Título da obra: Sem Título


Sem Título
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1983
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Cristina Salgado
Cristina Adam Salgado Guimarães (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1957). Pintora, desenhista, escultora, gravadora e professora. Em 1978, gradua-se em genética, na Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Estuda desenho e pintura com Roberto Magalhães (1940), Rubens Gerchman (1942-2008) e Astréia El-Jaick (1941), entre 1977 e 1978; e litografia com Antonio Grosso, em 1981, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage), no Rio de Janeiro. Conclui mestrado em comunicação e cultura na Escola de Comunicações da UFRJ. Desde 1993, atua como professora no Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio). Também é professora assistente no curso de artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), desde 1997. Em 1991, recebe bolsa do British Council de Artista Residente no Yorkshire Sculpture Park, na Inglaterrra, onde expõe individualmente nesse mesmo ano. Em 1999 é contemplada com a bolsa RIOARTE para desenvolvimento de trabalho na área de escultura.
A figura humana em tensão com o espaço é o elemento recorrente no trabalho de Cristina Salgado. Outro tema recorrente na obra da artista é o ser humano em sua aventura errática pelo cotidiano da cidade grande. O conjunto de esculturas em ferro fundido intitulado Humanoinumano, de 1995, é desenvolvido a partir de ações como fragmentar o corpo, dividi-lo em pedaços, perfurá-lo, juntar suas partes de outras maneiras, alterar sua funcionalidade e sua simbologia. Em uma das peças, por exemplo, Salgado perfura profundas cavidades oculares em uma cabeça de ferro, e no fundo coloca dois olhos 'realistas', feitos com próteses de vidro. O crítico de arte Ricardo Basbaum (1961) observa que as imagens construídas por Salgado nessa série trazem referências de uma certa representação religiosa do corpo humano, por meio do uso de ex-votos de cera como matriz para as peças fundidas em ferro. Segundo o crítico, essa série de 1995 ressalta as tensões que atravessam os campos do humano e do inumano, considerando suas possibilidades de convergência, hibridizações ou incompatibilidades. Para o crítico Roberto Conduru, a instalação Menina Rezando em sua Cama (2001) conjuga duas vertentes de trabalho com forte presença na obra de Salgado: no desenho e na pintura, figuras diminutas ou agigantadas intranqüilas no seu campo de aparecimento; nas obras tridimensionais, volumes mais ou menos alusivos a corpos humanos, configurando totalidades ao mesmo tempo incisivas e sedutoras.
Reprodução fotográfica Loris Machado
Reprodução fotográfica Marco Terranova
Reprodução fotográfica Loris Machado
Reprodução fotográfica Loris Machado
Reprodução fotográfica Marco Terranova
Reprodução fotográfica Marco Terranova
Reprodução fotográfica Marco Terranova
Reprodução fotográfica Loris Machado
Reprodução fotográfica Marco Terranova
Reprodução fotográfica Loris Machado
Reprodução fotográfica Marco Terranova
Reprodução fotográfica Marco Terranova
Estação Carioca do Metrô (Rio de Janeiro, RJ)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Estação Carioca do Metrô (Rio de Janeiro, RJ)
Museu de Arte da Pampulha (MAP)
Teatro Guaíra
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Museu de Arte de Brasília (DF)
Museu de Arte da Pampulha (MAP)
Petite Galerie
Petite Galerie
Espaço Cultural Sérgio Porto
Galeria H. Stern (Rio de Janeiro, RJ)
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Galeria H. Stern (Rio de Janeiro, RJ)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)
Galeria RB1 (Rio de janeiro, RJ)
Teatro Guaíra
Parque Ferial Juan Carlos I
Espaço Bananeiras (Rio de Janeiro, RJ)
Fundação Bienal de São Paulo
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