Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Marcelo Coelho

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 28.10.2016
10.01.1959 Brasil / São Paulo / São Paulo
Marcelo Penteado Coelho (São Paulo SP 1959). Forma-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e trabalha por alguns anos como professor universitário antes de dedicar-se à atividade jornalística na Folha de S. Paulo. Inicia sua trajetória no jornal como editorialista e participa do grande projeto de reforma do jornal em 1984 liderado ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Marcelo Penteado Coelho (São Paulo SP 1959). Forma-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e trabalha por alguns anos como professor universitário antes de dedicar-se à atividade jornalística na Folha de S. Paulo. Inicia sua trajetória no jornal como editorialista e participa do grande projeto de reforma do jornal em 1984 liderado pelo amigo Otavio Frias Filho. Coordena editoriais e a partir de 1990 começa a assinar uma coluna semanal no caderno Ilustrada. Publica os romances Noturno (1992) e Jantando com Melvin (1998), traduz obras de Voltaire e Paul Valéry, entre outros, e escreve livros infantis. Seleções de textos publicados na Folha de S. Paulo estão reunidos em dois volumes, Gosto se Discute (1995) e Trivial Variado (1998). Desde 1994 leciona jornalismo cultural nas Faculdades Cásper Líbero, em São Paulo. Coelho criou uma modalidade particular de crônica, que combina o ensaio acadêmico, o resenhismo dos cadernos culturais, o comentário do detalhe cotidiano e discute aspectos sociológicos, antropológicos e estéticos do impacto dos produtos culturais na vida contemporânea.

Palestras 1

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: