Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Tai

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1950
Tai Hsuan-An (Taiwan, China 1951). Pintor, arquiteto, gravador, ilustrador, professor. Imigra para o Brasil em 1965, fixando residência em São Paulo. Forma-se arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP em 1976. No ano seguinte, muda-se para Goiânia e passa a lecionar artes plásticas e design na Uni...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Tai Hsuan-An (Taiwan, China 1951). Pintor, arquiteto, gravador, ilustrador, professor. Imigra para o Brasil em 1965, fixando residência em São Paulo. Forma-se arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP em 1976. No ano seguinte, muda-se para Goiânia e passa a lecionar artes plásticas e design na Universidade Católica de Goiás - UCG. Trabalha como artista exclusivo para a Época Galeria de Arte, em 1983. Nos final dos anos 1980 e começo dos 1990, realiza painéis em espaços públicos, como o painel Bananeiras/Retalhos, localizado na fachada do Inamps de Goiânia. Na cidade, executa um painel tridimensional e uma escultura em aço e concreto, ambas as obras em condomínios residenciais. Em 1997, viaja a Chongqing (China), onde revisita a Academia de Artes de Sichuan, realizando atividades de intercâmbio, exposição e palestras, junto com a artista Sáida Cunha, com quem ministrara um curso de desenho e pintura em Goiânia. No mesmo ano publica seu primeiro livro, Desenho e Organização Bi e Tridimensional da Forma, pela Editora da Universidade Católica de Goiás.

Exposições 10

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 6

Abrir módulo
  • 18 Contemporâneos. São Paulo: Dan Galeria, 1987.
  • PRIMEIRA mostra do móvel e do objeto inusitado. São Paulo: Paço das Artes, 1978. il. p.b.
  • TAI. Exposição de pinturas. Comentário Miguel Jorge, Adelmo M. S. Café, PX Silveira. Goiânia: Casa Grande Galeria de Arte, 1989. [9] p., il. p&b. color.
  • TAI. Momentos de Tai Hsuan-An. Goiânia: Multiarte Galeria, 1986. 16 p., il. p&b. color.
  • TAI. Tai e sua pintura. Apresentação Pedro Wilson Guimarães; texto Adelmo M.S. Café; projeto gráfico Laerte Araújo Pereira; texto Miguel Jorge, Ciça Fittipaldi. Goiânia: Universidade Católica de Goiás, 1985. [36] p., il.p&b.
  • TAI; RORIZ, Adriana Costa (Org.). Pinturas de Tai. Fotografia Rosary Esteves. Goiânia: Santa Fé Galeria de Arte, 1998. [12] p., il. color.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: