Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Murilo

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1955 Brasil / Alagoas / Penedo
Antonio Murilo de Lemos Ribeiro (Penedo AL 1955). Pintor, cenógrafo e figurinista. Inicia sua carreira em 1970. Com vinte anos de idade muda-se para Salvador. Em 1975, inicia curso de artes plásticas da Escola de Belas Artes da UFBA. Em 1979, recebe o 1º Prêmio do 2º Salão Universitário de Artes Plásticas de João Pessoa. Junto com mais onze arti...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Antonio Murilo de Lemos Ribeiro (Penedo AL 1955). Pintor, cenógrafo e figurinista. Inicia sua carreira em 1970. Com vinte anos de idade muda-se para Salvador. Em 1975, inicia curso de artes plásticas da Escola de Belas Artes da UFBA. Em 1979, recebe o 1º Prêmio do 2º Salão Universitário de Artes Plásticas de João Pessoa. Junto com mais onze artistas plásticos residentes em Salvador, cria o Projeto Nordeste de Artes Plásticas, exposição itinerante que percorre todas as capitais nordestinas visando acabar com o isolamento entre os centros artísticos da região. Faz a cenografia da peça Os Saltimbancos, montada em Salvador e cenários e figurinos para os espetáculos de dança Lavagem Cerebral e A Pé do Cabloco, ambos também, em Salvador. Em 1985 faz exposição individual, no Masp. Em 1989, realiza o quadro Candango Satélites, para o livro Brasília 1989, publicado pela editora Spala e coordenado por Walmir Ayala, na ocasião em que se homenageia os homens que construíram Brasília e foram relegados às cidades-satélites.

Exposições 13

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 8

Abrir módulo
  • 100 ARTISTAS Plásticos da Bahia. Apresentação de Carlos Eduardo Rocha e Matilde Matos. Salvador, Prova do Artista, 1999.
  • ARTE Contemporânea das Alagoas. Texto de Romeu de Mello-Loureiro. Maceió, Salgema, 1989.
  • ARTISTAS contemporâneos da Bahia. Apresentação de Aracy Amaral, Olívia Barrada e Theon Spanudis. São Paulo: MAC/USP; Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1983.
  • BRASIL: arte do Nordeste. Rio de Janeiro: Spala, 1986.
  • MURILO: pinturas. Apresentação de Ivo Vellame. Rio de Janeiro: Galeria FUNARTE Macunaíma, 1978.
  • QUATRO dias de arte em Feira de Santana: antologia dos artistas plásticos da Bahia. Apresentação de Antonio Brasileiro. Feira de Santana: Clube de C. Cajueiro, 1983.
  • SALÃO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS, 4., 1981, Rio de Janeiro, RJ. 4ª Salão Nacional de Artes Plásticas. Rio de Janeiro: Funarte, 1981.
  • SALÃO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS, 5. , 1982, Rio de Janeiro, RJ. 5º Salão Nacional de Artes Plásticas. Rio de Janeiro: MAM, 1982.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: