Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Teatro

Claudio Willer

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 30.07.2020
02.12.1940 Brasil / São Paulo / São Paulo
Claudio Willer (São Paulo, São Paulo, 1940). Poeta, ensaísta e tradutor. Formado em sociologia pela Escola de Sociologia e Política e em psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Chega a lecionar psicologia na USP, mas passa a atuar profissionalmente em cargos de administração cultural, por exemplo, como assesso...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Claudio Willer (São Paulo, São Paulo, 1940). Poeta, ensaísta e tradutor. Formado em sociologia pela Escola de Sociologia e Política e em psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Chega a lecionar psicologia na USP, mas passa a atuar profissionalmente em cargos de administração cultural, por exemplo, como assessor na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e como presidente, secretário-geral, presidente do conselho e diretor da União Brasileira dos Escritores (UBE), em diferentes mandatos entre 1982 e meados dos anos 2000. Na condição de crítico literário, colabora em jornais, como Jornal da Tarde, Jornal do Brasil e Folha de S.Paulo, além de revistas literárias e diversas publicações eletrônicas, inclusive como editor. Participa regularmente de congressos, seminários e ciclos de palestras como conferencista, divulga sua obra em apresentações públicas de autores e coordena cursos e oficinas literários. Estreia na poesia em 1964, com Anotações para um Apocalipse, publicando quatro livros de poemas até 2004, além de integrar diversas antologias e publicações coletivas no Brasil e no exterior e receber tradução para idiomas como o espanhol e o italiano.

Análise

A poesia de Claudio Willer tem raízes na cena literária paulistana conhecida como Geração 60, formada por grupos de poetas jovens que, no início dos anos 1960, se distanciam das diretrizes literárias concretistas, dominantes no cenário poético nacional da época. Próximo a poetas transgressores como Antonio Fernando de Franceschi (1942) e Roberto Piva (1937 - 2010), integra, ao lado deste, a Coleção Novíssimos, marco fundador dessa geração, publicada pelo editor Massao Ohno (1936 - 2010), junto à Antologia dos Novíssimos (1961).

Do surrealismo, matriz fundamental de sua poesia, absorve, em primeiro lugar, uma concepção da literatura como "sintoma", processo epifânico desencadeado a partir da experiência concreta. Dele também incorpora a exploração da imagem poética como procedimento que permite o entrelaçamento de planos de realidade distintos e potencializa os conteúdos provenientes do inconsciente. É o que se nota desde os poemas em prosa que predominam em seu primeiro livro, nos quais a paisagem urbana é apresentada em forma de visões alucinadas do poeta-alquimista, até os muitos poemas dedicados ao "encontro dos corpos" (como se lê em Viagens, Jardins da Provocação, 1981), momento revelador da essência do humano, ou seja, do retorno ao sensório e ao primitivo, livres do cerceamento da razão e abertos à contemplação do caráter enigmático e mágico do universo.

Apesar do volume relativamente pequeno de sua obra poética, também é responsável por um trabalho de pesquisa e divulgação de tradições literárias "transgressivas", publicando diversos ensaios sobre temas como a geração beat, o surrealismo e doutrinas místico-religiosas e traduzindo e prefaciando obras de escritores como Lautréamont, Allen Ginsberg e Artaud. Como administrador cultural em cargos públicos, é responsável por um trabalho de registro histórico e divulgação de poesia e por iniciativas de difusão social da literatura por meio da organização de eventos culturais.

Eventos relacionados 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 1

Abrir módulo
  • Programa do Espetáculo - Os Cantos de Maldoror - 1998. Não Catalogado

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: