Marcos Santilli

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Marcos Santilli
Texto
Biografia
José Marcos Brando Santilli (Assis, São Paulo, 1951). Fotógrafo, curador e produtor cultural. No início da década de 1970, abandona o curso de artes e arquitetura da Universidade de Brasília - UnB para atuar como fotojornalista nos periódicos Diário de Brasília e Jornal de Brasília. Estuda fotografia na escola Agfa Gevaert, em 1973, em Londres, e de volta ao Brasil, entre 1974 e 1978, fotografa para a sucursal da Editora Abril em Brasília. Paralelamente, inicia projeto de documentação audiovisual e fotográfica das transformações sociais e ambientais em Rondônia e no Acre. No começo dos anos 1980, transfere-se para São Paulo e trabalha no Instituto de Documentação e Artes da Prefeitura Municipal. Empenhado na melhoria das condições de trabalho dos fotógrafos, em 1977 e 1978, torna-se vice-presidente da União dos Fotógrafos de Brasília e, de 1981 a 1982, da União dos Fotógrafos de São Paulo, e é um dos membros-fundadores do Núcleo dos Amigos da Fotografia - NAFoto. De 1998 a 2003, dirige o Museu da Imagem e do Som de São Paulo - MIS/SP. No decorrer de sua carreira, recebe diversas bolsas de estudo nas áreas de fotografia, cinema, vídeo e informática, entre as quais se destacam as concedidas pela John Simon Guggenheim Memorial Foundation, em 1981, pela Fundação Vitae, em 1988, e pela The Fulbright Commission, em 1989. É autor dos livros Are, 1987; Madeira-Mamoré Imagem e Memória, 1987; e Amazon - A Young Reader's Look at the Last Frontier, 1991.
Análise
Fotojornalista com experiência em importantes jornais e revistas do Brasil, Marcos Santilli destaca-se no cenário da fotografia documental com ensaios sobre as transformações ambientais e sociais ocorridas no Acre e em Rondônia nos últimos 30 anos. Nesse período, registra em fotos e vídeos as mudanças e os conflitos provocados pela instalação de madeireiras e indústrias de extração mineral na Região Amazônica. Nas imagens, é possível acompanhar a devastação da floresta, a degradação da paisagem provocada pelos garimpos, o processo de aculturação de tribos indígenas, a miscigenação e a urbanização das comunidades campesinas. Santilli descreve o trabalho dos garimpeiros, seringueiros, as atividades de subsistência dos índios e documenta o envelhecimento das populações locais fotografando os mesmos indivíduos em diferentes períodos. A importância de seu trabalho consiste, sobretudo, em contar a história recente da região. Do ponto de vista formal, o trabalho chama atenção pela saturação de cores, pelo equilíbrio e pela simetria dos enquadramentos.
Envolvido com a criação de diversas associações de fotógrafos, além de ter dirigido o Museu da Imagem e do Som de São Paulo - MIS/SP por cinco anos, Santilli é conhecido também por sua atuação como incentivador da fotografia em instituições culturais, e como defensor de condições de trabalho justas para o fotógrafo profissional no Brasil.
Obras 24
Espetáculos 1
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6/1974 - 8/1974
Exposições 18
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10/1976 - 11/1976
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13/6/1991 - 7/7/1991
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22/5/1992 - 18/10/1992
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Mostras audiovisuais 3
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26/4/1997 - 18/5/1997
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7/5/1997 - 21/5/1997
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8/5/1997 - 15/5/1997
Fontes de pesquisa 12
- AMARAL, Aracy (org.); FERNANDES JÚNIOR, Rubens (org.). São Paulo imagens de 1998. Introdução Aracy Amaral, Rubens Fernandes Júnior; texto Aracy Amaral, Rubens Fernandes Júnior, Nelson Brissac Peixoto, Cacilda Teixeira da Costa, Nair Benedicto, Ivan Ângelo. São Paulo: Rio, 1998. 335 p. : foto.
- ARAÚJO, Zeka (coord.). Mostra de fotografia 6: classe média brasileira. Rio de Janeiro: Funarte, 1980. 14 folhas soltas, il. p&b.
- BRIL, Stefania. Santilli: o documento feito poesia. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 03 jul. 1985. p. 15.
- CARBONCINI, Anna (coord.). Coleção Pirelli / MASP de Fotografias: v. 1. Versão em inglês Kevin M. Benson Mundy. São Paulo: Masp, 1991.
- FERNANDES JÚNIOR, Rubens. Labirinto e identidades: panorama da fotografia no Brasil [1946-1998]. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
- KUBRUSLY, Cláudio Araújo; HUMBERTO, Luis; HOFFMANN, Assis. Mostra de fotografia 1: proposta : Nossa Gente. Rio de Janeiro: Funarte, 1979. 14 folhas soltas, il. p&b.
- LYRIO, Andréa (coord.). Fotografia brasileira contemporânea na coleção Carlos Leal. Apresentação Angela Magalhães, Nadja Fonseca Peregrino. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, [2006]. 80 p., il. p&b color.
- MACHADO, Arlindo. O rigor e a emoção do olhar. Folha de S. Paulo, São Paulo, 09 jun. 1985. Ilustrada, p. 74.
- PAIVA, Joaquim (org.). Visões e alumbramentos: fotografia brasileira contemporânea na coleção Joaquim Paiva. Versão em inglês Katica Szabó, Laura Ferrari. São Paulo: BrasilConnects Cultura & Ecologia, 2002.
- Programa do Espetáculo - Entre Quatro Paredes - 1974. Não catalogado
- SANTILLI, Marcos. Fazendas de café: Vale do Paraíba. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 1980. 26 p., il., figs., fotos. (Cadernos de Fotografia, 4).
- SANTILLI, Marcos. Àre. Textos de Betty Mindlin. São Paulo: Sver & Boccato, 1987.
Como citar
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
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MARCOS Santilli.
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022.
Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8052/marcos-santilli. Acesso em: 15 de agosto de 2022.
Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7