Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Alceu Wamosy

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
14.02.1895 Brasil / Rio Grande do Sul / Uruguaiana
13.09.1923 Brasil / Rio Grande do Sul / Santana do Livramento
Alceu de Freitas Wamosy (Uruguaiana RS, 1895 - Livramento, atual Santana do Livramento RS, 1923). Publica seu primeiro livro de poesia, Flâmulas, em 1913. Na época já trabalha como colaborador no jornal A Cidade, fundado por seu pai, em Alegrete, RS. A partir de 1917 torna-se proprietário do jornal O Republicano, apoiando o Partido Republicano. ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Alceu de Freitas Wamosy (Uruguaiana RS, 1895 - Livramento, atual Santana do Livramento RS, 1923). Publica seu primeiro livro de poesia, Flâmulas, em 1913. Na época já trabalha como colaborador no jornal A Cidade, fundado por seu pai, em Alegrete, RS. A partir de 1917 torna-se proprietário do jornal O Republicano, apoiando o Partido Republicano. Continua colaborando para diversos periódicos, como os jornais A Notícia, A Federação, O Diário e a revista A Máscara. Publica as obras poéticas Na Terra Virgem (1914) e Coroa de Sonho (1923). Postumamente são publicados Poesias Completas (1925) e Poesia Completa (1994). Poeta simbolista, Alceu Wamosy escreve poemas cheios de desencanto, em uma produção que se destaca no sul do país e é uma das mais significativas do Simbolismo brasileiro.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: