Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Romulo Fialdini

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 06.01.2021
08.05.1947 Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte

Vulto Passando em Frente a um Graffiti na Av. Rebouças, numa Noite de Inverno, São Paulo SP, 1980
Romulo Fialdini
Matriz - negativo

Romulo Fernando Fialdini (Belo Horizonte, Minas Gerais, 1947). Fotógrafo. Autodidata, inicia a carreira profissional em 1970, como assistente do fotógrafo Luiz S. Hossaka (1928-2009), no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). Permanece na instituição até 1974, onde produz imagens para catálogos, livros de Pietro Maria Bardi (1900...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Romulo Fernando Fialdini (Belo Horizonte, Minas Gerais, 1947). Fotógrafo. Autodidata, inicia a carreira profissional em 1970, como assistente do fotógrafo Luiz S. Hossaka (1928-2009), no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). Permanece na instituição até 1974, onde produz imagens para catálogos, livros de Pietro Maria Bardi (1900-1999) e para o arquivo de documentos de Lina Bo Bardi (1914-1992). A partir dessa data, trabalha como freelancer nas áreas editorial e de publicidade, tornando-se especialista no campo de reproduções de obras de arte. Publica fotos nas principais revistas do Brasil e em livros de artistas como Sérgio Camargo (1930-1990) e Iberê Camargo (1914-1994). Paralelamente, desenvolve ensaios em preto-e-branco enfocando a arquitetura e a paisagem urbana de metrópoles como São Paulo, Nova York, Chicago e Montevidéu. Participa das exposições coletivas Fotografia nos Anos 70, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), em 1985, e Retratos do Brasil, dez anos depois, no Mês Internacional de Fotografia de São Paulo. Entre as mostras individuais, destaca-se Chicago, realizada em 1995, na Galeria Fotoptica, na capital paulista. É autor do livro Um Olhar sobre São Paulo, 1996, e de publicações sobre culinária como Homens na Cozinha, 1994, e O Restaurante Fasano e a Cozinha Italiana de Luciano Boseggia, ambas de 1993, esta última ganhadora do Prêmio de Excelência Gráfica da Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Abigraf.

Análise

Em seus ensaios fotográficos sobre grandes cidades, Romulo Fialdini registra aspectos emblemáticos dos lugares. Numa das séries sobre São Paulo, retrata executivos na Bolsa de Valores e na avenida Paulista, onde se concentram sedes de grandes corporações financeiras nacionais e internacionais. A metrópole é caracterizada como um centro de poder que, a princípio, poderia ser confundida com cidades de países desenvolvidos, como Nova York. No entanto, é repleta de contradições. Fialdini mostra, que ao mesmo tempo que homens engravatados caminham nas calçadas do maior centro financeiro do Brasil, em frente da fachada de um banco há um vendedor ambulante de produtos contrabandeados.

O fotógrafo trabalha com negativos de formato quadrado em preto-e-branco. Busca horários em que a luz do sol é suave e lateral, como no início da manhã e no fim da tarde, o que lhe permite captar uma gama maior de texturas e extensas áreas de sombra. Fialdini compõe suas fotos com base em linhas perpendiculares provenientes de estruturas arquitetônicas, criando formas geométricas que se equilibram com espaços vazios. Utiliza também recursos como a baixa velocidade de exposição que, ao registrar movimentos borrados, confere a sensação de agitação às imagens.

Obras 8

Abrir módulo

Exposições 33

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo
  • AMARAL, Aracy (org.); FERNANDES JÚNIOR, Rubens (org.). São Paulo imagens de 1998. Introdução Aracy Amaral, Rubens Fernandes Júnior; texto Aracy Amaral, Rubens Fernandes Júnior, Nelson Brissac Peixoto, Cacilda Teixeira da Costa, Nair Benedicto, Ivan Ângelo. São Paulo: Rio, 1998. 335 p. : foto.
  • FOTOGRAFIAS no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Texto Tadeu Chiarelli, Ricardo Mendes. São Paulo: MAM, 2002.
  • I Quadrienal de Fotografia. Curadoria Paulo Klein. São Paulo: MAM, 1985. 40 p. il. p.b.
  • OLIVEIRA, Moracy R. de. São Paulo, Itapevi, Maceió: uma reinterpretação fotográfica. Jornal da Tarde, São Paulo, 21 nov. 1980.
  • ROMULO Fialdini: fotografias. Album: Boletim, São Paulo, p.2-7, out. 1980.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: