Título da obra: Mãe com Criança


Reprodução Fotográfica Romulo Fialdini
Soldado Morto
,
1950
,
Vasco Prado
Reprodução fotográfica Manoel da Costa
Vasco Prado Gomes da Silva (Uruguaiana, Rio Grande do Sul, 1914 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 1998). Gravador, escultor, tapeceiro, ilustrador, desenhista, professor. Estuda por um breve período na Escola de Belas Artes de Porto Alegre, em 1940. Inicia pesquisas em escultura como autodidata. Em 1941, constrói seu primeiro ateliê e é assistido pelo pintor Oscar Boeira (1883-1943). Estuda em Paris, entre 1947 e 1948, como bolsista do governo francês. É aluno de Fernand Léger (1881-1955) e freqüenta por um curto período o ateliê de gravura da École Nationale Supérieure des Beaux-Arts. Em Paris, entra em contato com o artista mexicano Leopoldo Mendez (1902-1968), dirigente do Taller de Gráfica Popular. Retorna ao Brasil em 1949, e, no ano seguinte, funda o Clube de Gravura de Porto Alegre, com Carlos Scliar (1920-2001). Leciona escultura no Ateliê Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em 1966. Entre 1968 e 1969, faz estágio como artista convidado, viajando pela Europa. Integra a equipe de direção do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs), entre 1987 e 1991. Possui esculturas e painéis murais instalados em espaços públicos no Brasil e no exterior. Em 1994, é realizada a retrospectiva Vasco Prado, 80 Anos, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. Sua residência em Porto Alegre é transformada em memorial, em 2000, com a finalidade de preservar documentos, objetos pessoais e obras do artista. São publicados livros sobre sua produção, em 1984, pelo Margs, e em 2001, pela editora Animae.
Vasco Prado realiza obras em que se nota a influência dos trabalhos de Auguste Rodin (1840-1917) e nas quais já revela interesse por temas regionais, como o Negrinho do Pastoreio, reelaborado freqüentemente em sua produção.
Em 1947 e 1948, estuda na França, com Fernand Léger e Étienne Hajdu, frequentando o ateliê de gravura da École Nationale Supérieure des Beaux-Arts. O contato com o gravador mexicano Leopoldo Mendez leva-o a interessar-se pela gravura. Em 1950, funda, com Carlos Scliar e outros artistas, o Clube de Gravura de Porto Alegre. Em paralelo, continua a desenvolver pesquisas com esculturas. Em 1960, realiza escultura em bronze para a cidade de Pelotas, na qual retoma o tema do Negrinho do Pastoreio, apresentado, porém, com uma concepção mais livre, em que se evidencia o despojamento formal.
O artista procura temáticas ligadas aos valores regionais, como o tema do cavaleiro e do cavalo, em que a figura humana é representada com um amplo sentido de dignidade, e o animal, com atributos de força e altivez, mas também com suavidade.
Reprodução Fotográfica Romulo Fialdini
Reprodução fotográfica Manoel da Costa
Reprodução Fotográfica Ricardo Irineu/Itaú Cultural
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini/Itaú Cultural
Reprodução Fotográfica Ricardo Irineu/Itaú Cultural
Reprodução Fotográfica Luiz Carlos Felizardo
Reprodução Fotográfica Romulo Fialdini
Reprodução Fotográfica Romulo Fialdini
Reprodução Fotográfica Luiz Carlos Felizardo
Reprodução Fotográfica Luiz Carlos Felizardo
Jornal Correio do Povo (Porto Alegre, RS)
Instituto de Belas Artes
Organização dos Estados Americanos (Washington, DC, Estados Unidos)
Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs)
Museu de Arte da Pampulha (MAP)
Galeria Goeldi
Galeria U (Montevidéu, Uruguai)
Galeria Solarium (São Paulo, SP)
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