e plantas, de grande opulência cromática. Como nota o historiador da arte Tadeu Chiarelli, esses trabalhos causam estranhamento ao espectador, por não oferecerem referenciais de espaço ou tempo. Já na série Mundo Plano (2000/2003), Caetano de Almeida apresenta composições com formas não-figurativas, inspiradas tanto em padronagens de tecidos que recolhe em viagens à França e à Índia quanto na estilização de formas encontradas nas obras de Thomas Pollock, Alfredo Volpi e outros artistas.

Obras 28

Abrir módulo
Reprodução fotográfica Eduardo Brandão

A tempestade

Acrílica e verniz sobre algodão
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Anfitrite

Técnica mista sobre tela
Reprodução fotográfica Edouard Fraipont

Arles

Esmalte e óleo sobre tela

Exposições 130

Abrir módulo

Feiras de arte 2

Abrir módulo

Mídias (1)

Abrir módulo
Caetano de Almeida - Enciclopédia Itaú Cultural
“Penso na matemática o tempo todo. As sequências, as combinações, a geometria”, explica o paulista Caetano de Almeida. Na cena artística desde a década de 1980, utiliza diferentes técnicas e materiais para melhor organizar suas ideias. Papel, latão, tecidos, telas aramadas e acrílico, por exemplo, ganham cortes e tramas bidimensionais em seu jogo lógico. Após uma temporada de oito meses em Paris, onde fez uma residência, passa a se interessar em como uma mesma imagem montada em padronagens diferentes pode transformar a luz, sugerindo a crianças que apontem esses contrastes entre claro e escuro, para que entendam a composição e as relações ali feitas: “Fiquei pensando o quanto a arte pode ser hermética e chata. Minha busca é a de transformar a arte não em um conceito, mas em um jardim de flores, em que elas [as flores] estejam dispostas de forma que isso seja interessante de se ver e traga alguma mensagem”.

Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Carolina Fomin (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Fontes de pesquisa 38

Abrir módulo
  • A SINHAZINHA, o mulato, o negão e o carrasco. Apresentação Maria Cecília França Lourenço. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1985. 7 lâms., il. p.b. SPpe 1985/s
  • A SINHAZINHA, o mulato, o negão e o carrasco. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1985. 7 lâms., il. p.b.
  • ALMEIDA, Caetano de. Caetano de ALMEIDA . Texto Felipe Chaimovich; tradução Rachel Posner, Luiz Henrique Martins Castro; fotografia Eduardo Brandão. São Paulo: Galeria Luisa Strina, 1997. 23 p., il. color. Ac447c 1997
  • ALMEIDA, Caetano de. Caetano de Almeida. São Paulo: Galeria Luisa Strina, 1995. Ac447 1995
  • ALMEIDA, Caetano de. Caetano de Almeida. São Paulo: Galeria Luisa Strina, 1995. il. p.b.
  • ALMEIDA, Caetano de. Caetano de Almeida. Texto Felipe Chaimovich; tradução Rachel Posner, Luiz Henrique Martins Castro. São Paulo: Galeria Luisa Strina, 1997. 29 p. il. color.
  • ALMEIDA, Caetano de. Lusco Fusco . Texto Tadeu Chiarelli; fotografia Eduardo Brandão; produção gráfica Caetano de ALMEIDA. São Paulo: Galeria Luisa Strina, 1993. 12 p., il. color. Ac447 1993
  • ALMEIDA, Caetano de. Lusco Fusco. Texto Tadeu Chiarelli. São Paulo: Galeria Luisa Strina, 1993. 12 p., il. color.
  • ALÉM da Taprobana: a figura humana nas artes plásticas dos países de língua portuguesa. Curadoria Claudio Telles. Rio de Janeiro: MAM, 1995.
  • ALÉM da Taprobana: a figura humana nas artes plásticas dos países de língua portuguesa. Curadoria Claudio Telles. Rio de Janeiro: MAM, 1995. RJmam 1995/f
  • ART Cologne. Rio de Janeiro: Thomas Cohn Arte Contemporânea, 1989. , il. color., fotos. RJtcac 1989
  • ART Cologne. Rio de Janeiro: Thomas Cohn Arte Contemporânea, 1989. il. color. , fotos.
  • ARTE brasileira contemporânea: doações recentes/ 96. São Paulo: MAM, 19 96. 45 p., il. p&b color. SPmam 1996/ar
  • ARTE brasileira contemporânea: doações recentes/96. São Paulo: MAM, 1996. 45 p., il. p&b color.
  • ARTE suporte computador. Organização Solange Lisboa e Antonio Ruete. São Paulo: Casa das Rosas, 1997.
  • ARTE suporte computador. Organização Solange Lisboa e Antonio Ruete. São Paulo: Casa das Rosas, 1997. SPcr 1997/a
  • AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Organização André Seffrin. 2. ed. rev. e ampl. Curitiba: Ed. UFPR, 1997. R750.81 A973d 2.ed.
  • BRASIL: imagens dos anos 80 e 90. Rio de Janeiro: MAM, 1993. RJmam 1993/b
  • BRASIL: imagens dos anos 80 e 90. Texto Marcus de Lontra Costa; curadoria Bélgica Rodríguez; tradução Izabel Murat Burbridge. Rio de Janeiro: MAM, 1993. 48 p., il. color.
  • CAETANO de Almeida, Manfredo de Souzanetto, Thomas Emde, Thomas Schönauer. Curadoria Karin Stempel. São Paulo: Marília Razuk Galeria de Arte, 1997. 8 p., il. color.
  • CAETANO de Almeida, Manfredo de Souzanetto, Thomas Emde, Thomas Schönauer. São Paulo: Marília Razuk Galeria de Arte, 1997. SPmr 1997
  • Distrito 4 Contemporary Art Gallery: Exposiciones - Caetano de Almeida: Cafofo. Disponível em: http://www.distrito4.com/Exposicion.asp?Id=54&TiempoExposicion=1. Acesso em 04 de jul. 2012. Não catalogado
  • FARIAS, Agnaldo. O bestiário de Caetano de Almeida. Galeria: revista de arte, Sao Paulo: Area Editorial, n.12,p.102-105, 1988,. P37/12/88
  • FARIAS, Agnaldo. O bestiário de Caetano de Almeida. Galeria: revista de arte, São Paulo: Área Editorial, n. 12, p. 102-105, 1988.
  • FARIAS, Agnaldo. Panorama do equilíbrio. Guia das Artes, Sao Paulo: Casa Editorial Paulista, v.4, n.16,p.154-159, 1989, . P41/16/89
  • FARIAS, Agnaldo. Panorama do equilíbrio. Guia das Artes, São Paulo: Casa Editorial Paulista, v. 4, n. 16, p. 154- 159, 1989.
  • GALERIA LUISA STRINA (SÃO PAULO, SP) . Beige : Caetano de Almeida, Edgard de Souza, Iran do Espírito Santo. Fotografia Eduardo Brandão; texto Tadeu Chiarelli. SÃO PAULO: GALERIA LUISA STRINA, 1996. 1 folha dobrada, 3 il. color. SPgLs 1996/b
  • GALERIA LUISA STRINA. Beige: Caetano de Almeida, Edgard de Souza, Iran do Espírito Santo. Texto Tadeu Chiarelli. São Paulo: Galeria Luisa Strina, 1996. 1 folha dobrada, 3 il. color.
  • HERKENHOFF, Paulo (org.); PEDROSA, Adriano (org.). Marcas do corpo, dobras da alma. São Paulo: Takano, 2000.
  • HERKENHOFF, Paulo (org.); PEDROSA, Adriano (org.). Marcas do corpo, dobras da alma. São Paulo: Takano, 2000. 700.981 M313
  • IMAGENS de segunda geração. São Paulo: MAC/USP, 1987. 23 p., il. p.b. SPmac 1987/i
  • IMAGENS de segunda geração. Texto Tadeu Chiarelli. São Paulo: MAC/USP, 1987. 23 p., il. p.b.
  • LEME, Shirley Paes (Coord.). Arte na cidade . Curadoria Tadeu Chiarelli, Luciana Brito; fotografia Marlúcio Ferreira; apresentação Shirley Paes LEME. Uberlândia: UFU, 1995. [18] p., il. p&b. MGufu 1995/a
  • LEME, Shirley Paes (coord.). Arte na cidade. Curadoria Tadeu Chiarelli, Luciana Brito. Uberlândia: UFU, 1995. [18] p., il. p&b.
  • MATTOS, Armando (coord.). Anos 80: o palco da diversidade. Curadoria e texto Armando Mattos, Marcus de Lontra Costa. Rio de Janeiro: MAM, 1995. 66 p., 37 il., color.
  • MATTOS, Armando (coord.). Anos 80: o palco da diversidade. Rio de Janeiro: MAM, 1995. CAT-G RJmam 1995/ao
  • NO limite da forma / Além da forma. Apresentação José Roberto Aguilar; curadoria Mischa Kuball. São Paulo: Casa das Rosas, s.d. folha dobrada, il. SPcr s.d./n
  • NO limite da forma / Além da forma. Curadoria Mischa Kuball. São Paulo: Casa das Rosas, s.d. folha dobrada, il.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: